Bionorte em Números

Marcos Silveira
CitaçõesSILVEIRA, M.;SILVEIRA, MARCOS;Silviera, M.;Marcos Silveira;Silveira, M.;SILVEIRA, M;GFBI consortium;Marcos Silvera;Silvera, M.;SILVERA, MARCOS
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 1997 a 2001 - Ecologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1990 a 1993 - Botânica
    Universidade Federal do Paraná
  • Graduação - Periodo: 1985 a 1989 - Ciências Biológicas
    Universidade Estadual de Londrina
Atuação Profissional
  • Acta Amazonica (0044-5967)- / Periodo: 2005 a 2010
  • Acta Amazonica (0044-5967)- / Periodo: 2005 a 2005
  • Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online)- / Periodo: 2016 a 2016
  • Biodiversity and Conservation (Dordrecht. Online)- / Periodo: 2016 a 2016
  • FLORESTA E AMBIENTE- / Periodo: 2021 a 2021
  • FLORESTA E AMBIENTE- / Periodo: 2017 a 2017
  • FLORESTA E AMBIENTE- / Periodo: 2017 a 2017
  • Floresta (UFPR)- / Periodo: 2008 a 2008
  • Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Acre- / Periodo: 2017 a 2017
  • HOEHNEA (SÃO PAULO)- / Periodo: 2020 a 2020
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- / Periodo: 2024 a atual
  • Revista Árvore (0100-6762)- / Periodo: 2007 a 2007
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 2024 a atual
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 2009 a 2018
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 2001 a 2009
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 1993 a 2001
  • Universidade Federal do Acre- / Periodo: 1992 a 1993
Linha de Pesquisa
  • Florística e Ecologia vegetal
Projetos de Pesquisa
  • O fantástico mundo das plantas vasculares e macrofungos da Estação Ecológica do Rio Acre
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação integrada dos processos ecossistêmicos e da saúde única na Amazônia Ocidental
    CHAMADA CNPq/MCTI/FNDCT 07/2023
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Diálogos científicos multiculturais sobre a sociobiodiversidade na Amazônia com potencial bioeconômico aos povos indígenas
    CHAMADA CNPq/MCTI/FNDCT 07/2023
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Ocidental: inventários, estado e cenários de biodiversidade
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Subsídios para o funcionamento da trilha auto-guiada da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá, Rio Branco-AC
    A formação da consciência ambiental através do uso de trilhas interpretativas guiadas e auto-guiadas embora incentivada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação e ser uma tendência em crescimento, no Estado do Acre a sua prática ainda é um tanto quanto insípida, em grande parte em virtude da escassez de informações úteis na elaboração de roteiros e mapas. Esta proposta visa subsidiar a elaboração de um mapa para visitas auto-guiadas na trilha da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá com informações sobre as fitofisionomias características da floresta aluvial que ocorre no local, assim como de espécies de plantas e fungos que podem ser alvo de observações, e do comportamento fenológico das arvores existentes ao longo da trilha. Com esta iniciativa espera-se produzir um mapa temático com a localização de cenas atrativas da paisagem, de espécies alvo e um calendário fenológico para ser utilizado durante as visitas auto-guiadas.
    Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Padrões de arquitetura hidráulica e resiliência de espécies arbóreas à eventos de seca
    Em tempos de mudanças globais, o conhecimento sobre a susceptibilidade das espécies vegetais à eventos de seca severa ou extremas, é imprescindível. Dessa forma, concatenados com iniciativas da Rede Amazônica de Inventários Florestais (RAINFOR), este projeto investigará as propriedades hidráulicas de árvores, assim como, a resiliência das mesmas à escassez de água. Ele será conduzido na Fazenda Experimental Catuaba, Senador Guiomard-AC, e para tanto, serão coletadas folhas e ramos de três indivíduos de três espécies que terão seus potenciais hídricos do xilema e da folha,e condutividade analisados. As espécies também serão avaliadas quanto aos seus traços estomáticos (densidade e tamanho do estômato, comprimento e largura da célula guarda estomática, e área máxima do poro estomático). Serão construídas curvas diurnas do Ψf, curvas de vulnerabilidade do xilema nas estações seca e chuvosa, e avaliada a condutividade estomática. Assim, espera-se verificar como varia a susceptibilidade das espécies em relação à eventos de seca na Amazônia.
