Bionorte em Números

José Augusto Teston
CitaçõesTESTON, J. A.;TESTON, JOSÉ AUGUSTO;TESTON, J A;TESTON, JOSÉ A.;TESTON, J.A.
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 1999 a 2003 - Ecologia e Evolução da Biodiversidade
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1998 - Ecologia e Evolução da Biodiversidade
    Faculdade de Biociências
  • Graduação - Periodo: 1991 a 1995 - Ciências Biológicas
    Universidade Federal de Santa Maria
Atuação Profissional
  • Acta Amazonica (Impresso)- / Periodo: 2011 a 2014
  • Biociências (Porto Alegre)- / Periodo: 2007 a 2008
  • Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão- / Periodo: 2008 a 2009
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 2014 a 2018
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- / Periodo: 2010 a 2014
  • Pesquisa Agropecuária Brasileira- / Periodo: 2008 a 2012
  • Revista Árvore- / Periodo: 2006 a 2010
  • Revista Brasileira de Entomologia (Impresso)- / Periodo: 2010 a 2014
  • Revista Brasileira de Zoologia- / Periodo: 2006 a 2009
  • Universidade de Cruz Alta- / Periodo: 2003 a 2006
  • Universidade de Cruz Alta- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 2011 a 2015
  • Universidade Federal do Oeste do Pará- / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade Federal do Pará- / Periodo: 2006 a 2009
  • Universidade Federal do Paraná- / Periodo: 2009 a 2013
  • Zoologia- / Periodo: 2009 a 2012
Linha de Pesquisa
  • Bioecologia de insetos
  • Diversidade e Taxonomia de Macrolepidópteros
  • Morfologia externa de Macrolepidópteros
Projetos de Pesquisa
  • DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade
    Técnicas de DNA ambiental vem sendo utilizadas ao redor do mundo para caracterizar a biodiversidade. A maioria dos trabalhos e realizados no Hemisfério Norte onde, portanto, já há um conjunto de protocolos técnicos bem estabelecidos. Apesar de alguns trabalhos já terem sido realizados no Brasil, poucos tem como área de estudo a região Amazônica. Assim, este projeto de pesquisa é estruturado como um "guarda-chuva" que vai englobar projetos menores com o objetivo gerais de: 1) estabelecer os melhores procedimentos metodológicos da coleta das amostras de diferentes ambientes da região, 2) testar os procedimentos de laboratório já amplamente empregados e modificá-los se necessário, 3) definidos os métodos, empregá-los para avaliar a biodiversidade dos diferentes grupos como microrganismos, invertebrados, fungos e vertebrados de ambientes aquáticos e terrestres. Com isso, esperamos estabelecer uma forma de monitoramento rápido mudanças na biodiversidade causadas por alguma ação antrópica.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Taxonomia e Diversidade de Mariposas (Lepidoptera: Arctiinae, Megalopygidae, Saturniidae e Sphingidae) na Área de Preservação Permanente da Usina Hidrelétrica Curuá-Una
    Os insetos estão amplamente distribuídos geograficamente e contribuem para o equilíbrio populacional de diversos animais e plantas. Os lepidópteros constituem uma das principais ordens de insetos, devido às interações com a vegetação e atuação como indicadores ambientais. Para a captura das espécies noturnas, o método mais utilizado é o de atração pela luz e as mariposas estão entre os mais empregados nos estudos sobre bioindicação de ecossistemas. Neste trabalho serão amostradas mariposas das superfamílias Bombycoidea, Noctuoidea, e Zygaenoidea em uma Área de Preservação Permanente na Amazônia Oriental. O objetivo deste é fornecer subsídios para o conhecimento da fauna de macrolepidópteros em áreas de floresta no Pará. As coletas serão realizadas na Área de Preservação Permanente da Hidrelétrica Curuá-Una em Santarém, uma vez por mês, durante duas noites, no período de lua nova, utilizando armadilha luminosa modelo Pensilvânia, sendo duas armadilhas por ponto de coleta. Também serão efetuadas coletas adicionais com armadilhas tipo pano iluminado. Como resultados, espera-se a publicação de artigos científicos em quatro enfoques: Diversidade, Taxonomia, Distribuição e Flutuação populacional.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade e taxonomia de macrolepidópteros (Insecta, Lepidoptera) na Amazônia Oriental
