Bionorte em Números

Argemiro Midonês Bastos
CitaçõesBASTOS, A. M.;Bastos, Argemiro Midonês;Bastos AM;Argemiro Midones Bastos;AM Bastos;Argemiro Bastos;Bastos, Argemiro
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_HUMANAS :: Educação
Formação
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2024 a atual - Universidade Federal do Amapá
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2019 a atual - Universidade Federal do Amapá
  • Doutorado - Periodo: 2012 a 2016 - BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE
    Universidade Federal do Amazonas
  • Mestrado - Periodo: 2007 a 2010 - Biodiversidade Tropical
    Universidade Federal do Amapá
  • Especialização - Periodo: 2004 a 2004 - Especialização em Ensino de Física
    Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1992 - Física
    Universidade Federal do Pará
Atuação Profissional
  • Acta Scientiarum Education- / Periodo: 2020 a atual
  • Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science- / Periodo: 2017 a atual
  • AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL- / Periodo: 2019 a atual
  • Aquatic Science and Technology- / Periodo: 2019 a atual
  • AQUATIC SCIENCE AND TECHNOLOGY- / Periodo: 2019 a atual
  • Biota Amazônia- / Periodo: 2013 a atual
  • Cad. Bras. Ens. Fís.- / Periodo: 2020 a atual
  • Cadernos de Educação Básica- / Periodo: 2020 a atual
  • Centro de Ensino Podium- / Periodo: 2005 a 2007
  • Centro Universitário Internacional- / Periodo: 2008 a 2011
  • Colégio Santa Bartolomea Capitanio- / Periodo: 2002 a 2009
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2011 a atual
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2020 a atual
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2010 a 2010
  • Educação Profissional e Tecnológica em Revista- / Periodo: 2019 a atual
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- / Periodo: 2016 a 2017
  • ENSINO EM RE-VISTA- / Periodo: 2020 a atual
  • Estação Científica (UNIFAP)- / Periodo: 2018 a atual
  • Estação Científica (UNIFAP) ISSN 2179-1902- / Periodo: 2012 a atual
  • Faculdade Tecnológica do Amapá- / Periodo: 2011 a 2011
  • Fundação Bradesco- / Periodo: 1992 a 1993
  • Governo do Estado do Amapá- / Periodo: 1993 a 2012
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- / Periodo: 2011 a atual
  • Instituto Federal do Amapá- / Periodo: 2024 a atual
  • Instituto Macapaense de Ensino Superior- / Periodo: 2003 a 2003
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2018 a atual
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2020 a 2020
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2017 a 2017
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2014 a 2014
  • Interfaces da Educação- / Periodo: 2020 a atual
  • International Journal of Advances in Scientific Research and Reviews- / Periodo: 2019 a atual
  • Progress in Aqua Farming and Marine Biology- / Periodo: 2019 a atual
  • Progress in Aqua Farming and Marine Biology (PAFMB)- / Periodo: 2019 a atual
  • Research, Society and Development- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática- / Periodo: 2019 a atual
  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- / Periodo: 2019 a atual
  • Revista Brasileira de Extensão Universitária- / Periodo: 2020 a atual
  • REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA- / Periodo: 2019 a atual
  • Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento- / Periodo: 2018 a atual
  • Revista Dialógos Educacionais- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI- / Periodo: 2018 a atual
  • Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI- / Periodo: 2018 a atual
  • Revista Espaço Acadêmico- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Espaço Pedagógico- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Expressão Científica- / Periodo: 2015 a atual
  • Revista Iluminart- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Internacional de Direito Ambiental- / Periodo: 2018 a 2019
  • Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI)- / Periodo: 2018 a atual
  • Revista Teoria e Prática da Educação- / Periodo: 2020 a atual
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ- / Periodo: 2018 a 2020
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ- / Periodo: 2007 a 2011
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú- / Periodo: 2007 a 2007
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2018 a 2020
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2018 a 2020
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2003 a 2003
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2001 a 2001
Linha de Pesquisa
  • Educação Ambiental
  • Formação de professores
  • Modelagem de Sistemas Ambientais
  • Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Projetos de Pesquisa
  • Produção intensiva de tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de recirculação de água integrado ao cultivo de hortaliças com a utilização dos efluentes
    Em função das políticas de demarcação de áreas protegidas, o Estado do Amapá pode ser considerado o estado da federação mais preservado, com quase 75% de sua população vivendo nas áreas urbanas o que denota uma forte demanda por alimento. Aproximadamente 200 produtores, no entorno das cidades de Macapá e Santana se dedicam à produção de hortaliças e a criação de peixes, porém devido ao tamanho reduzido das propriedades, custo elevado dos insumos e ao baixo uso tecnológico, o volume de pescado e hortaliças produzido ainda está aquém das necessidades de mercado. Frente à demanda crescente por pescado e hortaliças e pelo uso de tecnologias inovadoras que garantam maior produtividade, otimização do uso de água e área e pela redução da emissão de efluentes o presente projeto propõe avaliar e adaptar tecnologias para integrar o cultivo intensivo de tambaqui em sistema de recirculação à produção de hortaliças através do uso de leitos cultivados e do aproveitamento de efluentes. Para isso, buscar-se-á através de um série de experimentos controlados determinar: Densidades ideais de estocagem e manejo alimentar para tambaquis nas fases de recria e engorda em sistema de recirculação utilizando leitos cultivados; Avaliar os efeitos de diferentes densidades de estocagem e manejo alimentar sobre o rendimento de carcaça, composição bromatológica da carne e perfil sanitário de tambaquis cultivado em sistema de recirculação utilizando leitos cultivados; estabelecer boas práticas de manejo para manutenção da qualidade da água e da sanidade dos peixes; avaliar os efeitos de diferentes dosagens de biofertilizantes e compostos orgânicos sobre a produtividade e biomassa de hortaliças, bem como determinar a viabilidade técnica e econômica do sistema, que posteriormente pretende-se difundir através de ações de comunicação e transferência de tecnologia. Todas as atividades de pesquisa serão desenvolvidas no Campo Experimental da Fazendinha, integrante da Embrapa Amapá. As atividades de difusão de tecnologias serão efetuadas em parceria com agentes extensionistas da PESCAP e RURAP e produtores próximos ao referido campo experimental. Como resultado espera-se: 1) Fortalecer a relações institucionais entre a Embrapa Amapá e órgãos de extensão do Amapá como Agencia de Pesca do Amapá-PESCAP e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá-RURAP, através de. formalização de parcerias (contratos de cooperação); 2) Adaptar a tecnologia de leitos cultivados utilizando materiais de baixo custo e plantas nativas, que mantenham a qualidade de água para o cultivo intensivo de tambaqui; 3) Indicar densidades de estocagem e manejo alimentar adequados para o cultivo intensivo de tambaquis em sistema de recirculação de água utilizando leitos cultivados nas fases de recria e engorda; 4) Definir de boas práticas de manejo sanitário para tambaquis cultivados em sistema de recirculação de água; 5) Adaptar metodologia para o aproveitamento de efluentes do cultivo intensivo de tambaqui em recirculação na produção de biofertilizantes e compostos orgânicos, bem como definir as dosagens de aplicação nas culturas estudadas; 6) Gerar referências sobre a viabilidade técnica e econômica do cultivo intensivo de tambaqui em sistema de recirculação e do aproveitamento de seus efluentes na produção de hortaliças. Como impactos socioeconômicos está previsto o aumento da oferta de pescado (tambaqui) no comércio local; diminuição da dependência da importação de pescado de outros Estados, nova oportunidade de renda, aumento da rentabilidade das propriedades com a inclusão novas atividades de produção (hortaliças e Piscicultura). Entre os impactos destaca-se a diminuição da pressão de pesca sobre o tambaqui, expansão e desenvolvimento da aquicultura sem a necessidade de desmatamento de novas áreas, redução da emissão de efluentes da piscicultura e reaproveitamento de materiais e insumos.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Produção intensiva de tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de recirculação de água integrado ao cultivo de hortaliças com a utilização dos efluentes
