Bionorte em Números

Márcia Cristina Gonçalves Maciel
CitaçõesMACIEL, M. C. G.;MACIEL, MARCIA C.G.;MACIEL, MÁRCIA C.G.;MACIEL, MÁRCIA CRISTINA GONÇALVES;MACIEL, MÁRCIA C. G.;MACIEL, MARCIA CRISTINA G.
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Microbiologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Biotecnologia em produtos naturais
    Rede Nordeste de Biotecnologia
  • Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Ciências da Saúde
    Universidade Federal do Maranhão
  • Especialização - Periodo: 2008 a 2010 - Microbiologia Geral
    Universidade Ceuma
  • Graduação - Periodo: 2000 a 2004 - Ciencias Biologicas
    Universidade Federal do Maranhão
Atuação Profissional
  • Faculdade Pitágoras- / Periodo: 2009 a 2014
  • Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA- / Periodo: 2015 a atual
  • Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA- / Periodo: 2015 a atual
  • Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA- / Periodo: 2011 a 2014
  • Instituto Florence de Ensino Superior- / Periodo: 2007 a 2008
  • Universidade Ceuma- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Ceuma- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade de Brasília- / Periodo: 2021 a atual
  • Universidade de Brasília- / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade de Brasília- / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade Estadual do Maranhão- / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2002 a 2019
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2005 a 2007
  • Universidade Federal do Maranhão- / Periodo: 2003 a 2004
Linha de Pesquisa
  • Investigação do efeito de produtos naturais em modelos de imunomodulação e atividade antimicrobiana
Projetos de Pesquisa
  • Avaliação do potencial profilático e terapêutico de produtos naturais na sepse polimicrobiana
    Objetivo: Investigar, in vitro e in vivo, a ação antimicrobiana de produtos naturais e desenvolver bioprodutos derivados com potencial profilático e/ou terapêutico para o controle da sepse. Área: Ciências Biológicas / Sub-áreas: Imunologia e Microbiologia. Projeto financiado pela FAPEMA Edital FAPEMA n° 7/2017, com vigência até 18/10/2021. Resumo: A sepse é decorrente da resposta inflamatória sistêmica complexa, causada por uma infecção não controlada, sua evolução inclui: aumento de citocinas, febre, hipercoagulação e hipotensão periférica. Esse conjunto resulta na destruição múltipla dos órgãos, coagulação intravascular disseminada, desconforto respiratório agudo e morte. Por isso, o tratamento e controle da sepse é um grande desafio, sobretudo se considerarmos que a sepse é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre os pacientes hospitalizados e indivíduos imunossuprimidos. A sua complexidade dificulta o estudo clínico e a terapêutica, sobretudo porque, nos últimos 25 anos, além das bactérias Gram-positivas, há relatos dos casos de sepse causada por bactérias Gram-negativas, fungos e vírus. O agravamento do quadro de sepse ocorre de forma muito rápida, quando não há resposta terapêutica adequada. Assim, faz-se necessária a busca de novas estratégias de tratamento para esses pacientes. Utilizando modelos experimentais de sepse, serão avaliadas nesta proposta as atividades das seguintes espécies vegetais: Chenopodium ambrosioides, Punica granatum, Attalea speciosa e Anaccardium ocidentale considerando o uso pela população, a indicação da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS- RENISUS e resultados prévios obtidos por nosso grupo que constataram tanto a atividade antimicrobiana, como anti-inflamatória de algumas dessas espécies. Além das espécies vegetais, serão testados também produtos de origem animal, como a própolis e o mel de abelha, que também apresentam resultados preliminares promissores. As espécies serão avaliadas como principais alvos de prospecção biotecnológica na busca de agentes antimicrobianos e/ou anti-inflamatórios, com ação terapêutica e preventiva na sepse. A proposta inclui como meta gerar produtos a serem utilizados como tratamento alternativo ou complementar da sepse, além de identificar novos alvos para intervenções terapêuticas e assim, melhorar o prognóstico dos pacientes sépticos. Também é objetivo gerar novas formulações a serem utilizadas como medicamentos que possam agregar valor aos produtos locais e contribuir para melhorar a renda das comunidades que trabalham no seu cultivo e contribuir para formação de recursos humanos em biotecnologia.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Processo ACT-05691/21, FAPEMA, Acordo de Cooperação Técnica CAPES/FAPEMA. Fitofuncionais: desenvolvimento de alimentos funcionais aplicáveis à saúde humana e animal a partir de plantas do semiárido.