    Período: 2018 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análises da vegetação em ambiente R: biomassa, produtividade e diversidade arbórea
    O objetivo principal do minicurso de capacitar recursos humanos no uso de ferramentas do ambiente R para o cálculo de parâmetros estruturais e funcionais da vegetação foi atendido com sucesso. Esta ação alcançou o objetivo proposto por ter possibilitado o acesso, a integração e a análise de dados com o uso de ferramentas e plataformas de análises para finalidades de estudos ecológicos, bem como para subsidiar a tomada de decisão na gestão e conservação de recursos naturais. Alem do mais, o minicurso oferecido permitiu aos participantes discutir os seus projetos e aprender análises que serão utilizadas em suas dissertações e teses. Ao final do minicurso, todos os participantes entregaram um relatório com as análises desenvolvidas durante o minicurso.
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Clima e solo afetam a composição florística e estrutura de florestas de terra firme na região leste do Estado do Acre?
    O nível do conhecimento sobre a composição de espécies, a estrutura e o funcionamento das florestas amazônicas aumentou nos últimos 20 anos, primordialmente, em função do advento de redes de pesquisa, como, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade, a Rede Amazônica de Inventários Florestais e a Rede Amazônica de Diversidade Arbórea. Para identificar padrões na composição de espécies e na estrutrura das comunidades arbóreas e herbáceas de florestas da região leste do Estado do Acre e investigar como elas variam em relação às características edáficas e climáticas, este projeto estudará três grupos de plantas em 14 parcelas permanentes de 1 ha distribuídas em três áreas no região leste do Acre. Em cada hectare serão amostradas e mensuradas as árvores grandes, com diâmetro igual ou superior a 30 cm. Nessas parcelas, em uma faixa de 0,5 ha serão amostradas as árvores com diâmetro entre 10-30 cm, e em uma faixa de 1,5 x 250 m, as árvores com diâmetro entre 1-10 cm, além das samambaias e Zingiberales. Riqueza, diversidade e abundância serão confrontadas com fertilidade e textura do solo, disponibilidade de água no solo, número de meses secos consecutivos e pluviosidade média anual.
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Inventário e monitoramento da biodiversidade na paisagem fragmentada e em áreas de lacuna de informação biológica no Estado do Acre
    Esta proposta foi aprovada através de Edital MCT/CNPq nº 35/2012 ? PPBio/Geoma ? Redes de Pesquisa, Monitoramento e Modelagem em Biodiversidade e Ecossistemas. Parte I - Programa de Pesquisa em Biodiversidade, e está sendo executada no Estado do Acre, uma região de fronteira geográfica e biológica, que abriga ecossistemas singulares, biodiversidade elevada e nascentes de rios importantes da bacia Amazônica. Ela tem como objetivos, a melhoria do conhecimento técnico-científico em torno da biodiversidade acreana, o fortalecimento e informatização das coleções biológicas da UFAC, a disponibilização das informações sobre a biodiversidade existente no Acre e a capacitação de recursos humanos para o seu monitoramento. Esse estudo tem como foco, dois fragmentos florestais (Fazenda Experimental Catuaba e Reserva Florestal Humaitá) e áreas de lacuna de informação biológica e de relevante interesse para a conservação (Parque Estadual Chandless e complexo sobre areia branca da região de Cruzeiro do Sul). O levantamento da biodiversidade será realizado através de inventários biológicos baseados em protocolos padronizados de amostragem desenvolvidos pelos núcleos regionais que compõem o PPBio. Em cada área de estudos serão quantificadas a riqueza e a abundância de fungos, árvores, arbustos, ervas e epífitas, peixes, aranhas, opiliões e outros aracnídeos, libélulas, abelhas Euglossina, vespas solitárias e sociais, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e também, medidos parâmetros biofísicos terrestres e aquáticos. Espera-se que as informações geradas na esfera deste projeto contribuam para o fortalecimento do suporte às iniciativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, relativas à definição de estratégias de conservação dos remanescentes florestais da região leste do estado, de estabelecimento de Unidades de Conservação em áreas ainda desprotegidas, e também, de execução de indicativos propostos no plano de manejo do Parque Estadual Chandless.