    Em função das políticas de demarcação de áreas protegidas, o Estado do Amapá pode ser considerado o estado da federação mais preservado, com quase 75% de sua população vivendo nas áreas urbanas o que denota uma forte demanda por alimento. Aproximadamente 200 produtores, no entorno das cidades de Macapá e Santana se dedicam à produção de hortaliças e a criação de peixes, porém devido ao tamanho reduzido das propriedades, custo elevado dos insumos e ao baixo uso tecnológico, o volume de pescado e hortaliças produzido ainda está aquém das necessidades de mercado. Frente à demanda crescente por pescado e hortaliças e pelo uso de tecnologias inovadoras que garantam maior produtividade, otimização do uso de água e área e pela redução da emissão de efluentes o presente projeto propõe avaliar e adaptar tecnologias para integrar o cultivo intensivo de tambaqui em sistema de recirculação à produção de hortaliças através do uso de leitos cultivados e do aproveitamento de efluentes. Para isso, buscar-se-á através de um série de experimentos controlados determinar: Densidades ideais de estocagem e manejo alimentar para tambaquis nas fases de recria e engorda em sistema de recirculação utilizando leitos cultivados; Avaliar os efeitos de diferentes densidades de estocagem e manejo alimentar sobre o rendimento de carcaça, composição bromatológica da carne e perfil sanitário de tambaquis cultivado em sistema de recirculação utilizando leitos cultivados; estabelecer boas práticas de manejo para manutenção da qualidade da água e da sanidade dos peixes; avaliar os efeitos de diferentes dosagens de biofertilizantes e compostos orgânicos sobre a produtividade e biomassa de hortaliças, bem como determinar a viabilidade técnica e econômica do sistema, que posteriormente pretende-se difundir através de ações de comunicação e transferência de tecnologia. Todas as atividades de pesquisa serão desenvolvidas no Campo Experimental da Fazendinha, integrante da Embrapa Amapá. As atividades de difusão de tecnologias serão efetuadas em parceria com agentes extensionistas da PESCAP e RURAP e produtores próximos ao referido campo experimental. Como resultado espera-se: 1) Fortalecer a relações institucionais entre a Embrapa Amapá e órgãos de extensão do Amapá como Agencia de Pesca do Amapá-PESCAP e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá-RURAP, através de. formalização de parcerias (contratos de cooperação); 2) Adaptar a tecnologia de leitos cultivados utilizando materiais de baixo custo e plantas nativas, que mantenham a qualidade de água para o cultivo intensivo de tambaqui; 3) Indicar densidades de estocagem e manejo alimentar adequados para o cultivo intensivo de tambaquis em sistema de recirculação de água utilizando leitos cultivados nas fases de recria e engorda; 4) Definir de boas práticas de manejo sanitário para tambaquis cultivados em sistema de recirculação de água; 5) Adaptar metodologia para o aproveitamento de efluentes do cultivo intensivo de tambaqui em recirculação na produção de biofertilizantes e compostos orgânicos, bem como definir as dosagens de aplicação nas culturas estudadas; 6) Gerar referências sobre a viabilidade técnica e econômica do cultivo intensivo de tambaqui em sistema de recirculação e do aproveitamento de seus efluentes na produção de hortaliças. Como impactos socioeconômicos está previsto o aumento da oferta de pescado (tambaqui) no comércio local; diminuição da dependência da importação de pescado de outros Estados, nova oportunidade de renda, aumento da rentabilidade das propriedades com a inclusão novas atividades de produção (hortaliças e Piscicultura). Entre os impactos destaca-se a diminuição da pressão de pesca sobre o tambaqui, expansão e desenvolvimento da aquicultura sem a necessidade de desmatamento de novas áreas, redução da emissão de efluentes da piscicultura e reaproveitamento de materiais e insumos
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Viabilização e potencialização da reprodução do camarão-da-amazônia (Macrobrachium amazonicum) em cativeiro por meio de estratégias de manejo sanitário, nutricional e técnicas de manipulação reprodutiva
    Projeto destinado ao aprimoramento de tecnologias para produção de M. amazonicum em cativeiro.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Play para a Física: conexões entre o ensino e a prática docente
    O primeiro Play para a Física: Conexões entre o Ensino e a Prática Docente faz parte de uma remodelagem do evento anual Semana do Físico, projeto de extensão elaborado e organizado por professores do colegiado de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Amapá, Câmpus Macapá. A culminância deste projeto ocorre sempre no mês de maio em alusão ao dia do Físico, comemorado em 19 de maio (19/05). Este projeto tem como objetivo geral promover momentos de interação, participação e colaboração entre físicos bacharéis, licenciados, acadêmicos e simpatizantes da área em nosso Estado. O público alvo deste projeto são os formados em Física, acadêmicos de graduação, pós-graduações, ensino médio integrado com curso técnico, ensino médio e o público externo. Este público poderá participar de palestras, oficinas, mesas redondas e culminância de experimentos, além de ter a oportunidade de apresentar trabalhos em conformidade com as linhas de pesquisas que fazem parte do evento. Os objetivos específicos deste projeto são: a) Promover um evento gratuito e de qualidade, elencando aspectos de ensino, pesquisa e extensão; b) Proporcionar aos professores e futuros professores momentos reflexivos sobre o Ensino e a Prática Docente, elencando aspectos interdisciplinares entre as tecnologias, metodologias, aprendizagem e avaliação em Física; c) Oportunizar momentos integrativos de debates entre os professores de Física, acadêmicos e profissionais da área; d) Propiciar momentos interativos entre os diferentes públicos participantes através da experimentação na Física e apresentação de trabalhos; e) Possibilitar momentos que despertem o interesse e a motivação pela Física com o público interno externo; f) Divulgar o curso de Licenciatura em Física e suas potencialidades; g) Socializar sobre a Física e o empreendedorismo.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • NeuroTech: Inovação em Cuidados de Saúde para Alzheimer no Amapá - Desenvolvimento de Aplicativos Cognitivos e Estímulo ao Empreendedorismo Tecnológico