    Os insetos estão amplamente distribuídos geograficamente e contribuem para o equilíbrio populacional de diversos animais e plantas. Os lepidópteros constituem uma das principais ordens de insetos, devido às interações com a vegetação e atuação como indicadores ambientais. Para a captura das espécies noturnas, o método mais utilizado é o de atração pela luz e as mariposas estão entre os mais empregados nos estudos sobre bioindicação de ecossistemas. Neste trabalho serão amostradas mariposas das superfamílias Bombycoidea, Noctuoidea, e Zygaenoidea em áreas da Amazônia oriental. O objetivo deste é fornecer subsídios para o conhecimento da fauna de macrolepidópteros em áreas de floresta, savana e antrópicas no Pará. As coletas de material já iniciaram e, os mesmos encontram-se na coleção do laboratório, neste momento iremos trabalhar com material provenientes de Altamira, Belterra, Itaituba, Novo Progresso, Santarém e Uruará. Novas coletas em Belterra, Santarém e Uruará durante períodos variados pelos próximos quatro anos, uma vez por mês, durante pelo menos uma noite, no período de lua nova, utilizando armadilha luminosa modelo Pensilvânia, sendo uma armadilha por ponto de coleta. Também serão efetuadas coletas esporádicas com armadilhas tipo pano iluminado. Como resultados, espera-se a publicação de artigos científicos em quatro enfoques: Diversidade, Taxonomia, Distribuição e Flutuação populacional, em periódicos de circulação internacional.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão Através de uma Nova Metodologia: o Course-Based Undergraduate Research and Extension Experiences (CURE^2)
    O projeto CURE2 tem como objetivo principal desenvolver uma metodologia inovadora para a integração efetiva da extensão universitária em um course-based undergraduate research experience (CURE). A participação no projeto promoverá uma formação prática e "mãos na massa" em ciência tanto para discentes de graduação quanto para alunos da educação básica. Ao envolvê-los em projetos de pesquisa, experimentação e análise dedados, o projeto estimulará o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, habilidadesfundamentais para a promoção da formação científica, preparando-os para os desafios do século XXI. Ametodologia CURE2 será dividida em etapas que incluirão a formação de equipes mistas, a formulação dequestões científicas relevantes e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Através da integração dos estudantes de graduação e ensino médio em todas as etapas do processo, o projeto proporcionará uma vivência completa do contexto científico, promovendo a colaboração e aprendizado mútuo. Pretendemos deste modo contribuir para a formação de uma geração de estudantes mais engajados, preparados e conscientes do impacto social da ciência em suas comunidades.O projeto faz parte do PROGRAMA INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (PEEx) que tem como objetivo fomentar ações para o fortalecimento do ensino, de pesquisa e extensão, a favor de discentes na construção de saberes imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às ações individuais e coletivas.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) - Núcleo Oeste do Pará
    O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) foi criado em 2004 com o objetivo de intensificar estudos sobre biodiversidade no Brasil, descentralizar a produção científica dos centros desenvolvidos academicamente, integrar atividades de pesquisa e divulgar os resultados para diferentes finalidades, como gestão ambiental e educação. Ele está estruturado em três componentes principais: Inventários, Coleções e Temáticos e possui diversos Núcleos Regionais e Projeto Parceiros pelo país.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade e taxonomia de mariposas Arctiini (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae) no Brasil