    A região semiárida apresenta uma diversidade de espécies vegetais com potencial agronômico subexplorado, principalmente do ponto de vista biotecnológico. Associado a isto existe uma carência de recursos humanos qualificados em nível de mestrado, doutorado e pós- doutorado com a formação adequada para proporcionar o desenvolvimento da região a partir de pesquisas que estimulem a utilização racional desses recursos naturais. Desta forma, a presente proposta visa investigar uma seleção de plantas frutíferas da região com relação à sua utilização como alimentos funcionais para uso humano e animal, em particular como fonte de fibras prebióticas e para a geração de bebidas mistas com microrganismos probióticos. O projeto terá a ação conjunta e colaborativa de pesquisadores de quatro programas de pós- graduação: 1) Ciências da Saúde - UFMA; 2) Saúde e Tecnologia - UFMA; 3) Biodiversidade e Biotecnologia - UEMA, Rede BIONORTE e 4) Biotecnologia - ponto focal na UFMA, rede RENORBIO). Os resultados oriundos dos estudos deste consórcio de pesquisadores e programas podem gerar impactos sociais, econômicos, científicos e tecnológicos relevantes, bem como possibilitar a formação de recursos humanos qualificados e a fixação de pesquisadores doutores para atuar nesta área estratégica para o desenvolvimento do país. Além disso, espera-se que estas ações contribuam para a consolidação dos PPGs e redução de assimetrias regionais e no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • EFICÁCIA DO TRATAMENTO COM BABAÇU (ATTALEA SPECIOSA, MART) NO TRATAMENTO DA ISQUEMIA CEREBRAL EXPERIMENTAL. (FAPEMA). EDITAL N° 031/2016 ? UNIVERSAL
    EDITAL N° 031/2016 ? UNIVERSAL
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Punica granatum: uma ferramenta biotecnológica no controle de infecções
    Punica granatum, produto natural eficaz no controle de infecções
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de um prébióticos a base de betaglucana para a modulação da microbiota intestinal e da resposta imunológica
    CHAMADA 04/2022 BIO HEALTH - VINCULADA AO EDITAL 12/2022 - PROGRAMA FAPDF LEARNING Este projeto tem como objetivo produzir um prebiótico, com capacidade de estimular uma resposta imunológica anti-inflamatória via modulação da microbiota intestinal. Dados anteriores do grupo já mostraram a capacidade das betaglucanas em modular este efeito, porém a molécula foi produzida em escala laboratorial. Nesta etapa, propomos o escalonamento da produção em meio líquido, com a identificação de fatores importantes para a produção das betaglucanas, a sua extração, identificação e quantificação, produzindo um protocolo capaz de gerar um laudo a ser utilizado para outras amostras e a determinação da sua efetividade, por meio de duas provas de conceito como a analise da microbiota e microbiota intestinal e a análise da resposta imunológica local e sistêmica. Este projeto deve gerar o prebiótico e duas patentes.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Potencial imunomodulador de peptídeos do veneno de escorpião no modelo de sepse letal
    Projeto de pesquisa em andamento. Realizado no Laboratório de Imunologia Aplicada UnB. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0003843769
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Rondon
    O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Avaliação do efeito da polarização de macrófagos por agentes infecciosos, tumores e imunomoduladores naturais sobre a suscetibilidade de hospedeiros em diferentes modelos experimentais.
