Bionorte em Números

Marcelo Castanheira da Silva
CitaçõesMarcelo C. Silva;Marcelo Castanheira da Silva;SILVA, MARCELO CASTANHEIRA DA;DA SILVA, MARCELO CASTANHEIRA;CASTANHEIRA DA SILVA, MARCELO;MARCELO CASTANHEIRA DA SILVA
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_EXATAS_E_DA_TERRA :: Física
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2013 - Física
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Mestrado - Periodo: 2003 a 2006 - Física
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Especialização - Periodo: 2014 a 2017 - Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância
    Universidade Federal Fluminense
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1991 - Licenciatura Plena Em Física
    Universidade Federal de São Carlos
  • Ensino Médio - Periodo: 1984 a 1986 - Colégio Bandeirante Curso Anglo
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1976 a 1983 - Colégio Nossa Senhora das Lágrimas
Atuação Profissional
  • Colégio Oswaldo Cruz- / Periodo: 2000 a 2000
  • Colégio Oswaldo Cruz- / Periodo: 1998 a 1999
  • Educar Supletivo da Empresa Souza Cruz- / Periodo: 1996 a 1996
  • Escola Estadual Américo Renê Giannetti- / Periodo: 1995 a 1997
  • Escola Estadual Américo Renê Giannetti- / Periodo: 1996 a 1996
  • Escola Estadual Américo Renê Giannetti- / Periodo: 1994 a 1994
  • Escola Estadual Angêla Teixeira da Silva- / Periodo: 2004 a 2005
  • Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende- / Periodo: 1993 a 1994
  • Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Dr Salles Júnior- / Periodo: 1991 a 1992
  • Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Edésio Castanho- / Periodo: 1990 a 1991
  • Escola Estadual de Uberlândia- / Periodo: 2005 a 2006
  • Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa- / Periodo: 1993 a 1995
  • Escola Estadual Messias Pedreiro- / Periodo: 2004 a 2005
  • Escola Estadual Messias Pedreiro- / Periodo: 1995 a 1996
  • Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos- / Periodo: 1992 a 1993
  • Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco- / Periodo: 1997 a 1997
  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araguari- / Periodo: 1992 a 1995
  • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- / Periodo: 1991 a 1991
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO,CIENCIA E TECNOLOGIA- / Periodo: 2018 a 2018
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- / Periodo: 2020 a 2020
  • Multidisciplinary Sciences Reports- / Periodo: 2021 a atual
  • Multidisciplinary Sciences Reports- / Periodo: 2021 a atual
  • REVISTA REAMEC- / Periodo: 2019 a atual
  • Revista Seringal de Idéias- / Periodo: 2008 a 2010
  • Scientia Naturalis- / Periodo: 2019 a atual
  • Sistema de Ensino Pitágoras- / Periodo: 2001 a 2003
  • Sistema de Ensino Pitágoras- / Periodo: 1996 a 1997
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 1990 a 1991
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 1987 a 1988
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 1987 a 1987
  • Universidade Federal de Uberlândia- / Periodo: 2005 a 2006
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 2006 a atual
Linha de Pesquisa
  • Caracterização de materiais poliméricos por ultrassom
  • Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática
  • Processos de ensino e aprendizagem na Física
  • Produção e caracterização de filmes poliméricos pela técnica de Eletrofiação (Electrospinning)
  • Recursos e Tecnologias no ensino de Ciências e Matemática
  • Recursos e tecnologias no ensino de Física
Projetos de Pesquisa
  • Estação de Geofísica Aplicada do Acre
    Os pesquisadores desenvolvem um importante e indispensável compromisso com o desenvolvimento científico-tecnológico, no que tange as pesquisas de geofísica aplicada e energias renováveis. Desta forma, o grupo de pesquisadores promove avanço da pesquisa brasileira, não apenas no esforço de aquisição de dados sobre novas reservas de minerais, petróleo e gás, mas também na identificação e prevenção de acidentes ambientais e na análise do clima.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • REINSTALAÇÃO E TESTE DOS EQUIPAMENTOS PARA PRODUÇÃO DE AMOSTRAS POR ELETROFIAÇÃO (ELECTROSPINNING)