    Os insetos estão amplamente distribuídos geograficamente e contribuem para o equilíbrio populacional de diversos animais e plantas. Os lepidópteros constituem uma das principais ordens de insetos, devido às interações com a vegetação e atuação como indicadores ambientais. Para a captura das espécies noturnas, o método mais utilizado é o de atração pela luz e as mariposas estão entre os mais empregados nos estudos sobre bioindicação de ecossistemas. Neste trabalho serão amostradas mariposas Arctiini em áreas antrópicas, por responderem rapidamente a mudanças ambientais e serem usualmente abundantes. O objetivo deste é fornecer subsídios para o conhecimento da fauna de Arctiini em áreas antrópicas no Brasil, considerando as semelhanças/diferenças na composição de espécies e a importância relativa de fatores ambientais na estruturação da variação de suas assembléias em grande escala biogeográfica, considerando os padrões de distribuição da diversidade alfa e beta, frequência e de constância das espécies coletadas. O perído de coleta foi de dois anos, em 14 localidades, uma vez por mês, durante cinco noites consecutivas, no período de lua nova, utilizando armadilha luminosa modelo ?Pensilvânia?, sendo duas armadilhas por ponto de coleta. Como resultados, espera-se a publicação de artigos científicos em quatro enfoques: Diversidade, Taxonomia, Distribuição e Flutuação populacional, em periódicos de circulação internacional.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Composição e diversidade de insetos (Hemiptera: Cicadomorpha) em dossel arbóreo na Floresta Nacional do Tapajós, Belterra-PA
    Neste projeto pretendemos estudar a fauna de Cicadomorpha associadas ao dossel arbóreo na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA - Tapajós). Cicadomorpha é uma infraordem de Hemiptera, insetos bastante abundante com aproximadamente 35 mil espécies descritas, porém, é sugerido que mais de 90 das espécies tropicais permanecem desconhecidas. Os insetos que iremos estudar são sugadores de seiva de plantas, especialmente florestas tropicais. As espécies deste grupo estão agrupadas em três superfamílias com base em diferenças morfológicas: Cicadoidea, Cercopoidea e Membracoidea. A superfamília Membracoidea inclui 5 famílias: Aetalionidae, Melizoderidae, Membracidae, Cicadellidae e Myerslopiidae, sendo Cicadellidae a maior delas, compreendendo de 26 a 40 subfamílias e incluindo cerca de 22 mil espécies. O grupo é caracterizado e distinguido dentro de Hemiptera por possuir pós-clípeo aumentado, pedicelo antenal pequeno, sem sensilas conspícuas, flagelo aristiforme, pronoto ocultando as bases das tégminas, tégminas pontuadas pelo menos na base, um triângulo básico ubital relativamente longo nas tégminas, veias curtas A1+A2 entrando no ápice claval e ausência da tégula na base da tégmina, asas posteriores com uma prega anal posterior de A2, e a presença de uma veia ambiente correndo paralela à margem na asa posterior, e coxas médias pequenas e estreitamente separadas.
    Período: 2022 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Chamada MCTI/CNPq 14/2013 Universal - Distribuição e caracterização biológica, molecular e morfológica dos representantes do gênero Helicoverpa Hardwick, 1965 (Lepidoptera: Noctuidae: Heliothinae), ocorrentes no Brasil
    O gênero Helicoverpa Hardwick, 1965 é cosmopolita e composto por 18 espécies distribuídas principalmente nos trópicos, mas seus representantes periodicamente invadem também as regiões temperadas durante as épocas mais quentes, danificando muitas plantas de interesse econômico. No Brasil ocorrem H. gelotopoeon com distribuição mais restrita à região Sul e H. zea que ocorre em todas as regiões do País. Recentemente notificamos a ocorrência de H. armigera em diversas regiões do Brasil. Até o momento a distinção dessas espécies baseia-se na morfologia da genitália, porém a necessidade da obtenção dos imagos implica na criação que nem sempre é possível. Este projeto objetiva documentar a distribuição e caracterizar os representantes do gênero Helicoverpa que ocorrem em território brasileiro através de parâmetros biológicos, moleculares e morfológicos. Especificamente, ressaltam-se os seguintes aspectos: reunião de informações biológicas em condições padronizadas de criação, distribuição geográfica e sobreposição de H. armigera, H. gelotopoeon e H. zea; estudos de sequências mitocondriais e nucleares; caracterização morfológica das fases imaturas (ovo, larva de último instar e pupa); elaboração de chaves pictóricas para identificação das espécies nas fases de ovo, larva e pupa.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Chamada MCTI/CT-AGRONEGÓCIO/CT-AMAZÔNIA/CNPq 48/2013 - Subsídios para a viabilização da Produção Integrada em cenário agrícola pós-detecção de Helicoverpa armigera, no Brasil