    Objetivo: estudar a capacidade de agentes infecciosos e células tumorais induzirem a polarização de macrófagos por si só; investigar se esta polarização, de fato, interfere na capacidade do hospedeiro em reagir a presença do patógeno ou da célula tumoral e, finalmente, testar possiveis imunomoduladores que desviem esta resposta para o polo menos favorável aos agentes infecciosos e tumores. Área: Ciências Biológicas / Sub-áreas: Imunologia. Resumo: Os macrófagos são reconhecidos como células heterogêneas capazes de apresentar respostas funcionais polarizadas frente a diferentes estímulos. Macrófagos ativados em resposta a LPS ou interferon-γ são denominados classicamente ativados ou M1. Eles são caracterizados pela alta capacidade citotóxica, bem como, de apresentação de antígenos e de produção de citocinas inflamatórias, (IL -12 e IL-23). Em contraste, macrófagos ativados por IL-4, IL-10, IL-13, glicocorticóides, complexos de imunoglobulinas/ Ligantes de TLR são denominados alternativamente ativados ou M2. Eles produzem pequenas quantidades de citocinas pró-inflamatórias e grandes quantidades de IL-10, além de terem baixa capacidade citotóxica. A participação destes tipos funcionais de macrófagos nas doenças infecciosas e tumorais ainda carece de maior elucidação. Projeto financiado pela FAPEMA e pelo CNPq EDITAL FAPEMA No 16/2014 PRONEX - PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA. Vigência até 22/10/2019
    Período: 2015 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Investigação epidemiológica e análise de controle de SCHISTOSOMA MANSONI no Povoado de Nova Ponta Branca no Município Pinheiro MA (FAPEMA)
    PPSUS - Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (CNPq, MS, FAPEMA)
    Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO COM EXTRATO ETANÓLICO DE Punica granatum L. SOBRE MODELO DE SEPSE LETAL EM CAMUNDONGOS.
    Averiguar o efeito do extrato etanólico de Punica granatum (EEPg) sobre modelo de sepse letal por ligadura e perfuração cecal em camundongo.
    Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Investigação da atividade antimicrobiana de Punica granatum sobre cepas de bactérias fitopatogênicas
    Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • BIOPROSPECÇÃO DO VENENO DE TITYUS SP: AÇÃO IMUNOMODULADORA E ANTIBACTERIANA EM MODELOS EXPERIMENTAIS IN VITRO E IN VIVO.
    Projeto de pesquisa aprovado pela FAPEMA - edital INFRA 2013.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E IMUNOMODULADORA DO MESOCARPO DE BABAÇU EM BACTÉRIA Sthaphylococcus aureus RESISTENTE À METICILINA
    Projeto de pesquisa aprovado pela FAPEMA no edital UNIVERSAL 2013
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PROFILÁTICO E TERAPÊUTICO DE PRODUTOS NATURAIS CONTRA AGENTES INFECCIOSOS. UMA ABORDAGEM IMUNOLÓGICA, PARASITOLÓGICA E MICROBIOLÓGICA.
    PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA ? PRONEX/FAPEMA/CNPq EDITAL FAPEMA Nº 06/2009
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO COM VENENO DE Tityus serrulatus e Tityus bahiensis SOBRE A SEPSE LETAL EM CAMUNDONGOS
    EDITAL UNIVERSAL financiado pela FAPEMA, desenvolvido no Laboratório de Imunofisiologia da UFMA
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto: "Efeito do Tratamento com extratos de Chenopodium A
    Projeto de Pesquisa com apoio do PIBIC
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto: "Babaçu: Uma Abordagem Médico-Biológica"
    Projeto de pesquisa realizado no laboratório de Imunofisiologia da Universidade Federal do Maranhão tendo como responsáveis Professora dra. Elizabeth Barroqueiro, Rosane Nassar Meireles Guerra e Flávia Raquel Fernandes do Nascimento.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Imunologia :: ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Microbiologia :: ::
  • OUTROS :: Ciências Ambientais :: CIÊNCIAS AMBIENTAIS ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < Total
Banca Julgadora para Concurso Público22
Participação em Banca de Graduação22
Participação em Banca de Mestrado22
Total66
Eventos
Tipo de Produção < Total
Participação em Congresso1010
Participação em Encontro33
Participação em Seminário33
Total1616
Orientação
Tipo de Produção < 202120222023Total
Orientação em Andamento de Mestrado00011
Orientações Concluídas para Doutorado11002
Orientações Concluídas para Mestrado32106
Outras Orientações Concluídas1732022
Total2163131
Prêmios
Tipo de Produção < Total
Prêmios77
Total77
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho1000001
Artigo Publicado371214247
Capitulo de Livro Publicado1000001
Curso de Curta Duração Ministrado4000004
Demais Trabalhos3000003
Organização de Evento1000001
Outras Bancas Julgadoras4000004
Outras Participações em Eventos e Congressos7000007
Outras Produções Bibliográfica1000001
Relatório de Pesquisa1000001
Trabalho em Eventos700000070
Total13012142140
Produção Técnica
Tipo de Produção < 2021Total
Outra Produção Técnica101
Patente011
Total112
Parceiros