    No Brasil, estima-se que 1.200.000 pessoas tenham a Doença de Alzheimer (DA) e, a partir do momento em que a expectativa de vida do brasileiro aumenta, espera-se também que um maior número de pessoas receba o diagnóstico de DA. Este projeto propõe uma investigação sobre os efeitos terapêuticos dos aplicativos de exercício cognitivo em pacientes diagnosticados com DA no estado do Amapá. O objetivo principal é avaliar como esses aplicativos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida, função cognitiva, estado de ânimo e capacidade funcional desses pacientes. A metodologia envolverá as fases de: a) Pesquisa de campo para mapeamento e diagnóstico das potencialidades do aplicativo proposto, b) Seleção de sujeitos para a fase de testagem do aplicativo, c) Encontros de sensibilização e avaliação das funcionalidades do aplicativo "MESMERA (Mente, Saúde, Memória - Estratégias Retardando o Alzheimer), d) Análise e interpretação dos resultados iniciais e adequação das funcionalidades do aplicativo. O desenvolvimento e a implementação bem-sucedidos do aplicativo "MESMERA" representarão um avanço no campo da tecnologia para dispositivos móveis aplicada à saúde. Isso não apenas beneficiará diretamente os pacientes com Alzheimer, mas também abrirá caminho para o desenvolvimento de outras soluções tecnológicas inovadoras na área da saúde, contribuindo para o progresso tecnológico e científico como um todo. Além disso, o projeto visa estimular o empreendedorismo tecnológico na região, fornecendo uma plataforma para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras em Tecnologia Assistiva (TA) para o cuidado de pacientes com DA.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento Socioambiental: Mulheres na liderança
    A promoção da igualdade de gênero por meio da qualificação permanente de mulheres em situação de vulnerabilidade social na área de bioeconomia é uma necessidade atual. Seu principal objetivo é capacitar mulheres para atuarem como Agentes de Desenvolvimento Socioambiental, com ênfase no fortalecimento do protagonismo feminino, liderança e autonomia. A metodologia do projeto se divide em dois momentos. O primeiro consiste na fundamentação teórica, abrangendo disciplinas voltadas ao empreendedorismo socioambiental e a biodiversidade amazônica. O intuito é proporcionar às participantes o embasamento necessário para compreenderem as nuances da bioeconomia e desenvolverem habilidades empreendedoras voltadas à sustentabilidade. O segundo momento envolve visitas a empreendimentos já consolidados no estado do Amapá, proporcionando experiências práticas e contato direto com casos de sucesso na região. Essa abordagem prática visa fortalecer o aprendizado teórico e estimular a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Espera-se que o projeto promova o fomento ao protagonismo feminino, contribuindo para o fortalecimento de lideranças e a proposição de novos projetos que explorem a potencialidade dos arranjos produtivos locais e os recursos naturais da região. Além disso, a ênfase na igualdade de gênero na área de bioeconomia busca criar um ambiente mais inclusivo e sustentável, promovendo o desenvolvimento socioambiental de forma equitativa.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Energia Solar: Alternativa ambiental doméstica em Macapá
    Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a viabilidade técnica, financeira e ambiental da adoção de sistemas de energia solar como uma alternativa sustentável para o abastecimento doméstico em Macapá. A cidade enfrenta desafios constantes no fornecimento de energia elétrica e busca promover o uso de fontes renováveis para mitigar impactos ambientais e reduzir a dependência de recursos não renováveis. O estudo analisará a localização geográfica, a insolação da cidade, o número de residências com energia solar, além de embasar-se em teorias que demonstram a viabilidade técnica e financeira dessa transição. O projeto também se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente com o objetivo de assegurar o acesso à energia limpa e acessível.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Mudanças Climáticas e Impactos Locais no Amapá: Implicações para a Biodiversidade e as Cadeias Produtivas de Base Sustentável
    As pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade do Amapá ainda são limitadas, especialmente no que tange às suas repercussões sobre as cadeias produtivas sustentáveis. Considerando que a economia do estado é fortemente baseada no uso sustentável de recursos naturais, torna-se crucial compreender as relações entre as mudanças climáticas, biodiversidade e economia local.Essa pesquisa contribuirá para a construção de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, atendendo às linhas de pesquisa do PPGDAS, que enfocam tanto o Desenvolvimento e Planejamento Socioeconômico quanto o Meio Ambiente e Planejamento. Ao articular ciência climática, biodiversidade e economia, este trabalho fornecerá subsídios essenciais para a formulação de políticas públicas voltadas à bioeconomia e à preservação ambiental.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Óleo de Açaí: O ouro verde da Amazônia
    Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar a potencialidade da produção contínua de óleo de açaí (Euterpe oleracea) em Macapá, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável e a preocupação ambiental associada ao descarte diário de mais de 2 toneladas de caroços de açaí na região. Além disso, busca-se analisar o avanço do mercado da bioeconomia relacionado à produção de óleo de açaí. A extração de óleo de açaí apresenta-se como uma oportunidade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. O açaí é uma fruta amplamente consumida e valorizada devido às suas propriedades antioxidantes e nutricionais. Entretanto, a produção massiva de açaí resulta na geração de uma quantidade significativa de caroços que, muitas vezes, são descartados sem um aproveitamento eficaz. Isso não apenas constitui um desperdício de recursos, mas pode gerar impactos ambientais negativos. No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, este projeto alinha-se principalmente com o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e o ODS 15 (Vida Terrestre). Através da extração sustentável de óleo de açaí, pretende-se contribuir para a redução do desperdício alimentar e a promoção de uma economia circular, onde subprodutos como os caroços podem ser transformados em recursos valiosos. O avanço no mercado da bioeconomia é uma tendência promissora, e o óleo de açaí possui aplicações em diversas indústrias, como alimentícia, cosmética e farmacêutica, devido às suas propriedades nutricionais e antioxidantes. Além disso, a comercialização de produtos provenientes da bioeconomia pode gerar renda e empregos na região, promovendo o desenvolvimento local. Portanto, este projeto visa avaliar o processo de extração de óleo de açaí em Macapá, considerando aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais, visando otimizar a produção sustentável e aproveitar os benefícios econômicos e nutricionais deste recurso. Através da implementação de práticas de aproveitamento de resíduos e da incorporação dos princípios da bioeconomia, espera-se contribuir para o desenvolvimento regional e para a redução do impacto ambiental associado ao descarte inadequado de caroços de açaí.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • INTEGRAÇÃO ENTRE SIMULAÇÃO VIRTUAL E EXPERIMENTO FÍSICO NO ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO: Aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Médio
    O ensino de Física Moderna e Contemporânea é amplamente discutido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, explicitando a necessidade e importância de um ensino mais interdisciplinar e uma formação, crítica, científica, tecnológica e digital. Assim, com objetivo de proporcionar tal experiência ao aluno, o referido projeto de pesquisa busca analisar as influencias de uma estratégia de ensino, a qual envolve o uso de simulação virtual e experimento físico no processo de ensino e aprendizagem. O uso de simulações computacionais no Ensino de Física, se caracterizam como materiais potencialmente significativos facilitando a aprendizagem de tópicos de Física que exigem alto grau de abstração, permitindo a visualização dos fenômenos físicos e promovendo um ensino mais interativo, dinâmico e participativo. Todavia, as simulações virtuais reproduzem os fenômenos físicos de forma simplificada, nunca em sua total complexidade e por isso, o experimento real será sempre o ultimo juiz na comprovação de teorias.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • PERSPECTIVA DE ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO: Propostas de sequências didáticas com práticas inovadoras conforme a percepção de alunos e professores de física acerca desse novo modelo