    A presente proposta foca na recente identificação da ocorrência de Helicoverpa armigera em praticamente todo o Brasil, com impacto econômico em diversas culturas. Esta detecção de praga até então exótica e quarentenária A1 para o Brasil tem o desdobramento de um efeito complicador no manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas, principalmente considerando a Instrução Normativa - MAPA n° 27/2010, a qual instituiu os aspectos para o estabelecimento e a certificação da Produção Integrada Agropecuária - PI no Brasil. A proposta objetiva contribuir com ações que visam estudar H. armigera de forma a subsidiar a Produção Integrada de culturas hopedeiras. As ações de pesquisa relacionam-se com diferenciação morfológica entre H. armigera e H. zea, que são espécies crípticas, em todos os estágios de desenvolvimento, fornecendo subsídios para a diferenciação em nível de campo; identificação e diferenciação molecular de populações ou biótipos geográficos e/ou de hospedeiros; comparação de diversos parâmetros de desenvolvimento e potencial biótico em condições de criação idênticas, considerando pelo menos uma dieta artificial e duas estruturas de três plantas hospedeiras predominantes em áreas de cultivo no Brasil; avaliação do efeito da tecnologia de plantas expressando proteínas Bt sobre a composição e diversidade dos noctuídeos associados às culturas de milho, soja e algodão, em campo para reconhecer o impacto das culturas convencionais e culturas Bt sobre as populações de noctuídeos, especialmente H. armigera, dimensionando o seu papel como fonte de infestação em cultivos adjacentes em uma mesma paisagem agrícola; avaliação da susceptibilidade de populações de H. armigera oriundas de diferentes regiões do Brasil a diferentes inseticidas, de forma a subsidiar a recomendação de diferentes princípios ativos e sua rotação no controle de H. armigera, além da apropriação de doses e indicação de estágios de desenvolvimento mais vulneráveis da espécie em questão; desenvolvimento de uma metodologia para determinação da movimentação temporal e espacial de adultos de H. armigera na paisagem agrícola, incluindo época de entressafra, de forma a avaliar potencial de culturas de fisiologia C3 e C4 como plantas hospedeiras e fonte de infestação de H. armigera na paisagem agrícola e; descrição e comparação da composição feromonal de populações de H. armigera provenientes de diferentes regiões do Brasil, com subsídio para futura validação de formulações comerciais de feromônios para monitoramento.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Chamada MCT/CNPq/FNDCT 50/2010 - Identificação Molecular da biodiversidade de invertebrados terrestres - Rede de pesquisa BrBOL Rede brasileira de identificação molecular da biodiversidade.
    Neste projeto o estudo da diversidade biológica de invertebrados terrestres da fauna brasileira será realizado através da caracterização de sequências de ?DNA barcodes? de espécies das ordens de Lepidoptera, Hymenoptera, Diptera, Coleoptera e da classe Oligochaeta. Estima-se inicialmente a análise de sequências de ?DNA barcodes? para a identificação taxonômica de aproximadamente 2.250 espécies - a partir da análise de amostras recém-coletadas e exemplares de museus e coleções entomológicas. Os grupos taxonômicos incluídos neste estudo são provenientes de uma ampla gama de biomas incluindo áreas de endemismo da Amazônia Oriental e Zona costeira do Pará, remanescentes de diferentes ecossistemas ameaçados de Mata Atlântica e áreas de Cerrado, contendo também espécies endêmicas e/ou raras, além de espécies de importância econômica, associadas a serviços ambientais (como polinizadores), exóticas invasoras, crípticas e em complexos de especiação. Este esforço de caracterização taxonômica molecular envolve mais de 15 diferentes grupos de pesquisa, representando aproximadamente 12 coleções, agregando aproximadamente 50 pesquisadores das áreas de taxonomia, sistemática e genética molecular e mais de 10 instituições de pesquisa. A proposta de estabelecer um sistema de identificação molecular para integrar inventários de biodiversidade no Brasil, um país megadiverso, é um esforço pioneiro no sentido de acessar a biodiversidade molecular brasileira. Esta identidade molecular, depositada em banco de dados, promove o acesso ao conhecimento taxonômico e esforços de caracterização da biodiversidade, além de representar uma estratégia inovadora e de caráter multidisciplinar.
    Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Chamada MCT/CNPq/MEC/Capes/FNDCT - Ação Transversal/FAPs 47/2010 - SISBIOTA BRASIL - Rede de Pesquisa e Conservação de Lepidópteros
    Em atendimento à Chamada 2 do Programa SISBIOTA-Brasil, o projeto atual visa desenvolver pesquisa científica para ampliar o conhecimento e entendimento sobre a biodiversidade brasileira, principalmente através de: 1) inventário da diversidade genética, filogenética, funcional e morfológica de Lepidópteros em áreas insuficientemente amostradas, incluindo UCs; 2) da localização de populações de espécies ameaçadas de extinção e com dados insuficientes; 3) monitoramento de populações conhecidas de espécies ameaçadas de extinção. Os dados levantados através deste projeto serão de grande importância para a melhoria da capacidade preditiva de respostas às mudanças de uso e cobertura da terra e mudanças climáticas. A ampliação do esforço de coleta de Lepidópteros no Brasil servirá de subsídio para a modelagem de áreas prioritárias para inventários. A determinação da ocorrência de espécies ameaçadas e endêmicas sob diferentes panoramas de uso do solo servirá como modelo indicativo para criação de UCs em áreas carentes de esforços de conservação. Já a modelagem da vulnerabilidade de espécies de Lepidópteros, especialmente aquelas de áreas montanhosas, às mudanças climáticas possibilitará a criação de cenários futuros para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O projeto também atuará fortemente na formação de recursos humanos através do fortalecimento das instituições envolvidas na conservação e manejo dos lepidópteros e do fomento a estudos e capacitação de sistematas, taxonomistas e parataxonomistas para atuar com lepidópteros. Vários dos produtos gerados no âmbito deste projeto servirão para ações e campanhas de educação ambiental visando à sensibilização da sociedade para a conservação dos lepidópteros. Será dada ênfase à divulgação do conhecimento científico, principalmente através da sistematização e divulgação das informações sobre lepidópteros, particularmente as espécies ameaçadas de extinção e da publicação e difusão de informa.
    Período: 2010 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade e composição de espécies de Arctiidae e Noctuidae (Insecta: Lepidoptera) em gradientes altitudinais na Serra do Mar, Paraná, Brasil
    Os lepidópteros são insetos carismáticos que podem tornar-se espécies bandeiras para a conservação do habitat como um todo Além disso, também são muito utilizados em estudos de qualidade ambiental baseados em dados de biodiversidade, pois são bioindicadores de qualidade ambiental em diversos aspectos, desde sua ação como desfolhadores e polinizadores até o seu papel como decompositores, presas e hospedeiros. Recentemente, vários estudos sobre biodiversidade de lepidópteros noturnos em gradientes altitudinais revelaram variações de padrões de diversidade, como os constatados por para Geometridae no Monte Kilimanjaro, para Geometridae em Borneo e para Arctiidae nos Andes equatorianos. Também no Brasil, diversos estudos tem sido realizados objetivando investigar a diversidade de lepidópteros noturnos, principalmente em relação a diferentes tipos de vegetação. O presente projeto objetiva investigar a diversidade de mariposas das famílias Arctiidae e Noctuidae na Serra do Mar do Paraná e baseia-se nas seguintes hipóteses: (1) Certas espécies ou táxons mais elevados apresentam uma distribuição altitudinal característica, havendo espécies endêmicas em determinadas altitudes; (2) existe um padrão morfológico intra-específico relacionado com a altitude ou tipo de vegetação em algumas espécies; (3) a flutuação populacional ao longo do ano varia para as mesmas espécies em diferentes altitudes.
