Bionorte em Números

Carlos Dapolito Junior
CitaçõesD'APOLITO, Carlos;D'APOLITO, CARLOS;D'Apolito, C.;D'Apolito;D?APOLITO, CARLOS
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia
Formação
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2017 a 2017 - Smithsonian Tropical Research Institute
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2021 a 2022 - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Doutorado - Periodo: 2012 a 2016 - Earth Sciences
    University of Birmingham
  • Mestrado - Periodo: 2008 a 2010 - Ciências Biológicas (Botânica)
    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Graduação - Periodo: 2004 a 2007 - Ciências Biológicas Bacharelado
    Universidade Federal da Grande Dourados
Atuação Profissional
  • Acta Botanica Brasílica (Impresso)- / Periodo: 2021 a atual
  • Acta Botanica Brasílica (Impresso)- / Periodo: 2015 a 2015
  • Agencia Nacional de la Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnoló- / Periodo: 2021 a 2021
  • ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE)- / Periodo: 2017 a 2021
  • Brazilian Journal of Geology- / Periodo: 2018 a 2019
  • GEOMORPHOLOGY- / Periodo: 2018 a 2018
  • GLOBAL AND PLANETARY CHANGE (0921--818)- / Periodo: 2021 a 2021
  • HOEHNEA (SÃO PAULO)- / Periodo: 2018 a 2020
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- / Periodo: 2008 a 2010
  • JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY- / Periodo: 2018 a 2019
  • Journal of Earth Science Research- / Periodo: 2014 a 2014
  • Journal of Paleolimnology- / Periodo: 2020 a 2020
  • Journal of Quaternary Science- / Periodo: 2020 a 2023
  • Palynology (Austin, Tex. Print)- / Periodo: 2016 a 2020
  • QUATERNARY SCIENCE REVIEWS- / Periodo: 2020 a 2020
  • Scientific Reports- / Periodo: 2023 a 2023
  • Smithsonian Tropical Research Institute- / Periodo: 2017 a 2017
  • Smithsonian Tropical Research Institute- / Periodo: 2010 a 2012
  • The Holocene- / Periodo: 2019 a 2019
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos- / Periodo: 2018 a 2022
  • Universidade Federal da Grande Dourados- / Periodo: 2005 a 2007
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 2023 a atual
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 2018 a 2023
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 2017 a 2022
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 2017 a 2020
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 2022 a atual
  • University of Birmingham- / Periodo: 2012 a 2016
  • University of Birmingham- / Periodo: 2013 a 2015
  • Vitae (Medellín)- / Periodo: 2014 a 2014
Linha de Pesquisa
    Projetos de Pesquisa
    • Did savannas and dry forests spread in southwestern Amazonia during the Last Glacial?
      During the Quaternary Period, glacial cycles changed the climate over Amazonia - cooler and dryer phases negatively impacted forest distribution and structure. The borders of the forest were more susceptible, where dry forests and savannas likely spread at the expense of evergreen forests since at least 50 thousand years ago up until recently in the Holocene. One line of evidence, however, supports that the western block of Amazonia did not experience such dry conditions and maintained a continuous humid forest. The southwestern Amazon region, therefore, lies in a key area to evaluate whether a continuous wet climate could have prevailed in the south, as predicted by the humid western trend, or if the forest retracted as predicted by regional indirect evidence like megafaunal record of herbivores that demand open environments. We aim to assess those ideas using a multiproxy approach based on paleopalynology, radiocarbon dating, stable isotopic data from organic matter, fossil vertebrates and their paleodiet reconstruction interpreted from carbon and oxygen isotopes in teeth and bone materials. Sediment cores from fluvial settings in the southwestern Amazonian state of Acre, Brazil, will be used. In Acre, a rich fossil collection from the Universidade Federal do Acre will be explored for this project. We will generate a biological collection (pollen reference collection) of >1,000 botanical genera, which will support fossil pollen identification. More importantly, we will offer a unique view on past vegetation and climate by combining fossil vegetation records and isotopic studies from organic matter and animals. The results produced by this project will further our understanding of the recent evolution of Amazonia and how it can be affected by climate oscillations, which is of broad interest from natural history to climatic modelling.
      Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Reestruturação da exposição do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) da Universidade Federal do Acre (UFAC) e ações de divulgação e popularização da paleontologia no sudoeste da Amazônia
      O Museu de Paleontologia da UFAC está vinculado ao Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) criado em maio de 1983 com o objetivo de abrigar os fósseis da região do sudoeste Amazônico. O museu conta com mais oito mil peças no seu acervo além de uma pequena exibição que recebe visitas de escolas, universidades e populares. Este projeto tem como objetivos: 1) aumentar o número de peças expostas, preconizando diversidade de grupos fósseis; 2) maximizar o uso do espaço; 3) instalação de iluminação e mobiliários adequados; 4) restauração e limpeza das peças expostas; 5) preparação de novas peças para exposição; 6) instalação de climatização adequada ao espaço; 7) produção de banners e vídeos a serem usados na sala de exposição; 8) Aquisição e/ou produção de réplicas a serem expostas para interação com os visitantes com baixa visão; 9) instalação de placas informativas atualizadas, inclusive com versão em braile para visitante com baixa visão; 10) elaborar campanha de divulgação/comunicação nas redes sociais para aumentar o número de visitantes; 11) criar site na web para divulgar a exposição e outras informações sobre o museu.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Mostra de Coleções do Museu da UFAC no 41º Congresso do Andes-SN
      Realizar mostra das Coleções do Museu da UFAC no saguão do bloco "Pavilhão Francisca Corina de Azevedo (Antigo CELA)" onde se situa a coleção de paleontologia da UFAC; - Possibilitar aos participantes do 41º Congresso do Andes ? SN conhecer os principais acervos de ciências naturais histórico-artísticos e paleontológico do Estado do Acre - Conhecer e compreender a formação e ocupação milenar desse território a qual está inserido o Estado do Acre a partir desses acervos.
      Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Ensino e extensão em Paleontologia: divulgação em redes sociais e visitas guiadas ao Museu Universitário da UFAC
      A inserção de atividades de extensão no currículo nos cursos de graduação, a chamada ?curricularização da extensão?, visa a formação de profissionais mais completos, que contemplem de forma integrada aspectos de ensino, pesquisa e extensão, eixos indissociáveis na universidade brasileira. As atividades acadêmicas de extensão são pautadas por diretrizes da Resolução n# 7 de 18 de dezembro de 2018, onde se coloca um mínimo de 10% de extensão na carga horária dos componentes curriculares. Dentre as possibilidades para fomentar a extensão na estrutura já existente no curso de Licenciatura em Biologia da UFAC, a paleontologia se destaca por ser uma área de amplo interesse da comunidade externa, e por já atuar na integração da universidade com este público através de seu museu. Os museus, assim como as redes sociais, constituem espaços de educação não formal. Eles tem importância social por serem considerados escolas abertas onde o visitante se aproxima do passado de forma tangível. Além disso, os museus exercem papel vital na conservação do patrimônio, já que atuam desde a coleta, preparação, conservação, exposição, até o ensino. O público externo que visita o museu é composto principalmente de turmas do ensino médio e fundamental trazidas por professores, muitos dos quais são ex-alunos da UFAC, além de turmas de graduação dos cursos de Biologia, Geografia, Eng. Florestal e História. A atividade extensionista de receber os visitantes com uma visita guiada é desenvolvida pelos membros do museu e passará a compor também a ementa de uma disciplina de Ensino que pretende fomentar a curricularização da extensão. Nesta disciplina, o discente será treinado em paleontologia básica, patrimônio paleontológico do Acre, e em divulgação científica, a fim de ministrar aula em espaço de ensino não formal ao público externo, ou seja, durante visitas ao museu de paleontologia.
      Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Expedition IODP 388: Equatorial Atlantic Gateway
      Este projeto procura responder sobre a evolução tectônica, climática e biótica do Equatorial Atlantic Gateway (EAG). Estamos estudando as seqüências sedimentares do Cretáceo Superior - Cenozóico do NE do Brasil e as consequências da abertura do Oceano Atlantico. As perfurações serão realizadas em 2020 em seção offshore da bacia de Pernambuco.
      Período: 2018 - 2022 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
    • Palinologia do Pantanal: desenvolvimento de um arcabouço botânico e paleobotânico para a reconstrução paleoambiental
      Este projeto pretende criar uma coleção de lâminas palinológicas permanentes (Palinoteca) com espécies do Pantanal, e analisar o espectro polínico em sedimentos superficiais de ambientes sedimentares recentes de toda Bacia do Pantanal. Espera-se que com estes dois produtos pretendidos crie-se um arcabouço único para a geração e interpretação de registros paleobotânicos e consequentemente paleoambientais do Pantanal.
      Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Paleopalinologia da Amazônia e Pantanal durante o Neógeno: Bioestratigrafia e Paleoambientes
      Estudos sugerem que a Amazônia no passado foi dominada por extensas áreas de terras alagadas podendo ser comparada com o atual sistema do Pantanal. Em termos comparativos, a origem do ecossistema Amazônico está estimado em, pelo menos, 20 M.a (milhões de anos) em oposição às áreas alagáveis do Pantanal que é bem jovem ,com 2,5 M.a. Vários trabalhos têm abordado questões históricas sobre a Amazônia, tais como: paleogeográfica e bioestratigráfica, biogeográfica e geológica. No entanto, nenhum deles tem se preocupado em analisar como se ocorreu a evolução da história paleoambiental e bioestratigráfica de dois dos mais importantes ecossistemas brasileiros. As variações da diversidade durante o Neógeno e de integrar dados entre esses dois importantes ecossistemas. Esse projeto visa obter dados para indicar a provável data de origem e como ocorreu a história da diversificação do Pantanal e Amazônia durante o Cenozóico. Os objetivos desse projeto são: 1) Definir padrões e mudanças na diversidade ao longo do tempo geológico; 2) Estabelecer dados sobre a origem e evolução da Amazônia e Pantanal e compará-los qualitativamente e quantitativamente; 3) Melhorar a resolução do arcabouço bioestratigráfico para o Mio/Plioceno da Amazônia e, se possível, Pantanal; Os objetivos específicos são: 1) Quantificar a diversidade paleopalinológica nos dois ecossistemas; Para isso serão analisadas pelo menos 60 lâminas de cada região. 2) Comparar a composição palinoflorística do Pantanal com a da Amazônia, de modo a confirmar se a Amazônia no passado apresentou as mesmas características do Pantanal atual; 3) Caracterizar como se deu a evolução da vegetação do Pantanal; 4) Estabelecer origens mais antigas para esses ecossistemas e/ou fortalecer a idade já estabelecida para a Amazônia como Mioceno; 5) Detalhar o zoneamento bioestratigráfico do Mioceno Superior e Plioceno da Amazônia, indicando novas espécies e/ou novas associações para esse intervalo.
      Período: 2013 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Palinodiversidade e mudanças do clima na Amazônia durante o Neógeno.
      Este projeto visa um melhor conhecimento dos paleoambientes do Neógeno da Amazônia, principalmente com relação às mudanças da vegetação e inferências climáticas a partir do estudo dos grãos de pólen contidos em sedimentos e de datações de 14C. Ainda tem por finalidade a formação de recursos humanos especializados em palinologia para a região amazônica e para o país.
      Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Biostratigraphy of the Neotropics
      The project aims to build a robust biostratigraphic zonation for the Cretaceous of northwestern southamerica and describe variations of landscapes during the Cretaceous, before the K-T boundary.
      Período: 2009 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Recursos polínicos utilizados por Meliponini na Amazônia Central: Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
      Dentre os vetores de polinização destacam-se os insetos, que buscam nas flores fontes alimentares como pólen e néctar, e dentre estes as abelhas são, especialmente, dependentes de néctar e pólen, como fontes de carboidratos e proteína, ao longo de todo o ciclo de vida . Desta forma, as abelhas constituem a mais importante guilda de polinizadores. A radiação adaptativa e a co-evolução das espécies são dois dos maiores processos responsáveis pela biodiversidade. Assim, muitas situações ambientais podem implicar eventos de especiação, como, por exemplo, a distância geográfica. Uma idéia pioneira neste sentido foi a de Haffer ao propor a teoria dos refúgios na Amazônia, a qual tenta explicar a origem da grande diversidade de espécies animais e vegetais do planeta. A tribo Meliponini corresponde às conhecidas abelhas indígenas sem ferrão, as quais têm uma grande importância no ecossistema onde são encontradas devido ao seu papel fundamental na polinização. O valor dado a essas espécies também está relacionado aos produtos que elas oferecem, como mel e própolis. A identificação do pólen coletado pelas abelhas permite o conhecimento das fontes alimentares preferenciais destas, além das fontes alternativas e casuais. Esse método é bastante eficaz porque permite determinar o raio de ação das abelhas que muitas vezes é difícil de ser avaliado pela observação direta. A dificuldade está, por exemplo, na observação direta das abelhas visitando as árvores de grande porte, daquelas que se encontram distante da colméia e também espécies que apresentam floração de curta duração. A Amazônia, que abriga uma das mais ricas diversidades de espécies vegetais do mundo, apresenta um grande potencial para a produção de mel. Embora sejam poucos os que se dedicam comercialmente a meliponicultura, em contraste com a apicultura, o uso e manejo dessas abelhas ainda é prática corrente entre os povos indígenas, comunidades tradicionais e camponesas, em particular nas regiões Norte e Nordeste.
      Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Paleoambientes do Neógeno da Amazônia
      A Bacia amazônica abriga um imenso patrimônio biológico, estimando-se apenas em plantas vasculares um total de 30.000 espécies. Exemplo desta exuberância é o rio Amazonas, que drena aproximadamente 38 % da área do continente Sul americano e contribui com a entrada nos oceanos de 18% de água doce mundial. No intuito de explicar a rica diversidade amazônica, vários pesquisadores têm discutido a origem dessa diversidade a luz de diferentes teorias. Os quadros paleoecológicos do Cenozóico têm tido a atenção de muitos especialistas uma vez que há a possibilidade de se inferir condições paleoambientais como os climas pretéritos da Amazônia, o que pode ajudar no entendimento climatológico da Biosfera. Uma ferramenta importante nestes estudos é a Palinologia, que fornece dados precisos sobre a vegetação e sua evolução ao longo do tempo. Apesar de algumas contribuições, muitos estudos palinológicos ainda são necessários para uma melhor compreensão das mudanças paleoambientais na Amazônia.
      Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Espécies de plantas visitadas por Melipona favosa orbignyi ,Tetragonisca angustula fiebrigi, Scaptotrigona depilis, Geotrigona mombuca, Plebeia minima e Apis mellifera L. (Hymenoptera:Apinae) para obtenção de pólen e néctar
      Este projeto visa conhecer a flora utilizada por algumas espécies de abelhas para a obtenção de pólen e néctar através do estudo do pólen carregado nas corbiculas e contido no mel.
      Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Projeto de Ensino, organização da coleção didática de Mollusca do laboratório de biologia
      Consta em organizar e classificar os materiais da coleção didática de Mollusca do laboratório de ensino de biologia/zoologia.
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
    • Grupo de estudos em INglês instrumental: tradução, interpretação e discussão de textos de ecologia em Inglês
      O grupo de estudos teve como objetivo aprimorar o conhecimento básico em inglês, como a tradução e interpretação de textos de livros didáticos em ecologia. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de traduzir, ampliar o vocabulário e discutir os temas durante encontros semanais.
      Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    Áreas de Atuação
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Botânica :: Morfologia Vegetal :: Palinologia
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Botânica :: Paleobotânica ::
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Paleoecologia ::
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Paleoecologia :: Palinologia do Quaternário
    • CIENCIAS_EXATAS_E_DA_TERRA :: Geociências :: Geologia :: Paleontologia Estratigráfica
    Idiomas
    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: POUCO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    Banca Julgadora
    Tipo de Produção < 2023Total
    Banca Julgadora para Concurso Público011
    Participação em Banca de Exame de Qualificação101
    Participação em Banca de Graduação202
    Total314
    Eventos
    Tipo de Produção < 2020202120222023Total
    Participação em Congresso12020014
    Participação em Encontro402006
    Participação em Oficina200002
    Participação em Seminário410005
    Participação em Simpósio200114
    Total24141131
    Orientação
    Tipo de Produção < 2022Total
    Orientação em Andamento de Doutorado011
    Orientação em Andamento de Mestrado011
    Orientações Concluídas para Mestrado404
    Outras Orientações Concluídas505
    Total9211
    Prêmios
    Tipo de Produção < Total
    Prêmios22
    Total22
    Produção Bibliográfica
    Tipo de Produção < 2020202120222023Total
    Apresentação de Trabalho11000011
    Artigo Publicado12381226
    Capitulo de Livro Publicado001203
    Curso de Curta Duração Ministrado400026
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional100001
    Editoração100102
    Organização de Evento700119
    Outras Bancas Julgadoras100001
    Outras Participações em Eventos e Congressos600006
    Programa de Rádio ou TV000246
    Trabalho em Eventos31004035
    Total7439119106
    Parceiros