    O presente trabalho busca restabelecer a produção de amostras por eletrofiação para desenvolver um possível curativo para o tratamento de feridas em animais e/ou seres humanos, utilizando soluções de polivinilpirrolidona (PVP), com base em solventes como o etanol e a acetona, e extratos de plantas medicinais (como o Sangue de Dragão e a Babosa), com posterior caracterização das amostras por meio de técnicas como potencial Zeta, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e análise térmica (TGA - Thermal Gravimetric Analysis). Os possíveis resultados poderão abrir caminho para explorar novas aplicações das nanofibras e/ou microfibras poliméricas no tratamento de feridas em animais e seres humanos, representando um provável avanço na área médica.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Investigação sobre as percepções do uso do ChatGPT na educação básica por professores de Física
    Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Física do ensino médio e fundamental egressos e ativos, que são mestrandos ou ex-alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), estão incorporando o ChatGPT em suas práticas pedagógicas. O trabalho objetiva explorar Serão explorados temas como local de atuação dos docentes, tempo de atuação (anos de serviço) dos professores nas escolas, uso de atividades escritas e a percepção dos professores em relação ao uso do ChatGPT pelos alunos. Para isso, será aplicado um questionário online com 12 perguntas de múltipla escolha na coleta dos dados. Os resultados dessa pesquisa permitirão compreender como o ChatGPT está sendo utilizado pelos professores de Física, assim como as implicações e consequências dessa adoção no contexto educacional. Os resultados obtidos contribuirão para a produção de dois artigos científicos. Este estudo tem como objetivo explorar o impacto do ChatGPT no ensino e aprendizado de Física, considerando múltiplos aspectos relacionados aos professores e alunos do ensino médio.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa Residência Pedagógica 2022
    Este subprojeto apresenta uma proposta de trabalho para o Programa de Residência Pedagógica em Física, modalidade presencial no Campus Rio Branco, a licenciandos do 5 período em diante. O objetivo é a melhoria da interação entre a teoria e a prática dos discentes no futuro local de trabalho. Um cronograma de dezoito meses foi estabelecido para gerir as atividades dos membros do subprojeto (orientador, preceptores e residentes).
    Período: 2022 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • EFEITO DA EXPOSIÇÃO DO ULTRASSOM EM SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
    O uso de sementes florestais de qualidade é importante para elevados rendimentos em campo, sendo sua germinação em curto tempo essencial para estabelecimento de plântulas de alto desempenho e mais produtivas. Logo é crucial que a tecnologia de análises em sementes se alie com tecnologias recentes e eficazes. Esta pesquisa trata de uso de ultrassom de baixa intensidade sobre o tegumento de sementes exposto sobre a superfície de transdutor conectado ao aparelho Sonomed V, Carci de irradiação contínua nas frequências de 1 MHz e 3 MHz e duas intensidades de 1 W/cm e 2 W/cm em diferentes tempos (3, 5, 7 e 9 min.) de exposição que será comparado ao grupo controle (sem tratamento de ultrassom). A germinação, emergência e crescimento inicial serão avaliadas em porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação, massa seca e fresca do sistema caulinar e radicular. Assim, espera-se neste estúdio contribuir com a evolução científica usando a técnica de ultrassom como tratamento pré-germinativo fornecendo condições ideais para acelerar a germinação em sementes para maior desenvolvimento de mudas em curto espaço de tempo.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA 2020
    Este subprojeto apresenta uma proposta de trabalho para a Residência Pedagógica na área de Física a licenciandos do 5 período em diante. O objetivo é a melhoria da interação entre a teoria e a prática dos discentes no futuro local de trabalho. Os residentes terão experiências didáticas com os três anos do ensino médio.