    Período: 2009 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Taxonomia e diversidade de Arctiidae (Insecta, Lepidoptera) na Amazônia Oriental
    Nos últimos anos, devido ao crescente interesse pelo conhecimento dos recursos naturais do Brasil, a entomologia vem tornando-se uma ferramenta importante para a compreensão da diversidade biológica. O conhecimento dos organismos existentes nos diversos habitats é fator fundamental que contribuirá para o estudo da biodiversidade, meta de interesse mundial merecedora da maior ênfase. O inventariamento das espécies de qualquer agrupamento de insetos e de suas fontes alimentícias constitui o primeiro passo para o conhecimento qualitativo e quantitativo da fauna de uma região. Apesar de existirem algumas espécies de hábito diurno, os arctiídeos estão entre os lepidópteros noturnos mais utilizados como bioindicadores no monitoramento de ecossistemas. Apesar dos muitos estudos já realizados sobre a fauna de arctiídeos no Brasil, ainda há uma lacuna quanto ao conhecimento da fauna da região Amazônica. Pretende-se com este estudo ampliar o conhecimento sobre a fauna de arctiídeos, tanto no quesito taxonômico quanto no de diversidade. Talvez, a falta de interesse e capacitação de taxonomistas brasileiros para o grupo em questão, tenha causado um lapso de quase 30 anos nas pesquisas sobre Arctiidae no Brasil. Serão realizadas coletas noturnas, nos períodos de lua nova, no município de Altamira, PA e arredores durante dois anos, sendo sistematizadas no primeiro ano, com auxílio de fontes luminosas (Armadilhas e pano iluminado) e coletas diurnas (com rede entomológica). Far-se-á também a procura por formas imaturas na vegetação, visando à relação com plantas hospedeiras, parasitóides e a obtenção de adultos perfeitos para a coleção. Também será intensificada uma revisão nas principais coleções de insetos nacionais, na busca de exemplares amazônicos de Arctiidae, para a construção de um banco de dados com imagens e demais informações. Através de revisão bibliográfica e aquisição de bibliografia montar-se-á uma biblioteca de referência para o grupo.
    Período: 2009 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Taxonomia e diversidade de Arctiidae (Insecta, Lepidoptera) na Amazônia Oriental
    Nos últimos anos, devido ao crescente interesse pelo conhecimento dos recursos naturais do Brasil, a entomologia vem tornando-se uma ferramenta importante para a compreensão da diversidade biológica. O conhecimento dos organismos existentes nos diversos habitats é fator fundamental que contribuirá para o estudo da biodiversidade, meta de interesse mundial merecedora da maior ênfase. O inventariamento das espécies de qualquer agrupamento de insetos e de suas fontes alimentícias constitui o primeiro passo para o conhecimento qualitativo e quantitativo da fauna de uma região. Apesar de existirem algumas espécies de hábito diurno, os arctiídeos estão entre os lepidópteros noturnos mais utilizados como bioindicadores no monitoramento de ecossistemas. Apesar dos muitos estudos já realizados sobre a fauna de arctiídeos no Brasil, ainda há uma lacuna quanto ao conhecimento da fauna da região Amazônica. Pretende-se com este estudo ampliar o conhecimento sobre a fauna de arctiídeos, tanto no quesito taxonômico quanto no de diversidade. Talvez, a falta de interesse e capacitação de taxonomistas brasileiros para o grupo em questão, tenha causado um lapso de quase 30 anos nas pesquisas sobre Arctiidae no Brasil. Serão realizadas coletas noturnas, nos períodos de lua nova, no município de Altamira, PA e arredores durante dois anos, sendo sistematizadas no primeiro ano, com auxílio de fontes luminosas (Armadilhas e pano iluminado) e coletas diurnas (com rede entomológica). Far-se-á também a procura por formas imaturas na vegetação, visando à relação com plantas hospedeiras, parasitóides e a obtenção de adultos perfeitos para a coleção. Também será intensificada uma revisão nas principais coleções de insetos nacionais, na busca de exemplares amazônicos de Arctiidae, para a construção de um banco de dados com imagens e demais informações. Através de revisão bibliográfica e aquisição de bibliografia montar-se-á uma biblioteca de referência para o grupo. Em função das coletas será mon
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade de arctiídeos (Lepidoptera, Arctiidae) num fragmento florestal do Alto Uruguai
