Bionorte em Números

Alfredo Pedroso dos Santos Júnior
CitaçõesSANTOS-JR, Alfredo P.;Santos-Jr, Alfredo;SANTOS-JR, ALFREDO P;SANTOS-JR., ALFREDO P.;SANTOS JÚNIOR, ALFREDO PEDROSO;Santos, Alfredo P.;Alfredo P. Santos Jr;Alfredo P. Santos-Jr;P. SANTOS-JR, ALFREDO;Dos Santos Junior, Alfredo;Dos Santos Junior, Alfredo Pedroso;DOS SANTOS JUNIOR, ALFREDO PEDROSO;SANTOS JR, ALFREDO P.
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2005 a 2009 - Zoologia
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Zoologia
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2002 - Licenciatura Plena Em Biologia
    Instituto de Ensino Superior Fauldades Integradas do Tapajós
Atuação Profissional
  • Boletín de la Sociedad Zoológica del Uruguay- / Periodo: 2021 a 2021
  • Check List (São Paulo. Online)- / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Federal do Oeste do Pará- / Periodo: 2010 a atual
  • ZOOTAXA (ONLINE)- / Periodo: 2021 a 2021
Linha de Pesquisa
  • História natural de anfíbios e répteis
  • Sistemática e taxonomia de Serpentes e Amphisbaenia
Projetos de Pesquisa
  • Semeando Educação_ Projeto em Educação Ambiental e Saúde do PET/CFI: Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo
    Com o desenvolvimento do país, torna-se urgente a adequada gestão dos recursos naturais, assim como a promoção do bem-estar humano. As questões ambientais vêm adquirindo grande importância na nossa sociedade. Assim, a escola emergiu suas discussões sobre a educação ambiental, com um processo de reconhecimento de valores, no qual as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel sustentável no mundo. Sabendo disso, este trabalho tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a conscientização da importância dos bons hábitos com o meio ambiente, o seu corpo e a sociedade em que vivemos. Além disso, considerando o aumento significativo do uso de redes sociais e a formação interdisciplinar do grupo PET/CFI abordaremos a educação e conscientização das comunidades estudantis acessadas da importância da verificação das informações, bem como forneceremos ferramentas para combater a disseminação das fake news e desinformação. Com o objetivo de comparar as diferenças educativas, o projeto será desenvolvido em duas escolas públicas de Santarém, uma localizada no bairro do Mapiri, zona urbana de Santarém, estado do Pará, Brasil, e uma em uma área rural do município ainda não definida. As ac#807;o#771;es extensionistas (palestras, teatro de fantoches, construção e aplicação de composteiras, roda de conversa, etc) serão realizadas nas duas comunidades alvos do projeto de extensão, visando a orientac#807;a#771;o das comunidades envolvidas acerca da educação sobre o meio ambiental, a saúde e a ação midiática. Além disso, em ambas escolas serão feitas atividades continuadas de acompanhamento com o auxílio dos alunos do grupo PET/CFI e dois bolsistas de graduação e de ensino médio. Com o desenvolvimento do projeto esperamos obter resultados que identifiquem os diferentes conhecimentos a respeito de educação ambiental, saúde e disseminação das fake news e desinformação; e promover a troca de conhecimento das comunidades escolares com os estudantes e docentes da UFOPA envolvidos no projeto. Além disso, os resultados obtidos poderão ser apresentados a comunidade acadêmica e em geral em eventos de extensão e pesquisa e através da publicação de artigos, instrumentando os estudantes bolsistas, bem como os petianos, para a prática de comunicação falada e escrita.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Taxonomia Integrativa e Biogeografia de anfisbênios brasileiros
    O grupo Amphisbaenia é considerado uma problemática atraente para pesquisas em sistemática e taxonomia, principalmente considerando sua elevada especialização anatômica. A carência de informações taxonômicas em nível específico e genérico vem sendo apontada como um dos principais entraves para os estudos filogenéticos do grupo. Além disso, devido aos hábitos fossoriais e ao reduzido número de pesquisadores que estudam o grupo, existe uma carência de informações em taxonomia, ecologia e história de vida desses organismos. Apesar do acréscimo no conhecimento taxonômico sobre os anfisbenídeos brasileiros das últimas décadas, mais de 90% dos municípios do país ainda carecem de registros de espécies. No Brasil, assim como nos demais países, existem poucos pesquisadores que atuam efetivamente no estudo de anfisbênios Sul Americanos, havendo cinco pesquisadores doutores atuando efetivamente no estudo taxonômico dos anfisbenídeos brasileiros, produzindo conhecimento (artigos) e formando novos pesquisadores na área. Estudos destancam que a diversidade de anfisbênio é subestimada e reforçam a interpretação