    O presente estudo visa avaliar a perspectiva de ensino de física a partir do novo ensino médio, destacando suas potencialidades conforme a percepção de alunos e professores de física que compõem o quadro do governo estadual e alguns convidados, uma vez que são os principais vetores de transmissão do conhecimento e encontram-se diante de mudanças fundamentais exigindo diferentes práticas metodológicas, das quais poucos docentes têm conhecimento ou preparo para o desenvolvimento devido a baixa discussão dada ao tema, tratando-se de uma completa mudança na composição educacional que impacta diretamente as disciplinas em particular, mas que apresenta um grande potencial devido a interdisciplinaridade, dando oportunidade para que a componente de física seja trabalhada em conjunto com outras disciplinas que integram o itinerário como biologia e química e a possibilidade de ofertar tópicos de física moderna, mecânica quântica e astronomia
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • REALIDADE AUMENTADA: ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NAS LEIS DE KEPLER
    Na educação, diversas linhas pedagógicas propõem metodologias inovadoras ao desenvolvimento do educando, considerando a inserção da tecnologia como auxílio em seus processos pedagógicos. Pensar na adoção de recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras no processo educacional pode ser encarado como uma tarefa comum. Ao observar a questão sob um ponto de vista amplo, pode-se inferir que a adoção de recursos tecnológicos em sala de aula não é algo novo, mas que já vem sendo trabalhado por escolas que estiveram atentas às demandas dos alunos e da sociedade em geral, objetivando melhorias no processo de ensino e aprendizagem nas diversas modalidades de ensino.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • A IMPORTÂNCIA DOS SIMULADORES PARA O ENSINO DAS LEIS DE KEPLER: Através de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa
    No cenário vigente, observa-se que a maioria dos estudantes estão cada vez mais utilizando a tecnologia, assim, os docentes precisam ter uma estratégia de ensino para relacionar o uso destes recursos, como os softwares para as suas aulas. Desse modo, é importante investir na formação dos professores através de cursos de aperfeiçoamento, possibilitando melhorar suas habilidades. Outro ponto importante envolve a estrutura das escolas, com equipamentos necessários como acesso à internet, por exemplo, propiciando ao docente desenvolver suas aulas de forma mais criativa e interessante para os alunos.Sobretudo, evidencia-se a importância da organização das aulas do docente, com a utilização de métodos que possam enriquecer e tornar a mediação do ensino mais atrativa para os discentes, um desses recursos é a sequência didática (SD), através de simuladores como método para ministração de aulas no ensino de Física, que deve seguir uma estrutura lógica e organizada , que a priori, é uma opção estratégica para os professores.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • A UTILIZAÇÃO DE PASSATEMPOS E JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA
    A física é parte integrante do programa curricular de ciências do Ensino Médio, onde a aprendizagem de física deve privilegiar as transformações físicas que estão constantemente ocorrendo no mundo físico, podendo assim fazer um balanço dos conhecimentos adquiridos na escola com os conhecimentos de sua vida cotidiana e conseguir realizar a associação necessária para a aquisição da aplicabilidade dos conhecimentos de física na sua vida social. Enquanto elemento do currículo, deve providenciar que a aprendizagem se dê de forma dinâmica e que atinja todos os recursos possíveis para tal.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AÇAÍFORTE: Fortalecendo o pequeno empreendedor
    O Projeto AÇAÍFORTE: Fortalecendo o pequeno empreendedor objetiva fortalecer e nivelar os empreendimentos econômicos do pequeno empreendedor macapaense, por meio da elaboração e acompanhamento de um plano de negócios para os batedores de açaí de Macapá. Batedeiras são microempreendimentos que processam o açaí para o consumo imediato da população. Esta atividade, no entanto, está ameaçada, principalmente, pelo aumento de grandes processadoras do fruto e pela falta de incentivos econômicos. Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização do açaí, tem como resultado anual mais de 40 milhões de reais em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15. Estima-se que apenas em Macapá, o consumo per capita é superior a 25 litros. Este projeto pretende complementar o projeto Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá que evidenciou a necessidade de agregar ferramentas de gestão e captar recursos para que os empreendedores possam competir de forma justa com a concorrência local. Apesar de mais de 80 dos batedores macapaenses terem no processamento do açaí sua principal fonte de renda, há dificuldade de acesso a créditos, seja para a compra de equipamentos, seja para investir em melhorias ou em infraestrutura de seus empreendimentos. Propomos articular ações de capacitação de pessoal, assessoria técnica e gerencial e melhoria das estruturas de processamento ao acesso de fomento junto às agências locais, para que pequenos empreendedores consigam se manter no mercado, e ao mesmo tempo desenvolvam práticas sustentáveis na produção da polpa do açaí.
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Marabaixo: cultura e direitos
    Associar o reconhecimento de direitos coletivos aos ladrões de Marabaixo é refletir sobre a preocupação por uma informação mínima - base de toda possível ação no campo dos Direitos Humanos - e o desejo de evitar que o reconhecimento de direitos fique apenas no plano do discurso teórico a respeito do assunto. Entendemos que a escola deve facilitar o uso de estratégias que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados à negação de direitos, pois é um tema transversal e multidisciplinar, no qual a abordagem dessa questão só terá êxito se considerar de forma integrada, os projetos educacionais e as necessidades da comunidade local.
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • AÇAÍFORTE: Fortalecendo o pequeno empreendedor
    O Projeto AÇAÍFORTE: Fortalecendo o pequeno empreendedor objetiva fortalecer e nivelar os empreendimentos econômicos do pequeno empreendedor macapaense, por meio da elaboração e acompanhamento de um plano de negócios para os batedores de açaí de Macapá. Batedeiras são microempreendimentos que processam o açaí para o consumo imediato da população. Esta atividade, no entanto, está ameaçada, principalmente, pelo aumento de grandes processadoras do fruto e pela falta de incentivos econômicos. Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização do açaí, tem como resultado anual mais de 40 milhões de reais em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15. Estima-se que apenas em Macapá, o consumo per capita é superior a 25 litros. Este projeto pretende complementar o projeto Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá que evidenciou a necessidade de agregar ferramentas de gestão e captar recursos para que os empreendedores possam competir de forma justa com a concorrência local. Apesar de mais de 80 dos batedores macapaenses terem no processamento do açaí sua principal fonte de renda, há dificuldade de acesso a créditos, seja para a compra de equipamentos, seja para investir em melhorias ou em infraestrutura de seus empreendimentos. Propomos articular ações de capacitação de pessoal, assessoria técnica e gerencial e melhoria das estruturas de processamento ao acesso de fomento junto às agências locais, para que pequenos empreendedores consigam se manter no mercado, e ao mesmo tempo desenvolvam práticas sustentáveis na produção da polpa do açaí.