    Um dos principais problemas enfrentados e conseqüentemente um assunto de muito interesse em todo o mundo é a perda da diversidade biológica pela degradação de ambientes e a respectiva destruição de suas populações naturais, tornando-se necessária a identificação e o registro de organismos o mais rapidamente possível. Entre os lepidópteros, os representantes da família Arctiidae, juntamente com Saturniidae e Sphingidae, estão entre os lepidópteros noturnos mais utilizados como bioindicadores no monitoramento de ecossistemas. Objetivando contribuir para o conhecimento dos lepidópteros ocorrentes no Rio Grande do Sul, este estudo pretende Relacionar os Arctiidae ocorrentes em florestas remanescentes de Mata Atlântica, estimar parâmetros ecológicos para as populações amostradas e variações populacionais das espécies mais freqüentes, em função das épocas de amostragem. O material de estudo será coletado com armadilhas luminosas, uma vez por mês, nos períodos de lua nova, num fragmento de floresta de Mata Atlântica no município de Iraí. Os exemplares coletados serão incorporados na coleção do Laboratório de Entomologia. Serão calculados diversos parâmetros ecológicos e estimativas de riqueza e diversidade.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Insetos ocorrentes em soja transgênica RR (Round-Up Ready) em Cruz Alta, RS, Brasil
    A soja transgênica é o OGM que está mais disseminado no meio ambiente brasileiro, principalmente no Rio Grande do Sul. Isso levou a necessidade do uso de dispositivos constitucionais por parte do governo brasileiro para tornar legal, dentro de um prazo estabelecido, o plantio da soja RR. Este fato, abre uma oportunidade única para que estudos de impactos ambientais possam ser realizados sem a necessidade de autorizações especiais. Além disso, avaliações realizadas em grandes áreas podem apresentar situações que apenas poderiam ser inferidas por testes laboratoriais ou estudos em pequenas áreas experimentais. A justificativa de um estudo comparativo de impactos da soja RR sobre a biodiversidade de insetos também é fundamentada no teste de metodologias e na observação de organismos bioindicadores potenciais aos efeitos resultantes do plantio e manejo da soja RR. Comparar a diversidade de insetos em lavouras convencionais e lavouras transgênicas. Observar efeitos positivos ou negativos da soja RR, principalmente em espécies pragas e inimigos naturais. A amostragem será quinzenal durante todo o ciclo da cultura, e serão utilizados os métodos da bandeja amarela com água, guarda-chuva entomológico e rede de varredura. Serão realizadas seis amostras em cada coleta. Os materiais coletados serão preparados a seco em alfinetes entomológicos ou conservados em álcool 80%, com subseqüente incorporação nas coleções e registro nos correspondentes catálogos. Para estudos de dinâmica populacional, as amostras serão conservadas com álcool 80%, fazendo-se inicialmente a triagem e separação de todo o material por famílias e, posteriormente, as espécies tanto fitófagas como entomófagas, registrando-se, também, aspectos quantitativos para a devida análise estatística. As contagens das amostras serão registradas em fichas especiais, de acordo com o local, data e organismos, para posterior digitação e armazenam
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_AGRARIAS :: Agronomia :: Fitossanidade :: Entomologia Agrícola
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Morfologia dos Grupos Recentes ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Taxonomia dos Grupos Recentes ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Taxonomia dos Grupos Recentes :: Entomologia
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Zoologia Aplicada :: Interação Inseto Planta
Idiomas
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 2021202220232024Total
Banca Julgadora para Concurso Público600006
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização200002
Participação em Banca de Doutorado000101
Participação em Banca de Exame de Qualificação100203
Participação em Banca de Graduação43014149
Participação em Banca de Mestrado8211012
Total60228173
Eventos
Tipo de Produção < Total
Participação em Congresso1313
Participação em Encontro22
Participação em Seminário77
Total2222
Orientação
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado1100103
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000044
Orientação em Andamento de Mestrado0000011
Orientações Concluídas para Doutorado0000101
Orientações Concluídas para Mestrado5020108
Outras Orientações Concluídas612335478
Total673538995
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Artigo Aceito para Publicação0000011
Artigo Publicado454348569
Capitulo de Livro Publicado4002006
Curso de Curta Duração Ministrado4000004
Organização de Evento1000001
Outras Participações em Eventos e Congressos110000011
Texto em Jornal ou Revista4000004
Trabalho em Eventos11704330127
Total186479116223
Parceiros