de que quantidade de estudos e estudiosos no grupo não supre a demanda de perda de hábitat e desconhecimento taxonômico, filogenético, ecológico, dentre outros fatores. Atrelado a carência de informação taxonômicas e de riqueza de espécies para os anfisbenídeos dos biomas brasileiros, devem ser consideradas as recentes investidas desenvolvimentistas nos ambientes naturais e consequentemente os impactos ambientais e a perda de habitat para as diferentes áreas. No projeto com o objetivo de suprir as deficiências relacionadas a taxonomia de Amphisbaenia, cumpriremos os seguintes objetivos específicos: 1) fornecer formação curatorial para biólogo em acervo herpetológico do interior da Amazônia brasileira; 2) revisar e incluir os resultados da pesquisa bibliográfica sobre Amphisbaenia no banco de dados do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil; 3) revisar o status taxonômico de espécies de anfisbenídeos brasileiros, como por exemplo Amphisbaena ibijara; 4) realizar a revisão taxonômica dos anfisbênios da diagonal aberta/seca da América do Sul e áreas ecotonais com a Amazônia; 5) analisar os padrões biogeográficos potencialmente responsáveis pela diversificação de espécies de anfisbenídeos na área seca / aberta da América do Sul; 6) investigar padrões biogeográficos de diversidade e distribuição de anfisbenídeos no Brasil e analisar como os padrões observados se relacionam com a história evolutiva; e 7) fortalecer o grupo de pesquisa do Cnpq ?Estudo de Amphisbaenia?, para que alguns dos principais taxonomistas que atuam neste grupo no Brasil possam participar e integrar as pesquisas taxonômicas e biogeográficas. Adicionalmente, para o subprojeto de pós-doutorado os seguintes objetivos são propostos: 1) Considerando a dispersão limitada pela fossorialidade em Amphisbaenia, testaremos a hipótese de que gradientes edáficos e de precipitação são melhores preditores de variação espacial em distâncias genéticas e morfológicas em comparação à distância geográfica. Nossa meta é desembaralhar os efeitos de distâncias ambientais de distâncias geográficas sobre padrões de diversificação em Amphisbaenia. 2) Assumindo um cenário de pressão adaptativa imposta pela variação em características edáficas e pluviométricas, testaremos a hipótese de que distâncias genéticas baseadas em loci gênicos com sinal de seleção serão mais afetadas por gradientes ambientais do que loci neutros. 3) Se a variação morfológica em Amphisbaenia for preditora das taxas de diversificação evolutiva, testaremos a hipótese de que a dispersão limitada pela heterogeneidade ambiental é uma fonte importante de cladogênese em Amphisbaenia.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Percepção de moradores em comunidades tradicionais sobre serpentes peçonhentas: um estudo sobre Etnozoologia em comunidades de várzea e terra firme
    A Etnozoologia estuda o conhecimento tradicional do homem sobre o animal. Portanto, o acesso as percepções e conhecimentos de uma determinada comunidade com relação à fauna local, permitem uma melhor compreensão das interações do homem com o ambiente, sendo fundamental na formulação de estratégias para a conservação da biodiversidade como, por exemplo, das serpentes. A região amazônica possui uma série de localidades importantes que ainda precisam de estudos sobre a percepção de comunidades locais em relação a serpentes peçonhentas. Assumindo que esses acidentes são recorrentes nessas comunidades e acredita-se que através de ações educativas que promovam o conhecimento sobre essas espécies e as relações destas com o ambiente são de fundamental importância, pois estas têm sido apontadas como uma eficiente estratégia para atribuir valor de conservação ao grupo em questão e preservação da biodiversidade local. Sabendo disso, este trabalho tem como objetivo, investigar a percepção de moradores em comunidades de várzea e comunidades de terra firme sobre serpentes peçonhentas no município de Alenquer, Pará. A área de estudo irá abranger comunidades de várzea e de terra firme do município de Alenquer, estado do Pará. A pesquisa será qualitativa e previamente submetida ao comitê de ética. A entrevista com os moradores da comunidade será feita através de questionário semi-estruturado e os dados coletados serão plotados em software Excel 2016, levando em consideração o modelo de união de diversas competências onde todos os dados obtidos são de relevância. As ações extensionistas (roda de conversa), serão realizadas nas duas comunidades alvos da pesquisa visando a orientação das comunidades envolvidas acerca da prevencão, identificação de serpentes de interesse médico. Espera-se deste projeto, resultados que identifiquem os diferentes conhecimentos a respeito de serpentes peçonhentas em comunidades de várzea e terra firme e paralelo a isso que a UFOPA promova rodas de conversas, afim de que o comunitário consigo compreender que os seus conhecimentos são de grande importância para meio cientifico e , por isso, podem ser enriquecidos através de conhecimentos científicos de pesquisadores da região.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • A metodologia course-based undergraduate research experience (CURE) como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará
    O ensino por investigação é amplamente estudado pela comunidade científica, com seus benefícios na educação básica já caracterizados. Mas, essa abordagem é pouco empregada nos cursos de graduação das universidades brasileiras. Para os graduandos, o envolvimento com a pesquisa ocorre pela participação voluntária ou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que carrega um lado negativo: o número limitado de bolsas. Assim, mesmo que seja importante que os estudantes de licenciatura sejam alfabetizados cientificamente, a possibilidade de participação em pesquisas não é para todos. Surge, então, a pergunta: Como promover a alfabetização científica através da realização de experimentos autênticos incluindo todos os alunos de uma turma? Encontramos uma possível resposta na literatura internacional em cursos de graduação baseados em experiencias de pesquisa (tradução de course-based undergraduate research experience - CURE). Vários CURE foram e são implementados em universidades americanas financiados por diferentes agências de fomento dos Estados Unidos. Um CURE se caracteriza pelo envolvimento de toda turma na realização de uma pesquisa científica inédita e de ponta, sob orientação do professor. Com isso, promovem tanto a alfabetização científica dos alunos quanto o avanço da Ciência com novas descobertas. Ao mesmo tempo, cursos CURE são capazes de conectar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores enriquecendo a troca de experiências e o aprendizado. Assim, o objetivo do presente projeto é avaliar o desenvolvimento da metodologia CURE em disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) como ferramenta para o ensino, pesquisa e extensão. Como metodologia utilizaremos questionários e análise de narrativas autobiográfica.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo dos anfisbênios amazônicos, com base ao estudo filogenéticos dos anfisbênios americanos (Amphisbaenia: Amphisbaenidae)
    Amphisbaenia é um grupo monofilético de Squamata, suportado por caracteres morfológicos e moleculares. Juntamente com Tuatara, Serpentes, Lagartos, Crocodilianos e Aves compõem a classe Reptilia. Apesar do reconhecido monofiletismo de Amphisbaenia, pouco se sabe das relações evolutivas das espécies e dos padrões evolutivos dos caracteres diagnósticos de espécies e gêneros. A maioria dos estudos mais recentes sobre a taxonomia do grupo remetem-se à descrição de novas espécies. Autores vem salientando que os estudos taxonômicos de anfisbênios, bem como filogenéticos carecem de abordagem mais específica e detalhada de dados que contribuam com a identificação das espécies. Essa carência de informações vem sendo correlacionada, principalmente, com o hábito fossorial secretivo e dificuldades de amostragem de campo, sendo muitas espécies pouco representadas nas coleções científicas. No Brasil particularmente, esse cenário vem sendo modificado na última década por advento de acesso a boas amostragens a partir de campanhas de campo e estudos e monitoramentos em áreas de instalação de grandes empreendimentos (e.g. mineração, hidrelétricas, etc). Na última década 17 espécies foram descritas para a subordem Amphisbaenia (n atual = 205), corroborando a interpretação de subamostragem para a riqueza de espécies e carência de informações. O aumento do colecionamento de anfisbênios vem possibilitando o desenvolvimento de estudos complementares para espécies poucos conhecidas e a descrição de novas espécies. A identificação de novas espécies intensificam a necessidade de estudos aplicados ao conhecimento da diversidade de anfisbênios e as estratégias de conservação para os biomas em que se encontram. Dentre as áreas prioritárias as atividades de pesquisa e conservação, os biomas Cerrado e Amazônia se destacam, principalmente por abrigarem a maioria das espécies de anfisbênios (n = 57, 81,4%), o Cerrado ser um ?hotspot? com índices ainda existentes de destruição e a Amazônia por estar em acentuada pressão de ações desenvolvimentistas sobre os ambientes naturais. Autores afirmam que o nível de conhecimento é pequeno em relação aos impactos da degradação ou perda de habitats sobre os anfisbênios, principalmente por eles serem subterrâneos e precariamente conhecidos. No presente projeto objetiva-se complementar as informações existentes dos anfisbênios registrados no bioma Amazônia a partir da análise morfológica de espécies representadas em coleções científicas.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Herpetofauna (Reptilia e Amphibia) da sub-região hidrográfica do Rio Tapajós, Brasil