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • USO DE MEMES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA NA AMPLIFICAÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR DE FÍSICA
    O uso de novas práticas pedagógicas se torna importante na medida que os alunos têm acesso a novas tecnologias no seu dia a dia, por tanto, cabe ao professor utilizar ferramentas inovadoras em suas salas de aulas atrelado a novas tecnologias.Atualmente, nas escolas públicas os alunos têm uma gama de informações na palma da mão, podendo ser utilizadas em qualquer momento, principalmente para o ensino de Física que é o Celular. Tendo acesso a informações científicas, notícias, filmes e redes sociais que influenciam em suas vidas, um termo muito utilizado atualmente são os usos de memes (a ideia de meme pode ser resumida por tudo aquilo que é copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas), nas redes sociais com tom humorístico, reflexão, cultura, cidadania, estudos, dentre outras informações. Que também podem ser usados em salas de aulas para estimular a aprendizagem dos estudantes do ensino médio.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Samaúma: Repercutindo ciência ao som da inovação
    O projeto ?Samaúma: Repercutindo ciência ao som da inovação?, pretende consolidar a percepção da ciência além dos livros didáticos propostos aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante, a partir do fomento a realização de feira de ciências nas escolas. O projeto pretende promover um ambiente de inovação e colaboração entre os profissionais de educação e pesquisadores para que ideias e realização de feiras possam ser concretizadas. Para isso, serão ofertados cursos de capacitação centradas nos princípios da cultura maker de criatividade, originalidade, colaboração e sustentabilidade, pois acreditamos que a educação é uma construção coletiva, que todos os profissionais que trabalham na escola desejam que os alunos aprendam e tenham condições de contribuir para uma sociedade melhor. Espera-se que a realização da feira contribua para socialização de conhecimento entre grupos educacionais diversos, com proposições de ações que contemplem o uso sustentável dos recursos naturais amapaenses, além de descobrir novos talentos para a ciência.
    Período: 2022 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da Educação Profissional e tecnológica no âmbito dos Institutos Federais enquanto política pública que visa a inclusão social.
    A partir de uma perspectiva materialista histórica dialética, este trabalho objetiva identificar as transformações sociais e culturais a partir da formação técnica de nível médio nos egressos do curso Técnico em Alimentos, forma integrada, ofertado pelo Instituto Federal do Amapá, campus Macapá, no período de 2014 a 2016, que ingressaram por ações afirmativas. Trata-se de um estudo qualitativo que visa buscar aspectos da realidade social, não mensuráveis quantitativamente, sendo valores, desafios, atitudes e superações ou frustrações como vista a compreender as mudanças ocorridas no contexto social e estrutural do grupo estudado. Delineada em uma pesquisa bibliográfica e documental, esta investigação assentar-se-á sobre um estudo de caso, com aplicação de entrevista semiestruturada com uso de questionário para coleta de dados junto aos egressos do curso Técnico em Alimentos e professores que estiveram vinculados à Direção de ensino e Coordenação do Curso no período em pesquisa. Os depoimentos posteriormente serão expostos à técnica de análise de discurso para a aquisição dos resultados. Espera-se que os resultados indiquem que a formação técnica integrada ao ensino médio favoreceu melhores oportunidades sociais aos egressos do curso Técnico em Alimentos, na forma integrada. Que o IFAP, enquanto política da EPT, é uma instituição que exerce um papel social, intervindo no desenvolvimento intelectual e social, assegurando os direitos de igualdade e de oportunidade aos alunos oriundos de escola pública de grupos historicamente excluídos.
    Período: 2019 - 2022 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá
    Considerando que em Macapá existem cerca de 4.000 batedeiras de açaí, segundo a Associação dos Batedores de Açaí de Macapá (ASBAM), a otimização na comercialização da polpa de açaí poderá ter impacto positivo direto em uma parcela significativa de pequenos empreendedores locais. A modelagem matemática da sequência e duração das etapas de lavagem, despolpamento e comercialização do produto, será uma ferramenta útil na análise e proposição de alterações na dinâmica hoje observada nas batedeiras. Além disso, a modelagem também servirá como auxílio à tomada de decisão e a sistemática de monitoramento do processo, sugerindo alternativas mais adequadas aos empreendedores participantes do projeto.
    Período: 2021 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Atividades experimentais: a física para todo mundo ver.
    O projeto visa ofertar aulas de Física Experimental para alunos do 2° ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino na modalidade regular. Nas práticas propostas serão utilizados procedimentos metodológicos que proporcionem ao aluno a apropriação teórica de leis que fundamentam temas básicos dos conteúdos de Óptica Geométrica, com o intuito de melhorar a manipulação experimental destes temas, despertando assim o raciocínio lógico.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Física Experimental como metodologia inovadora em escolas públicas estaduais de Macapá-AP.
    A proposta de intervenção pedagógica, a partir de atividades experimentais, surge em virtude da observação que alunos deste nível de ensino apresentam dificuldades na manipulação de experimentos físicos, e isto, repercute em outras disciplinas, uma vez que a física pode ser aplicada diretamente e/ou indiretamente em todas as áreas do conhecimento. A proposta visa, então, estimular a criatividade dos alunos na medida em que eles serão induzidos a encontrar respostas que justifique o observado durante a experimentação, a partir das teorias científicas associadas a cada temática.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá ? Campus Macapá
    Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo tem por objetivo investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a temática interdisciplinar. Ocorrerá também a aplicação de questionário aos docentes e Coordenadores dos cursos do Ensino Médio Integrado. O questionário será o documento que auxiliará a análise acerca da aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula, servindo também como base para verificar a opinião dos docentes e coordenadores de curso sobre as potencialidades e/ou limitações que a execução de tais práticas encontra no Campus Macapá. Espera-se que os resultados indiquem que há limitações de várias ordens, que contribuem para que as práticas interdisciplinares ainda sejam pouco trabalhadas no Ensino Médio Integrado do IFAP/Campus Macapá.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Sequência didática: a utilização de jogos eletrônicos como ferramenta metodológica para o ensino de física para jovens e adultos.
    Em todos os níveis de ensino a escola deve estar voltada ao aluno, e este conceito deve ser reforçado na EJA (Educação de Jovens e Adultos), pois todas as pessoas que procuram essa modalidade de ensino, seja ela jovem, adulto ou idoso, já trazem consigo experiências de vida e conhecimentos informais que foram acumulados no decorrer de sua vivência. Toda experiência pré-existente do aluno deve ser aproveitada pelo professor, sendo necessário criar uma ponte entre o interesse dos alunos e suas experiências com o conhecimento científico, para que haja assim, uma aprendizagem mais significativa.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Extração do timbó Derris Nicou: Uma alternativa ao controle de pragas.
    A agricultura de subsistência ou agricultura familiar por vezes tem dificuldades em relação ao ataque de pragas e outros problemas que afetam o cultivo de suas hortaliças. A atividade agrícola no Amapá é predominante de subsistência e de pequena escala, não sendo capaz de suprir as necessidades próprias do consumo local. O objetivo do projeto é avaliar a potencialidade do timbó (DERRIS NICOU) como defensivo agrícola para afastar insetos que prejudicam a vitalidade de plantas e prejudicam o crescimento de lavouras agrícolas, visando obter uma alternativa menos prejudicial à saúde, e de baixo custo, garantindo a vitalidade das plantas e contribuindo para a agricultura regional amapaense sustentável. A pesquisa será aplicada e fará o uso conjugado da pesquisa qualitativa e quantitativa. A planta do timbó será coletada no municipio de Oiapoque, em seguida ela será transportada até o município de Macapá para que se possam fazer as análises laboratoriais de toxicidade. Desta forma, o projeto direciona-se no sentido de agregar novas metodologias a serem desenvolvidas por pequenos produtores. Como resultado do estudo, espera um impacto positivo das ações de intervenções propostas no setor produtivo da região além de potencializar os resultados da pesquisa aplicada, extensão e inovação para a elevação da produtividade da pequena propriedade rural e uso racional dos recursos naturais a partir de práticas sustentáveis.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análise de aspectos biológicos do Macrobrachium amazonicum como estratégia para potencializar seu cultivo em cativeiro no Amapá.