    Período: 2020 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • ANÁLISE DO EFEITO DO ULTRASSOM EM SEMENTES FLORESTAIS E AGRÍCOLAS
    As espécies agrícolas e florestais em geral possuem elevada importância econômica, medicinal, etc., dessa forma, este trabalho visa avaliar o impacto da aplicação do ultrassom na germinação, emergência e crescimento inicial de plântulas de sementes de espécies florestais e agrícolas, divididas em grupos que receberão os tratamentos com frequência de 1 MHz e 3 MHz, e intensidades de 0,5 1,0 e 1,5 W/cm durante 1, 5 e 10 minutos e outros tempos. O grupo controle não receberá aplicação de ultrassom, apenas imersão em água. A germinação e emergência serão avaliadas com os parâmetros: Percentual de Germinação (G), Índice de Velocidade de Germinação (IVG), e Tempo Médio de Germinação medido em dia (TMG), Percentual de Emergência (EP), Índice de Velocidade de Emergência (IVE) e Tempo Médio de Emergência medido em dia (TME). O crescimento inicial será avaliado por meio de: Número de Folhas (NF), Área Foliar (AF), Comprimento da Parte Aérea (H) e da Raiz das mudas (CR), Diâmetro à Altura do Coleto (DC), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Raiz (MSR) e Total (MST). Espera-se obter resultados que demonstrem em que condições o ultrassom beneficia a germinação, emergência e crescimento.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Mecânica de Funcionamento dos Pulmões Humanos
    O presente trabalho alia a Biofísica, com a aprendizagem significativa, para ensinar o funcionamento do sistema respiratório a alunos de uma turma multisseriada do 1 ao 5 ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual em Manoel Urbano, Acre. Foi buscado investigar a relação entre a Física e o sistema respiratório humano, assim como a aprendizagem significativa poderia auxiliar no processo de ensino. A natureza do trabalho será analisada por meio de pesquisa de campo, cuja abordagem será feita de maneira qualitativa e exploratória. A pesquisa será executada em quatro passos: 1 - uma aula expositiva dialogada sobre os conceitos físicos relacionados ao sistema respiratório; 2 - pré-teste; 3 - montagem e uso de um pulmão caseiro para explicar os processos de expiração e inspiração; 4 - pós-teste. É esperado que os resultados sejam satisfatórios nos que diz respeito ao entendimento e aprendizado dos educandos sobre os temas abordados.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Uso da WebQuest na disciplina de Física para a 1 série do novo ensino médio
    O trabalho tem como objetivo elaborar atividades baseadas no método WebQuest, a partir dos objetos de conhecimento de Física para a 1 série do novo ensino médio. A WebQuest é um tipo de aula investigativa, onde a maior parte dos dados são extraídos da internet. O novo ensino médio surgiu da reforma do ensino médio que vem sendo idealizada desde 2016, alterando o currículo que tem como suporte a Base Nacional Comum Curricular, aprovada em novembro de 2018. O trabalho irá investigar se houve indícios de aprendizagem por meio da aplicação de questionários. A pesquisa será realizada na Escola Estadual Dr. João Batista Aguiar em Rio Branco/Acre. Ao final do projeto é esperado a conclusão de uma dissertação e respectivo produto educacional, bem como a publicação de artigos científicos.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ensino e divulgação da Física Moderna através da realização de experimentos sobre Mecânica Quântica a alunos de nível médio e superior
    O presente projeto visa divulgar o ensino de dois experimentos de Física Moderna, relação carga/massa do elétron e medida da constante de Planck, a alunos de ensino médio e superior. Edital: PROPEG N 18/2018 Fomento ao desenvolvimento de projetos de pesquisa dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFAC.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • ANÁLISE DE MOVIMENTOS E CONSTRUÇÃO DE UM DRONE USANDO MINICOMPUTADORES
    A proposta desse projeto é desenvolver duas atividades didáticas de Física voltadas para o ensino médio, utilizando minicomputadores (Rapberry Pi e/ou Arduino). Essas atividades consistirão em duas aulas práticas envolvendo o estudo e análise dos movimentos de corpos e a construção de um drone terrestre e/ou voador. O planejamento, as montagens e os testes serão feitos no laboratório de Óptica e Física Moderna do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da UFAC. Os participantes serão orientados por meio de um roteiro nas montagens experimentais e nas coletas de dados, assim como serão questionados sobre os conceitos físicos e tecnológicos abrangidos. A pesquisa do projeto será qualitativa e de ação, sendo baseada na teoria de mediação de Vygotsky. Espera-se que a aplicação desse projeto possa favorecer a melhoria do ensino de Física, a nível médio, e preparar os alunos para enfrentar, de jeito mais eficaz, possíveis situações que possam se deparar sob uma perspectiva científica.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de Extensão - Ações da Licenciatura em Física na Residência Pedagógica
    Este programa apresenta uma proposta de trabalho para a Residência Pedagógica na área de Física a licenciandos do 5º período em diante. O objetivo é a melhoria da interação entre a teoria e a prática dos discentes no futuro local de trabalho. Um cronograma de dezesseis meses foi estabelecido para gerir as atividades dos membros do subprojeto (orientador, preceptores e residentes). Os residentes terão experiências didáticas com os três anos do ensino médio, no qual conhecerão a realidade de cada um dos anos, inclusive de turmas diferentes do mesmo ano. Reuniões coletivas irão discutir as atividades planejadas, e as que foram realizadas, objetivando a troca e socialização de ideias e experiências. Ao final desse trabalho é esperado que os residentes percebam como é a realidade escolar, se sintam estimulados a permanecer na carreira e da necessidade de estarem sempre buscando o aperfeiçoamento profissional.
    Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Atividades de ensino de Física e de Química em escolas estaduais através do Programa Residência Pedagógica
    O presente projeto visa fortalecer a formação dos discentes da licenciatura, do 5º período em diante nos cursos de Física e de Química da UFAC, aproveitando o andamento do Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar em Física e em Química, cujo início ocorreu em agosto de 2018. Será buscado aprimorar a interação entre a teoria e a prática em três escolas públicas de educação básica e consequentemente servir de base para propor uma possível reformulação das disciplinas de estágio supervisionado.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - MULTIDISCIPLINAR (FÍSICA, QUÍMICA)
    Aperfeiçoar a formação dos discentes de Licenciatura em Física e em Química da UFAC, por meio do desenvolvimento de ações que fortaleçam a prática pedagógica, instrumentalizando o licenciando a exercitar de forma ativa e aplicável a relação entre conhecimentos teóricos e práticos da profissão
    Período: 2018 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICA (OBFEP)
    A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2023, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9 ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
    Período: 2020 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Intercâmbio docente - UFSC - Campus Blumenau
    A Escola de Formação à Docência no Ensino Superior (ESFOR) busca promover atividades de formação continuada voltadas a melhoria profissional dos docentes da Universidade Federal do Acre (UFAC). O Intercâmbio Docente constitui uma dessas atividades e tem contribuído bastante para o aprimoramento da instrução do professor, pois permite a interação com docentes de outras universidades, gerando novas ideias de trabalho que possibilitam uma renovação das metodologias de ensino na graduação. Essa atividade foi financiada pela UFAC através do edital 12/2018 - PROGRAD - Processo seletivo para intercâmbio de docentes em instituições nacionais
    Período: 2018 - 2018 / Situação: DESATIVADO / Natureza: ENSINO
  • Utilização da bobina de Tesla para o ensino de ondas eletromagnéticas
    Esse trabalho apresenta uma proposta de ensino de ondas eletromagnéticas, em nível médio, utilizando exposição teórica do conteúdo (conceitos de ondas, classificação, velocidade em meios diferentes, frequência, comprimento de onda e amplitude), animação computacional através do programa Winplot, parte experimental dividida em: montagem dos componentes necessários à construção final da bobina de Tesla e na realização de medidas para os cálculos dos campos (elétricos e magnéticos) gerados pela citada bobina.
    Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS NO ACRE, NA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
    Neste estudo, pretende-se analisar as práticas pedagógicas embasadas através de projetos de investigação dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Acre, bem como sua divulgação e apresentação para sociedade acreana.
    Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Caracterização de Amostras de Látex por Ultrassom
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
    Coordenação, divulgação e execução da OBA e MOBFOG.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
    Coordenação, divulgação e execução da olimpíada brasileira de Astronomia.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
    Coordenação, divulgação e execução da OBF.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)
    Visa a coordenação, divulgação e execução da OBFEP.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Planetário Itinerante do IFAC/CRB
    Divulgação da Astronomia a alunos da educação básica por meio de um planetário móvel.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Caracterização química e física de filmes eletrofiados a partir de soluções poliméricas com extrato de Aloe vera
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Modelagem Computacional, Síntese e Caracterização de Materiais
    Este projeto possibilita trabalhar com duas linhas de pesquisa: teórica (simulação computacional) e experimental (síntese e caracterização de amostras). Começaremos com a pesquisa experimental utilizando da técnica de eletrofiação (electrospinning). Especificamente produziremos curativos para tratamentos de feridas utilizando polímeros biocompatíveis (sintéticos ou naturais) e adicionaremos óleos ou extratos de plantas medicinais. Os polímeros, previstos para o trabalho, são o poli(ácido láctico-co-glicólico) (PLGA), o poliestireno (PS), o poli(vinil álcool) (PVA), o poli(vinil pirrolidona) (PVP), o acetato de celulose e a quitosona. Trabalharemos com os óleos de copaíba típicos da região amazônica (espécies C. officinalis L., C. reticulata Ducke, C. multijuga Hayne) e com plantas medicinais utilizadas pela população local de Rio Branco/AC, sendo elas o crajirú (arrabidaea chica) e a babosa (aloe vera). As amostras eletrofiadas serão analisadas por microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, análise termogravimétrica, caloria diferencial exploratória, cromatografia gasosa, espectroscopia de absorbância, infravermelho e Raman.
    Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ensino de Astronomia: possibilidades da aprendizagem orientada por projetos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Iniciativa Novos Horizontes (Astronomia no Ensino Médio)
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A importância das atividades experimentais nas aulas de física, na concepção dos alunos do Ensino Médio
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O modelo mental e a Ciência Física: interpretando o movimento numa turma de primeiro ano do ensino médio
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Amostra experimental do curso de Licenciatura em Física no município Plácido de Castro
    O trabalho consistiu em divulgar o aspecto experimental da Física e curiosidades sobre corpos astronômicos. Os alunos foram divididos em grupos, sendo responsáveis por mostrar e explicar seus trabalhos. O público alvo foi a população do município de Plácido de Castro - Acre, este evento foi incluído na programação da comemoração do aniversário da cidade. Foram entregues folders aos visitantes dos experimentos, nos quais continham informações sobre a importância da Física, sua área de atuação, mercado de trabalho, o curso de Licenciatura Plena de Física e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (implantado em 2016).
    Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Desenvolvimento de um Curativo de Fibras Eletrofiadas a partir de Extratos de Aloe vera
    Nossa pesquisa tentará desenvolver um curativo para tratamento de feridas (em animais ou em seres humanos) utilizando polímeros biocompatíveis e extratos da planta medicinal babosa (Aloe vera). As amostras eletrofiadas poderão ser analisadas por microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, análise termogravimétrica, caloria diferencial exploratória, cromatografia gasosa, espectroscopia de absorbância, infravermelho e Raman.
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Astronomia para alunos do ensino médio
    Este projeto visa despertar dos alunos do ensino médio (ou mesmo da comunidade em geral) pela Física através de conhecimentos básicos e curiosos sobre Astronomia. A observação de astros celestes e constelações sempre inspiraram o homem desde a época mais remota, seja por curiosidade, motivos religiosos ou necessidade. O projeto se divide essencialmente nas seguintes partes: preparação dos alunos participantes através seminários/cursos/filmes, exposição de um mini-planetário (que será montado pelos possíveis bolsistas) e a observação do céu noturno. As atividades citadas anteriormente poderão ocorrer na(s) própria(s) escola(s), na Semana Nacional de Ciência ou Tecnologia (ou eventos e exposições de modo geral) e na própria universidade. Questionários serão aplicados para avaliar a aprendizagem dos participantes e servirem de base para publicação em revista de ensino.
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Armadilha para captura de metais pesados na água
    Este projeto visa produzir uma armadilha para captura de metais pesados em sistemas aquosos. Os peixes do estado acreano apresentam índices elevados de mercúrio (nocivo aos seres vivos). O objetivo deste trabalho é proporcionar um dispositivo capaz de retirar metais pesados na água, contribuindo para a redução da poluição química em nossos rios. A produção desta armadilha será feita utilizando filmes produzidos pela técnica de eletrofiação (electrospinning). Os polímeros que dispomos e que serão empregados serão o poli(estireno-sulfonato) (PSS) e o poli(álcool vinílico) (PVA). Serão incorporados nanotubos de carbono funcionalizados com carboxila nas soluções poliméricas. Os filmes produzidos serão inseridos num béquer contendo uma solução aquosa de sais de metais pesados. A morfologia das amostras poderá ser feita por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) ou Microscopia de Força Atômica (AFM). A caracterização dos filmes será realizada por espectroscopia de absorção, infravermelho, difração de raios X e Raman.
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Síntese de filmes eletrofiando soluções compostas de extrato bruto de Andiroba (Carapa Guianensis) e polímeros do tipo PVP e PVA
    Desenvolver fibras a partir de soluções contendo PVP (polivinilpirrolidona), PVA [poli(álcool vinílico)] e extrato bruto de andiroba para possíveis tratamentos de doenças da pele.