    Período: 2012 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mobilizando Especialistas Taxonômicos para o Acre - Fase II
    Nesta segunda fase (2007-2012) o projeto pretente ampliar o conhecimento sistemático sobre a flora regional e, de forma mais contundente, dar os primeiros passos rumo à produção de uma nova geração de jovens botânicos na Amazônia, à elaboração da Flora do Acre e à integração, compartilhamento e disponibilidade de dados botânicos no sudoeste da Amazônia. O projeto tem como foco as áreas prioritárias para a conservação e as áreas consideradas lacunas no conhecimento botânico regional e inclui 29 pesquisadores, sendo, 18 brasileiros e 11 estrangeiros, oriundos de oito universidades brasileiras e cinco estrangeiras e de três instituições de pesquisa nacionais e cinco estrangeiras.
    Período: 2007 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade florística em áreas de lacuna de informação botânica no Estado do Acre
    No Estado do Acre, os esforços direcionados à documentação e catalogação da diversidade florística e do seu potencial de uso, datam do início do século passado, mas somente a partir de 1990 essas ações foram potencializadas com o estabelecimento de um convênio entre a Universidade Federal do Acre e o New York Botanical Garden. Desde então, esta colaboração vem realizando o resgate de dados sobre as coletas históricas efetuadas na região, promovendo a organização dessas informações em um banco de dados que hoje possui em torno de 30 mil registros, e enfatizado a importância das exsicatas e das expedições botânicas, especialmente nas áreas de vazio de informação. O Acre é o único estado da Amazônia brasileira que possui um catálogo da flora, cuja publicação foi impulsionada graças à mobilização de especialistas taxonômicos para a região, que produziram resultados para aproximadamente 70% da base de dados. Apesar dos esforços recentes, estamos apenas tateando a real diversidade existente no estado e ainda existem muitas lacunas de informação para serem preenchidas. Nesse sentido, esta proposta pretende ampliar o conhecimento sistemático sobre a flora regional nas áreas de lacuna de informação botânica, documentar o uso de plantas para fins medicinais, organizar imagens de plantas frescas na flora virtual do Acre, dar os primeiros passos rumo à elaboração da Flora do Acre e à integração, compartilhamento e disponibilidade de dados botânicos, via rede BRAHMS on line, além de contribuir para a definição de estratégias de conservação e manejo dos recursos naturais do estado.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Land-cover land-use changes in the tri-frontier area of Brazil, Bolivia, and Peru: implications for sustainable land use in southwestern Amazonia
    Coordenador: Irving Foster Brown Período: 2003-2005 Situação Atual: Aprovado Financiador: NASA Valor Financiado/ano: US$ 550,000.00 Participantes: Marcos Silveira, Benedita Esteves e Alejandro Fonseca Duarte, Silvia Brilhante, Kennedy Souza (Universidade Federal do Acre), Eufran do Amaral (EMBRAPA-Acre e Universidade Federal de Viçosa), Elsa Mendoza (Instituto de Pesquisas Ambientais na Amazônia), Sérgio Rivero (Universidade Federal de Rondônia), Carlos André B. Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul), José Martinez (Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno), Carlos Llerena (Universidade Agrária Nacional La Molina), Alberto Setzer, Helena França e Joao Roberto dos Santos (Instituto de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos), Marianne Schmink (University of Florida), Emilio Moran (Indiana University), Greg Asner (Carnegie-Standford University), Jeffrey T. Morisette (Goddard Space Flight Center, NASA) e Elaine Prins (University of Wisconsin).