    Em todo o Amapá são conhecidos pouco mais de 341 micros e médios empreendimentos aquícolas, sendo a sua maioria de base familiar. As cidades com maior destaque são Macapá (132), Santana (52), Mazagão (22), Laranjal do Jarí (19) e Oiapoque (18). O sistema de criação em Macapá é o semi-intensivo, com uso de viveiros pequenos, geralmente escavados em áreas marginais de lagos ou construídos por diques de contenção no interior de áreas alagadas. As principais espécies cultivadas são os Tambaquis (Colossoma macropomum) e seus híbridos em 85%, 5% de Pirarucu e Tilápias em 10% dos empreendimentos, porém há também aquicultores com interesse na implantação de projetos de carcinicultura. Diversos estudos na busca pelo desenvolvimento da tecnologia de criação do camarão-da-Amazônia em cativeiro têm sido desenvolvidos nos últimos anos, destacam-se trabalhos abordando efeitos de densidade, manejo alimentar e uso de substratos, além de efeitos do cultivo sobre parâmetros de qualidade de água em viveiros. Na fase de larvicultura, foram realizados trabalhos sobre alimentação e nutrição, ciclo de muda e metabolismo, efeitos de densidade de estocagem, estudos sobre salinidade e temperatura e viabilidade econômica. Apesar dos esforços, a tecnologia de produção para esta espécie ainda necessita de estudos adaptativos para diferentes realidades climáticas e de estudos complementares visando melhorias no manejo sanitário, nutricional e reprodutivo.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Utilização da realidade aumentada para o ensino da física com foco em circuitos elétricos.
    Pensar na adoção de recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras no processo educacional pode ser encarado hoje como uma tarefa comum. Ao observarmos a questão sob um ponto de vista amplo, podemos inferir que a adoção de recursos tecnológicos em sala de aula não é algo novo, mas sim que grande parte das escolas estiveram atentas às demandas dos alunos e da sociedade em geral, objetivando melhorias no processo de ensino e aprendizagem nas diversas modalidades de ensino.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Gêneros textuais: uma sequência didática do livro céu noturno.
    A proposta utilizará metodologias inovadoras com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, em escola da rede pública a fim de propor uma construção e execução de uma Sequência Didática (SD) voltada ao ensino das atividades na disciplina de Ciências e desenvolver autonomia nos mesmos para sua formação intelectual e social. Nessas sequências didáticas, os conteúdos programados são do livro ?Céu noturno?, e terão como formas avaliativas dez tipos de gêneros textuais com base nas necessidades apresentadas pela turma, e tornarão as aulas mais lúdicas e significativas.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: ENSINO
  • Physics in box - PIB
    A melhor maneira de aprender é fazendo. O projeto PHYSICS IN BOX - PIB, pretende consolidar a percepção da Física além dos livros didáticos propostos aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante. PHYSICS IN BOX será o momento em que o aluno aplicará a fundamentação das teorias científicas na compreensão de determinado fenômeno e conseguirá propor mecanismos alternativos ao desenvolvimento de técnicas mais eficientes através de experimentos contidos em uma caixa. Os experimentos a serem apresentados serem agrupados em um dos quatro subtemas: 1- Mecânica, 2- Luz e Som, 3- Temperatura e 4- Eletromagnetismo. Além disso, o projeto tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento do estudante, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento relacionado ao uso sustentável dos materiais utilizados nas demonstrações.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ciência Coletiva
    Discutir temas ambientais é importante para que a população possa reconhecer-se como agente participativo e transformador de seu contexto sociocultural e desperte em si o interesse para a valorização da riqueza histórica e biológica característica de cada lugar. O projeto ?Ciência Coletiva? pretende melhorar a qualidade da informação disponibilizada à população do município de Macapá (AP) no sentido de valorizar e mostrar o interacionismo entre a população e o meio ambiente. Para tanto, o projeto trabalhará quinzenalmente textos produzidos por professores e pesquisadores locais que abordem temas relacionados aos recursos hídricos, formas de poluição, qualidade de vida entre outros. O material produzido poderá ser consultado nos veículos que compõem a frota de ônibus em Macapá. O projeto pretende, desta forma, popularizar a ciência e atingir em torno de 20 mil leitores mensalmente e mais de 200 mil até sua conclusão.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação sensorial da concentração de sódio em camarões salgados consumidos pela população de Macapá - AP
    A avaliação sensorial da concentração de sódio em camarões salgados consumidos pela população de Macapá apresenta valor científico e social. Ao mesmo tempo que, contribui para melhor qualificar as informações a respeito da salga do camarão, ela avaliará a contribuição do consumo deste produto como possível indutor do aumento dos casos de hipertensão da população macapaense.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Filtro confeccionado a partir do caroço de açai para água oriunda de lava-rápido
    Além dos problemas de perdas e de ligações clandestinas, a água utilizada na lavagem de veículos em Macapá representa uma grande parcela da ofertada pela concessionária local. Além disso, uma melhor destinação e aproveitamento dos resíduos gerados pelo consumo de açaí constitui desafio ambiental atual. Este projeto objetiva produzir carvão ativado a partir do caroço de açaí (Euterpe oleracea) para ser utilizado no tratamento da água oriunda de lava-rápidos no município de Macapá. Será realizado levantamento do número de lava-rápidos em funcionamento no município e avaliação das propriedades físico-químicas e microbiológicas da água em ao menos doze lava-rápidos. No laboratório de Química do Instituto Federal do Amapá serão produzidas amostras de carvão ativado e realizados testes de eficiência do produto. Ao término do projeto, espera-se propor aos proprietários e aos órgãos gestores ambientais do município, um protótipo de sistema de tratamento de água que objetive o reúso da água para lavagem automotiva e utilização dos caroços de açaí.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Qualidade da água: uma abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental com a comunidade do entorno do Canal das Pedrinhas
    A presente pesquisa está pautada na análise da qualidade da água, num dos mais importantes canais da capital amapaense, o Canal das Pedrinhas. A partir dos resultados da pesquisa pretende-se qualificar qual a percepção que os moradores do entorno deste Canal possuem sobre o papel social, econômico e ambiental deste espaço. Durante a pesquisa será desenvolvido um trabalho interdisciplinar de percepção ambiental com os alunos das escolas Wilson Malcher e Zolito Nunes. A intenção é despertar a consciência ambiental dos alunos para a preservação e conservação do Canal, além de valorizá-lo como lócus das práticas cotidianas dos alunos, e uso de instrumentos capazes de promover mudança na concepção da comunidade quanto à importância de haver um controle da qualidade da água do lugar.
    Período: 2018 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A utilização de materiais alternativos para a produção de instrumentos musicais e um ensino mais lúdico da Física
    O projeto visa criar instrumentos musicais com materiais alternativos, apresentando-os como ferramentas para a integração dos estudantes com o universo criativo e inovador em prol das necessidades sociais e ambientais e a construção de uma relação de aprendizagem da física de uma maneira diferente, de interação e troca de experiências com os educandos, por meio da interdisciplinaridade das duas áreas e por conseguinte ampliando suas possibilidades de aprendizagem e pesquisa do estudante.