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Intercâmbio docente - UFRJ
    O intercâmbio docente foi aprovado pelo edital número 12/2016 (PROGRAD/UFAC) e visava a troca de experiências de ensino que permitam o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da atuação pedagógica em sala de aula. O curso escolhido foi o Programa de Engenharia Biomédica (PEB) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
    Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Utilização da eletrofiação (electrospinning) para produção de curativos a base de plantas medicinais
    Este projeto visa produzir curativos para tratamentos de feridas utilizando polímeros biocompatíveis (sintéticos ou naturais), com seus solventes apropriados, e adicionando óleos ou extratos de plantas medicinais.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Eletrofiação: Técnicas e Aplicações
    Propomos através do processo de eletrofiação, obter nanofibras compostas com princípios ativos de fármacos das folhas de plantas da região do Acre que estão sendo estudas na Universidade Federal do Acre - UFAC.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Reforço de Física como preparação para o ENADE - Licenciatura em Física
    O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. Propomos um curso preparatório para o Enade de Física visando tratar a evasão acadêmica do curso de licenciatura plena em Física (LPF) da UFAC além do resultado insatisfatório obtido na última avaliação LPF, realizado em 2011. Apresentamos assim, este projeto para tentar melhorar a avaliação do referido curso no próximo exame em 2014. O curso será ministrado por seis professores de Física e com carga horária de 3 horas e 20 minutos semanais.
    Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Confecção de experimentos de Física como material de apoio ao professor na educação de jovens e adultos.
    O estado do Acre apresenta um índice alarmante de analfabetos em relação ao Brasil. Ciente de tal situação, o governo acriano elaborou um plano de reduzir pela metade este índice até o final deste ano. Visando contribuir para elevar o índice de escolaridade do estado, apresentamos um projeto para melhorar a prática pedagógica do professor da educação de jovens e adultos na disciplina Física e, desta forma, incentivar o interesse e a permanência do aluno em sala de aula. Basicamente propomos a inserção de práticas experimentais de modo a complementar o ensino teórico de Física. O trabalho seguirá as recomendações do orientações do parâmetros nacionais curriculares do ensino médio de Física e se concentrará nas áreas de Óptica, Eletricidade e Magnetismo.
    Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Projeto Edital MCT/CNPq no 12/2006 - Espaço multifuncional de criação e produção de recursos didáticos em ciências da natureza e divulgação de ciência e tecnologia - processo 553610/2006-6
    Adequar a infraestrutura local na UFAC e capacitar professores e alunos para a produção de recursos didáticos em ciências da natureza e divulgação de ciência e tecnologia.
    Período: 2007 - 2010 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • Experiências de Física para o Ensino Fundamental e Médio
    Este projeto teve como propósito complementar e motivar o ensino de Física para os alunos de 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, usando atividades experimentais reforçando a aprendizagem.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Seminários sobre Matemática e Física
    Seminários em que cada professor explicava sobre sobre suas linhas de pesquisa ou o que trabalhou durante a pós-graduação.
    Período: 2009 - 2009 / Situação: DESATIVADO / Natureza: EXTENSAO
  • Luz: Onda ou Partícula?
    Oficina que ministrei no evento de extensão intitulado Encontro da SPBC / I Semana da Física - "A Ciência em Contexto". Carga horária: 25 h.
    Período: 2006 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_EXATAS_E_DA_TERRA :: Física :: Ensino ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Banca Julgadora para Concurso Público180002121
Participação em Banca de Doutorado2000002
Participação em Banca de Exame de Qualificação212220027
Participação em Banca de Graduação2000002
Participação em Banca de Mestrado195332133
Total627554285
Eventos
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Participação em Congresso60310010
Participação em Encontro101131016
Participação em Exposição2000013
Participação em Oficina2000002
Participação em Seminário130810022
Participação em Simpósio5000005
Total3811251158
Orientação
Tipo de Produção < 2020202120222023Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica000022
Orientação em Andamento de Mestrado000011
Orientações Concluídas para Mestrado8101010
Orientações em Andamento para Graduação000011
Outras Orientações Concluídas25075643
Total331761057
Prêmios
Tipo de Produção2021Total
Prêmios11
Total11
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho130000013
Artigo Publicado132784236
Capitulo de Livro Publicado0001001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional81010010
Livro Publicado ou Organizado2300005
Organização de Evento4011107
Outras Bancas Julgadoras3100105
Outras Participações em Eventos e Congressos90200011
Participação em Olimpíadas1000001
Texto em Jornal ou Revista2000002
Trabalho em Eventos130020015
Total687101362106
Produção Técnica
Tipo de Produção < Total
Trabalho Técnico22
Total22
Parceiros