    A sub-região hidrográfica do Rio Tapajós possui algumas áreas relativamente bem amostradas em relação a herpetofauna, entretanto são muitas as lacunas de conhecimento na região. Com a sistematização das informações já existentes será possível identificar áreas prioritárias para inventários em campo. Dados sobre a composição de espécies, distribuição geográfica e ecologia são fundamentais para determinação de padrões ecológicos e processos históricos responsáveis pela formação e manutenção da biodiversidade, além de serem essenciais para ações de conservação. Esta pesquisa contribuirá para o conhecimento da herpetofauna amazônica, sanando sérias falhas no conhecimento taxonômico e geográfico da diversidade de répteis e anfíbios do oeste do Pará e permitindo a recomendação de medidas protetoras e possível preservação de áreas de ambientes deste tipo; incremento da coleção herpetológica da UFOPA, através de um aumento significativo de sua cobertura geográfica e, em menor grau, taxonômica; produção, baseada totalmente ou parcialmente nos resultados de Projeto, de uma série de publicações científicas, como: descrição de novos táxons, lista de espécie, catálogo, monografias e estudos ecológico/naturalísticos; produção, baseada principalmente no banco de dados de fotografias de répteis, anfíbios e ambientes, de guias de identificação dedicados principalmente ao pessoal não científico associados à preservação e manutenção da biodiversidade do Estado; treinamento científico de estudantes associados ao Projeto, especialmente em termos de técnicas de laboratório e campo, para o estudo da biodiversidade da herpetofauna da Amazônia. Os autores deste projeto já vêm atuando há alguns anos com estudos de répteis e anfíbios na região oeste do Estado do Pará, às vezes em coautoria com outros pesquisadores. Com o presente projeto pretende-se continuar e ampliar estes estudos.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Qual a Natureza da Ciência? Diferentes respostas a partir de um olhar multidisciplinar
    O projeto tem o objetivo de estimular a compreensão da natureza da ciência por estudantes da educação básica e superior a partir de um olha multidisciplinar do fazer ciência. O projeto faz parte do PROGRAMA INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (PEEx) que tem como objetivo fomentar ações para o fortalecimento do ensino, de pesquisa e extensão, a favor de discentes na construção de saberes imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às ações individuais e coletivas.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PEEx BiodiversAn: Ensino, pesquisa e extensão em Biodiversidade Animal
    O ensino de Zoologia de forma teórica, mesmo utilizando variados meios de ensino-aprendizado, não consegue fazer com que ocorra um aprendizado significativo, por isso a importância do uso de aulas práticas, com demonstração da diversidade animal regional ou da vivência dos alunos. Nesse contexto, a manutenção de coleções biológicas é imprescindível para que o aprendizado teórico seja posto em prática e assim o aprendizado tomar maior significância, potencializando a apreensão do conhecimento. A formação de profissionais capacitados, que possam ser inseridos junto a outras instituições de ensino públicos ou privados, em pesquisa e do terceiro setor, pode garantir e impulsionar o desenvolvimento regional, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população que vive nesta região. Partindo do princípio sobre a importância do entendimento nos mais diversos organismos, que compõem a biosfera, é necessária uma grande investigação sobre táxons para que se aprofundem os conhecimentos e se possa realmente perceber o quanto é complexa, rica e diversificada a biodiversidade na terra. Contudo, é preciso considerar os desafios para se estudar a biodiversidade, principalmente, quando se trata do desenvolvimento da aprendizagem. Portanto, é necessário a utilização de instrumentos diversificados que despertem o interesse do aluno e da sociedade. O presente projeto busca integrar diferentes abordagens dentro da temática Biodiversidade animal envolvendo disciplinas dos cursos de Ciências Biológicas do ICED e do campus de Oriximiná. Para isso a equipe será formada por professores e um técnico do programa de ciências naturais do ICED, professor do centro de formação interdisciplinar da UFOPA e um professor do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do campus de Oriximiná.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Entendendo o funcionamento de ecossistemas florestais de terra-firme e várzea através de ações educativas e de recuperação de áreas degradadas no distrito de Arapixuna, Santarém, PA