    Período: 2002 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Regeneração natural de espécies exploradas pela atividade madeireira no Estado do Acre
    A intensificação da atividade madeireira na Amazônia, em especial no Acre, onde o Governo Estadual vem investindo intensamente na criação de unidades de conservação de uso direto, como as Florestas Nacionais e Estaduais, o estímulo à criação de projetos de manejo comunitários, a abertura das Reservas Extrativistas para a exploração e a perspectiva de produção de 750,000 m3 de madeira certificada até o final de 2006, requer necessariamente a realização de estudos sobre a sustentabilidade da atividade desse setor da economia regional. Esta proposta tem por objetivo central estudar a regeneração natural de espécies madeireiras exploradas no Estado do Acre, em especial, a sua estrutura e dinâmica, em uma Reserva Florestal da Universidade Federal do Acre, município de Porto Acre-AC. Em um transecto de aproximadamente 10 km, clareiras naturais serão georeferenciadas, medidas quanto a sua área e 20 delas serão selecionadas para o estudo da regeneração. Três classes de tamanho serão utilizadas para a análise da regeneração: plântula, juvenil 1 e juvenil 2. Serão consideradas plântulas todos os indivíduos com altura entre 15-5 m; juvenil 1 os indivíduos com altura superior a 50 cm e inferior a 2 m; e juvenil 2 os indivíduos com altura superior a 2 m e diâmetro inferior a 2 cm. As plântulas serão amostradas em parcelas de 0,5 m x 2 m, as quais serão estabelecidas no centro e ao longo do perímetro das clareiras e no subosque circunvizinho às clareiras. A amostragem dos juvenis 1 será realizada em parcelas de 1 x 5 m e dos juvenis 2 em parcelas de 2 x 10 m.
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Efeitos de borda sobre um remanescente florestal na Amazônia sul-ocidental: Acre
    Embora o Estado do Acre anda possua cerca de 90% da sua cobertura florestal, a fragmentação florestal na região leste do Acre vem aumentando dramaticamente. Assim, este projeto busca avaliar o efeito de borda causado por sistemas de pastagens sobre um remanescente de floresta densa associada a manchas de floresta aberta com bambu, a formação florestal predominante na região. Mais especificamente, com a colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Entomologiao, do INPA, este projeto buscará analisar e comparar a variação de características biofísicas ecologicamente importantes ao longo, e entre, os transectos; estimar e comparar a riqueza de morcegos e a abundância relativa de cada espécie fora, na borda e dentro do fragmento florestal; relacionar os resultados encontrados com as características da vegetação de cada ponto de coleta ao longo dos transectos; analisar efeitos de borda sobre a alimentação de peixes de igarapés de primeira ou segunda ordem; analisar efeitos de borda sobre a diversidade de espécies ícticas em igarapés de primeira ou segunda ordem; analisar e comparar a diversidade de espécies de abelhas sem ferrão; analisar e comparar a estrutura da vegetação e a florística ao longo dos transectos; analisar e comparar a diversidade de anuros; analisar a diversidade de algas perifíticas nos igarapés de primeira e segunda ordem; comparar a taxa fotossintética de espécies que ocorrem ao longo de cada um dos transectos; caracterizar os indivíduos arbóreos amostrados em grupos ecológicos.
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade, distribuição geográfica e potencial ornamental das Heliconiaceae, Strelitziaceae, Marantaceae, Costaceae e Zingiberaceae do Acre
    Período: 2003 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Composição floristica de fragmentos florestais no município de Rio Branco, Acre
    Frente ao processo acelarado de ocupação urbana e do aumento da fragmentação florestal, a Prefeitura de Rio Branco está desenvolvendo o Programa de Zoneamento Econômico, Ambiental, Social e Cultural do município, e um dos componentes é o levantamento florístico em remanescentes florestais existentes na capital do Estado do Acre, como as Áreas de Proteção Ambiental do Amapá e Irineu Serra, o Parque Municipal Chico Mendes, o Parque Zoobotânico, com a finalidade de identificar áreas prioritárias para proteger os diferentes aspectos da biodiversidade (espécies, habitats, paisagens, processos ecológicos).