    Período: 2018 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto CFA ? Comunidade, Fitoterapia e Ambiente
    O projeto ?CFA ? Comunidade, Fitoterapia e Ambiente? pretende estimular a fitoterapia como alternativa de saúde pública para a comunidade urbana de Macapá, no tratamento de doenças menos complexas através do uso de plantas medicinais que têm estado presentes ao longo da formação cultural das comunidades tradicionais.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo sobre a bioacumulação de metais em camarões capturados no município de Pedra Branca do Amaparí
    O projeto estudará a concentração dos metais mercúrio (Hg), cobre (Cu) e chumbo (Pb) em camarões capturados no rio Amapari próximo ao centro urbano do município de Pedra Branca do Amapari, comparando os valores obtidos aos determinados pela legislação vigente.
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Soluções de baixo custo para incremento da produtividade na pequena propriedade rural
    O projeto propõe uso de metodologias de produção mais eficientes nas pequenas propriedades rurais, considerando a adequação a fatores como o tamanho e localização da propriedade, número de pessoas trabalhando e tipo de produção para potencializar a capacidade produtiva do uso de seus recursos e, ao mesmo tempo, proporcionar práticas sociais sustentáveis, minimizando a degradação ambiental e maximizando o potencial socioeconômico para o desenvolvimento regional.
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aquaponia: inovação na agricultura familiar do pólo hortifrutigranjeiro de Macapá
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • IFAP olímpico
    O projeto pretende estimular a participação dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá em olimpíadas científicas brasileiras.
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Consumo consciente, Campus sustentável
    O projeto ?Consumo consciente, Campus sustentável? no intuito de desenvolver ações educativas no campus Macapá justifica-se por ser uma ferramenta de diagnóstico e percepção ambiental que identifica os problemas relativos ao consumo e os meios para enfrentá-los, propondo ações para reduzir os impactos negativos decorrentes da nossa interação com o meio.
    Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Alzheimer Delay
    O presente projeto visa o desenvolvimento de um aplicativo para celular na plataforma Android para usuários com mal de Alzheimer. A proposta é apresentar funcionalidades de memorização a partir de sons e imagens que sejam pertinentes ao convívio do usuário. Por exemplo, nomes, imagens, voz de familiares, etc.
    Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Banzeiro de ações
    Banzeiro de ações tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento relacionado ao uso sustentável da água.
    Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Política ambiental e conflitos sociais: a gestão de áreas portuárias no Amapá
    As principais funções dos portos precisam ser estudadas com a finalidade de maximizar o potencial socioeconômico regional e minimizar a degradação ambiental presente nestes espaços. Para reduzir a ocorrência de danos ambientais na utilização das áreas portuárias é necessário propor políticas públicas que envolvam toda a rede hidroviária, incluindo as diversas vias de acesso. No Estado do Amapá existem áreas portuárias nos dezesseis municípios, caracterizadas pelo número elevado de atividades, pela precariedade das instalações e pela falta de normas que deveriam ser estabelecidas pelo poder público. O objetivo é avaliar as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais dos portos e instalações portuárias do estado do Amapá, averiguando porque somente as ?Docas de Santana? apresenta característica de porto exportador e as demais instalações portuárias ainda funcionam sem a presença do Estado. Desta forma, o projeto proposto direciona-se no sentido de analisar o potencial econômico das áreas portuárias dos municípios de Macapá e Santana, considerando a sustentabilidade ambiental como uma variável dependente da sustentabilidade social. Elementos que poderão ser mais bem equacionados, caso o Estado tenha uma participação ativa na estruturação e controle dos de portos no Amapá, potencializando a capacidade produtiva do uso dos recursos naturais e de práticas sociais sustentáveis.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A educação ambiental a partir das cantigas de roda
    Considerando a facilidade de transmitir conhecimento utilizando a oralidade da criança e o fato de que as cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local, o presente projeto apresenta como proposta de intervenção a pesquisa, elaboração e uso de novas letras de cantigas de roda que possam explorar temas da Educação Ambiental como o bullying, cuidados com a saúde, trânsito, e outros tão fortemente presentes no cotidiano.
    Período: 2014 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Modelagem educativa: o ensino de física utilizando o Broffice calc
    Projeto de pesquisa aprovado no Edital nº 2012.8/PIBICjr//PROPESQ/IFAP. O uso da modelagem é uma ferramenta que busca associar e correlacionar o que é previsto (teoria) e o que é observado (experiência). O uso de planilhas do Calc pode apresentar resultados numéricos das medidas realizadas ou propostas que ao serem confrontadas com a formulação teórica do fenômeno enriquecerão a interação dos alunos com os conceitos da Física de forma proveitosa do ponto de vista tanto didático com vivencial.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Preferência de abastecimento por tipo de combustível veicular no município de Macapá e suas implicações ambientais
    Projeto de pesquisa aprovado no Edital nº 2012.7/PIBIC//PROPESQ/IFAP. Existe hoje uma grande preocupação quanto ao alto índice de poluição gerada por combustíveis fósseis, pois além de emitirem gases de efeito estufa durante a queima, seus resíduos contaminam o solo e a água. Ao caracterizar a preferência de abastecimento por tipo de combustível veicular no município de Macapá, o projeto pretende, a partir da aplicação de formulários aplicados aos condutores e análise dos dados disponíveis no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AP), realizar o inventário sobre a emissão de gases poluentes devidos aos veículos automotores em Macapá. Este inventário facilitará a análise e compreensão dos ganhos ambientais e econômicos decorrentes da preferência de abastecimento por tipo de combustível veicular no município, além de auxiliar na elaboração de novas políticas públicas voltadas para o transporte coletivo municipal.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Monitoramento de emissão de fumaça preta no município de Macapá e suas implicações ambientais
    Projeto de pesquisa aprovado no Edital nº 02/2012/CNPq/SETEC. A pesquisa tem como fundamentação teórica inicialmente a legislação ambiental vigente relacionada à qualidade do ar, dentre as quais se destacam a Resolução do CONTRAN 510/77 que trata da aferição da fumaça, utilizando a escala Ringelmann, ou outros meios cujos resultados possam ser comparados com a referida escala, conforme dispõe a norma NB 225 da ABNT. Em Macapá, o aumento no número de veículos em circulação a cada ano, o não cumprimento das normas ambientais vigentes associados e a falta de fiscalização pelos órgãos públicos ambientais apontam para um agravamento da poluição atmosférica na medida em que não há ações no sentido de promover a sensibilização dos proprietários e da própria população macapaense sobre o assunto.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mostra científica itinerante: trilhas da Ciência.
    Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES Nº 50/2012 - apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas. A proposta de realização, nos 16 municípios do Amapá, da mostra científica itinerante: trilhas da Ciência pretende, além de popularizar a Ciência, consolidar a percepção da Ciência além dos livros didáticos propostos aos alunos do ensino fundamental II. É observado que a carência de professores de Ciências nas escolas do interior do estado tem reflexo na pouca divulgação das áreas de Ciência e suas tecnologias, o que reforça a necessidade de se elaborar projetos ligados à educação, principalmente aos alunos do ensino fundamental, pois se pretende que desde pequeno eles sejam estimulados a construir seus próprios conhecimentos, de forma a desmistificar o esteriótipo do ?cientista maluco? e da cultura de que apenas nas Universidades se faz pesquisa científica. Assim, a mostra científica itinerante: trilhas da Ciência percorrerá os 16 municípios do estado, levando 40 experimentos básicos nas áreas de química, física, biologia e meio ambiente, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental. Além de descobrir novos talentos, a mostra itinerante será a oportunidade para os alunos associarem o conhecimento científico a sua vivência local, destacando a proteção à biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a inovação científica como ferramentas de redução dos problemas ambientais.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • 1ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ciência em qualquer lugar
    Projeto aprovado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES/SEB N º 25/2011 Feiras de Ciências e Mostras Científicas / Chamada 25/2011 - Abrangência Estadual/Distrital. O projeto de realização, no Amapá, da 1ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ciência em qualquer lugar, pretende consolidar a percepção da ciência além dos livros didáticos propostos aos alunos do ensino fundamental e médio. A feira de ciências é o momento em que o aluno aplica a fundamentação das teorias científicas na compreensão de determinado fenômeno e consegue propor mecanismos alternativos ao desenvolvimento de técnicas mais eficientes. Assim, a feira amapaense, além de descobrir novos talentos, será a oportunidade para os estudantes dos 16 municípios do estado associarem o conhecimento científico a sua vivência local, destacando a proteção à biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a inovação científica como ferramentas de redução dos problemas ambientais.
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Problematizar e aprender com Educação Ambiental
    Programa aprovado no edital Nº 02 - Programa de Extensão Universitária - PROEXT 2013 ? MEC/SESu. O programa caracteriza-se por voltar o olhar aos problemas ambientais nos três municípios mais populosos do Amapá: Macapá, Santana e Laranjal do Jari. Este olhar partirá da percepção que os alunos das escolas da rede pública estadual e municipal possuem do ambiente onde vivem, pois assim será possível identificar as formas precisas em que a educação ambiental poderá sensibilizar e trabalhar conjuntamente as dificuldades ou dúvidas que os alunos possam vir a ter quando discutidas e apresentadas as questões ambientais. O principal objetivo do programa é contribuir para a mudança de paradigma de como os alunos percebem o ambiente, quase sempre de maneira negativa, devido às precárias condições de higiene e saneamento básico. Tais problemas exigem que os alunos dêem seu testemunho, ou seja, que demonstrem preocupação com o meio ambiente que o circunda, tanto escolar quanto no meio urbano como prova de que os mesmos compreenderam a importância de conhecer, desenvolver valores, conservar e preservar o meio em que vivemos.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Uso eficiente da energia elétrica nas escolas da rede pública do Amapá
    O projeto pretende orientar a comunidade escolar amapaense para o uso racional e sustentável da energia elétrica. Para isso, serão estudadas as dez escolas públicas da rede estadual de ensino que apresentaram, nos últimos 05 (cinco) anos, os maiores índices de consumo de energia elétrica. Para propor um modelo de consumo consciente, buscando reduzir os danos ambientais e maximizar o benefício da energia elétrica nas escolas, o projeto consistirá de uma pesquisa de campo quantitativa-descritiva compreendendo as etapas de: a) análise e caracterização do consumo de energia elétrica nas escolas; b) identificação dos equipamentos instalados na escola, nesta fase o objetivo é a avaliação quantitativa do consumo de energia elétrica tendo como parâmetros a potência e o tempo de utilização dos aparelhos; c) realização de oficinas nas escolas sobre o uso racional dos dispositivos elétricos para maximizar sua eficiência, nesta fase serão abordados os dados técnicos de disposição e funcionamento dos aparelhos; e d) comparação de mudança nos níveis de consumo a partir da realização das oficinas. Como meta, o projeto pretende, a partir da conscientização dos vários segmentos presentes na escola, atingir uma redução de 25% no consumo de energia elétrica nas escolas observadas durante o período de execução do projeto.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Francês Básico
    Curso de formação continuada ofertado aos servidores e alunos bolsista de Iniciação à Docência do IFAP.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Poluição Sonora no Município de Macapá
    O projeto de pesquisa pretende estabelecer um diagnóstico da poluição sonora no município de Macapá: onde ocorre com mais frequência, quais são as fontes de poluição, que problemas acarreta para a população, qual a percepção da população a respeito desta poluição e quais os mecanismos - se existirem ? utilizados para minimizar os efeitos. A fonte de dados para este diagnóstico será composta de entrevistas de opinião com a população e coleta de dados junto aos órgãos ambientais como Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES) e Batalhão Ambiental (BA). Os resultados da pesquisa serão apresentados às Secretarias de Educação do município e do estado e à Promotoria do Meio Ambiente, para que em parceria com essas instituições, o projeto tenha continuidade com proposição de campanhas publicitárias, eventos culturais e demais atividades que alertem para as consequências da poluição sonora. Portanto, o projeto além da concepção da investigação científica, é um mecanismo de cidadania, porque, a Constituição brasileira garante que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um bem de uso comum do povo e que cabe ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Comunidades de Peixes (Osteichthyes), Crustáceos (Decapoda), Insetos (Insecta) e Zôoplancton associados a Macrófitas Aquáticas (Plantae) na ressaca da Lagoa dos Índios Em Macapá, AP
    Por meio do conhecimento da composição das comunidades que integram o zôoplancton, aliado a fauna de peixes, insetos e decápodos associados às macrofitas será possível elaborar um panorama da situação atual da ressaca da Lagoa dos Índios. Tais informações servirão de subsídio para medidas de conservação desses ecossistemas peculiares e característicos do Estado do Amapá.
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Ecologia de Ecossistemas :: Biodiversidade
  • CIENCIAS_EXATAS_E_DA_TERRA :: Matemática :: Modelagem Matemática ::
  • CIENCIAS_HUMANAS :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Métodos e Técnicas de Ensino
  • CIENCIAS_HUMANAS :: História :: História das Ciências ::
  • ENGENHARIAS :: Engenharia Sanitária :: Recursos Hídricos ::
Idiomas
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Banca Julgadora para Concurso Público2000002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização001600218
Participação em Banca de Exame de Qualificação08254221
Participação em Banca de Graduação931022228
Participação em Banca de Mestrado10341312
Total121131117981
Eventos
Tipo de Produção < Total
Participação em Congresso44
Participação em Encontro77
Participação em Oficina33
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio88
Total2424
Orientação
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado0000011
Orientação em Andamento de Mestrado0011305
Orientações Concluídas para Mestrado1022409
Orientações em Andamento para Graduação0203005
Outras Orientações Concluídas3317070259
Total34193137379
Prêmios
Tipo de Produção < Total
Prêmios22
Total22
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho190302024
Artigo Publicado72410115
Capitulo de Livro Publicado1125009
Curso de Curta Duração Ministrado5100006
Livro Publicado ou Organizado2001003
Organização de Evento340000034
Outras Bancas Julgadoras512000017
Outras Participações em Eventos e Congressos2000002
Outras Produções Bibliográfica2000002
Participação em Feira1000001
Texto em Jornal ou Revista1000001
Trabalho em Eventos100000010
Total89169721124
Produção Técnica
Tipo de Produção < 2020Total
Outra Produção Técnica49049
Processos e Técnicas505
Trabalho Técnico191534
Total731588
Parceiros