    A proposta visa entender a interação solo ?planta -atmosfera em florestas de várzea e de terra firme em uma comunidade ribeirinha no Oeste do Pará e fomentar ações educativas e de recuperação das áreas degradadas na comunidade. Entre as ações específicas destacam-se: > Análise da composição florística, taxas de crescimento da vegetação e a relação entre estes fatores e as variáveis edafo-climáticas locais. > Identificar as espécies que tenham potencial para utilização em restauração de áreas degradadas e em sistemas agrosilviculturais e silvipastoris em áreas de terra-firme e em áreas de várzea, respectivamente; > Realizar a restauração ambiental das áreas antropizadas em terra-firme e várzea, com implantação de sistemas de cultivos agrosilviculturais e silvipastoris; >Produção de material didático e de divulgação científica > Realizar oficinas e workshops com a comunidade escolar, integrando os componentes curriculares propostos no Projeto Político Pedagógico do curso de Graduação com a realidade local.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Edital Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx): Entendendo a evolução da diversidade da vida: Pesquisa, Ensino e Extensão em Evolução e Sistemática
    A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas da Terra. É também um dos biomas menos explorados e menos estudados. Atualmente, devido às pressões econômicas e de colonização, seus ambientes naturais estão sendo substituídos por paisagens antrópicas em ritmo acelerado, levando a cenários pessimistas para catalogar e conservar a biodiversidade.O uso de métodos de ponta em sistemática e evolução em biodiversidade pode ajudar a compreender a real diversidade de organismos, direcionar esforços de coleta, documentar linhagens e seus atributos, sua distribuição precisa e tamanhos de população, para acelerar a identificação e descrição de novos táxons, elucidar a integridade das espécies e documentar a diversidade genética, morfológica e funcional, a fim de reduzir as lacunas de conhecimento em biodiversidade na Amazônia e ajudar a apoiar o equilíbrio entre conservação e desenvolvimento na região.
    Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Bothrops atrox no oeste do Pará - hábitos alimentares, composição do veneno e envenenamento experimental de espécimes coletados em áreas de floresta, savana e cultivo de soja
    Período: 2011 - 2015 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Toxinas Peptídicas de Peçonhas Animais com potenciais biotecnológico e terapêutico
    Propõe-se estudar toxinas peptídicas com potenciais biotecnológicos e terapêuticos, como toxinas inseticidas, antimicrobianas, anti-hipertensivas, potenciadoras de função erétil, antitumorais, dentre outras, visando a obtenção de patentes e produtos, além da formação de recursos humanos no âmbito dos Programas de Pós-graduação envolvidos.
    Período: 2011 - 2015 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Inventário estruturado de serpentes em áreas de savana amazônica e comparação com áreas florestadas no médio Amazonas, oeste do Estado do Pará, Brasil
    Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diagnóstico da invasão da rã-touro (Lithobates catesbeianus) na Mata Atlântica do sul do Brasil
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Morfologia dos Grupos Recentes ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Taxonomia dos Grupos Recentes ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Zoologia Aplicada ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Participação em Banca de Doutorado0100113
Participação em Banca de Exame de Qualificação93130218
Participação em Banca de Graduação310012135
Participação em Banca de Mestrado130301017
Total534444473
Eventos
Tipo de Produção < Total
Participação em Congresso99
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio11
Total1212
Orientação
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado0000202
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000202
Orientação em Andamento de Mestrado0001102
Orientações Concluídas para Mestrado83010113
Outras Orientações Concluídas271321034
Total354346153
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Artigo Publicado343424350
Capitulo de Livro Publicado0010001
Outras Participações em Eventos e Congressos3000003
Trabalho em Eventos390030042
Total763554396
Produção Técnica
Tipo de Produção < Total
Trabalho Técnico44
Total44
Parceiros