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Efeitos do incremento diamétrico e das taxas de mortalidade e recrutamento sobre as estimativas de biomassa no Estado do Acre
    Período: 2005 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Oferta de bambu (Guadua spp.) nos vales dos Rios Acre-Purus e estudos populacionais como base para a elaboração de um plano de manejo piloto do recurso
    Este projeto surgiu de uma demanda do SEBRAE que necessitava dar subsídios para o setor empresarial sobre a oferta de bambu, especialmente do gênero Guadua, na região. O projeto foi realizado em parceria com o INPA, na pessoa do Dr. Bruce Nelson e Milton Bianchini, que prepararam as imagens sobre a distribuição das florestas com bambu na região leste do Acre e os mapas temporais de mortalidade. Foram coletadas amostras das espécies encontradas e estimada a abundância de cada uma.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mobilizando Especialistas Taxonômicos para o Acre - Fase I
    Coordenador: Marcos Silveira Período: 2000-2005 Situação Atual: Em execução Financiador: Fundação Benefícia e The New York Botanical Garden Valor Financiado/ano: US$ 150,00 Participantes: E. Ferreira (Instituto Nacional de Pesquisas das Amazônia/Universidade Federal do Acre), Denise Costa e Haroldo C. Lima (Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Jefferson Prado (Instituto de Botânica de São Paulo), Paul J.M. Maas e Hiltje Maas (Universidade de Utrech), Thomas Croat e Lúcia G. Lohmann (Missouri Botanical Garden), Bruce K. Holst (Marie Selby Botanical Gardens), Ricardo Callejas (Universidad de Antioquia), Marcus Alves (Universidade de Pernambuco), Vera Lis Cruz Rodrigues Uliana (Universidade Estadual Paulista ?UNESP?-Rio Claro), Pedro Acevedo-Rodrigues (Smithsonian Institution), e Douglas Daly, Piero Delprete, Scott Heald e John Mitchell (The New York Botanical Garden).
    Período: 2000 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Botânica :: Florística ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Dinâmica Florestal ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Ecologia de Comunidades ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Ecologia :: Estrutura da vegetação ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 202120222024Total
Banca Julgadora para Concurso Público90009
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização10001
Participação em Banca de Doutorado22138
Participação em Banca de Exame de Qualificação23005
Participação em Banca de Graduação40004
Participação em Banca de Mestrado2301125
Total4152452
Eventos
Tipo de Produção < 2020Total
Participação em Congresso14014
Participação em Encontro13013
Participação em Oficina202
Participação em Seminário11112
Participação em Simpósio224
Total42345
Orientação
Tipo de Produção < 20202022Total
Orientação em Andamento de Doutorado1225
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0011
Orientações Concluídas para Doutorado2002
Orientações Concluídas para Mestrado120012
Outras Orientações Concluídas613064
Total765384
Prêmios
Tipo de Produção < Total
Prêmios11
Total11
Produção Artistícas
Tipo de Produção < Total
Outra Produção Artística Cultural33
Total33
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho372000039
Artigo Publicado598551911107
Capitulo de Livro Publicado125100422
Curso de Curta Duração Ministrado4000004
Livro Publicado ou Organizado73000111
Organização de Evento0100001
Outras Bancas Julgadoras730000073
Outras Participações em Eventos e Congressos110000011
Programa de Rádio ou TV102027021
Relatório de Pesquisa1000001
Texto em Jornal ou Revista1000001
Trabalho em Eventos630000063
Total27821672616354
Produção Técnica
Tipo de Produção < 2020Total
Mídia Social, Website ou Blog617
Outra Produção Técnica404
Trabalho Técnico20121
Total30232
Parceiros