Bionorte em Números

Giselle Maria Rachid Viana
CitaçõesVIANA, G. M. R.;VIANA, GM;VIANA, GISELLE MARIA RACHID;VIANA, GISELLE;VIANA, GISELE M R;VIANA, GISELE M. R.;VIANA, GISELLE M.R.;VIANA, GISELLE M R;RACHID VIANA, GISELLE MARIA;VIANA, GISELLE M. R.
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários
    Universidade Federal do Pará
  • Mestrado - Periodo: 1999 a 2002 - Ciências Biológicas
    Universidade Federal do Pará
  • Graduação - Periodo: 1994 a 1998 - Farmácia Bioquímica
    Centro Universitário do Pará
Atuação Profissional
  • Centro Universitário do Pará- / Periodo: 2007 a 2010
  • Centro Universitário do Pará- / Periodo: 1996 a 1997
  • Distribuidora Big Benn LTDA.- / Periodo: 2001 a 2004
  • Escola Superior da Amazônia- / Periodo: 2009 a 2017
  • Faculdades Integradas Carajás- / Periodo: 2017 a 2017
  • Frontiers in Public Health- / Periodo: 2022 a atual
  • Frontiers in Tropical Diseases- / Periodo: 2022 a atual
  • Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia- / Periodo: 2004 a 2005
  • Fundação Oswaldo Cruz- / Periodo: 2022 a atual
  • Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna- / Periodo: 2020 a 2021
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 2020 a atual
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 2016 a atual
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 2011 a atual
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 2005 a 2011
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 1999 a 2002
  • Instituto Evandro Chagas- / Periodo: 1995 a 1998
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- / Periodo: 2006 a 2007
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- / Periodo: 2005 a 2006
  • Organização Pan-Americana de Saúde- / Periodo: 2007 a 2007
  • Organização Pan-Americana de Saúde- / Periodo: 2006 a 2006
  • PLoS One- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista Pan-Amazônica de Saúde (Online)- / Periodo: 2016 a atual
  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica- / Periodo: 2019 a atual
  • (SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde- / Periodo: 2015 a atual
  • (SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde- / Periodo: 2012 a atual
  • (SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde- / Periodo: 2014 a 2019
  • (SVS/MS) Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde- / Periodo: 2011 a 2019
  • Universidade de São Paulo- / Periodo: 2006 a 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro- / Periodo: 2006 a 2006
Linha de Pesquisa
  • Malária: Epidemiologia, Diagnóstico Laboratorial e Resistência dos Plasmódios Humanos aos Antimaláricos
  • Malária na Amazônia.
  • Saúde Coletiva, Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Projetos de Pesquisa
  • O Impacto da Pandemia pela COVID-19 em Profissionais de Saúde em um Hospital Universitário
    Em dezembro de 2019, pesquisadores chineses notificaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) um surto de pneumonia de causa desconhecida observada em Wuhan, China, inicialmente entre trabalhadores e frequentadores de um mercado, na cidade de Wuhan, China. Novos coronavírus de mamíferos agora são regularmente identificados, e o Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), autoridade global na designação e nomeação de vírus, nomeou o novo coronavirus como, coronavirus 2, o SARS-COV-2. A doença causada pelo SARS-COV-2 passa a ser denominada pela Organização Mundial de Saúde, como COVID-19, doença infecciosa pelo coronavirus3. Diretrizes atuais sugerem que devem ser garantidas todas as medidas de proteção para os profissionais de saúde semelhantes aos indicados para infecções do grupo A - uma categoria reservado para pessoas altamente infecciosas patógenos, como cólera e a peste. Os profissionais de saúde são da linha de frente e por correm o risco de não apenas adoecerem pelo novo coronavírus 2019 (covid-19), mas também de evoluírem com quadros psicológicos também. Dados de pandemias anteriores, particularmente após a quarentena, sugerem que os profissionais de saúde pode desenvolver sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão e distúrbios do uso de substâncias. Dados preliminares de China e Itália durante a oferta pandêmica da covid-19 evidenciam que profissionais de saúde na China relataram depressão (em 50,3%), ansiedade (44,6%) e insônia (34,0%). Diante do contexto do estado de saúde, o presente trabalho visa analisar o grau de impacto da pandemia, devido às mudanças propostas, especialmente em profissionais de saúde de saúde que representam o principal médicos atuantes em combate à pandemia do coronavírus em um hospital de ensino.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Eficácia de três esquemas para o tratamento terminal com primaquina para Plasmodium vivax em Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil
    A Organização Mundial de Saúde recomenda que as políticas de tratamento antimalárico sejam avaliadas a intervalos de alguns anos para verificação da sua eficácia. A malária por P. vivax é o tipo mais comum no Brasil e os casos se concentram na região amazônica brasileira. Assim, o objetivo principal do estudo é avaliar três esquemas de cloroquina e de primaquina no tratamento das infecções por P. vivax em Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Vigilância da Deleção dos Genes para HRP2 e HRP3 (Proteínas 2 e 3 Ricas em Histidina) de Plasmodium falciparum em Áreas Endêmicas da Amazônia Brasileira.
    Este estudo tem como objetivo principal monitorar a deleção dos genes para HRP2 e HRP3 (Proteínas 2 e 3 Ricas em Histidina) de Plasmodium falciparum em áreas endêmicas da Amazônia brasileira, assim como determinar a frequência de parasitos com ausência de pfhrp2 e de pfhrp3 e/ou para ambas proteínas (HRP2 e HRP3) nos isolados analisados. A partir destes achados, pretende-se contribuir com evidências científicas para fornecer orientações/recomendações ao Programa Nacional de Prevenção e Controle de Malária para aquisição e uso de TDR com base em HRP2 que esteja de acordo com as características epidemiológicas da área e genética dos parasitos do local que será implementado, conforme o caso.
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Instrumento Digital para Avaliar a Percepção dos Pacientes quanto à Adesão ao Tratamento da Malária: construção e validação.
    Apesar do tratamento antimalárico adotado pelo Ministério da Saúde (MS) no Brasil assegurar eficácia e segurança na cura e controle da doença, ainda há alguns importantes desafios a serem melhor compreendidos e superados neste componente. A título de exemplo, cita-se as ocorrências de não adesão ao tratamento medicamentoso da malária que, juntamente com fatores como dificuldade de acesso às áreas remotas, ausência de vacina universal e em larga escala, etc., podem contribuir para a manutenção da transmissão, além de acelerar a disseminação da resistência dos parasitos aos antimaláricos e colaborar para o aumento das recaídas ou recrudescências, o que pode comprometer a efetividade das ações de controle desta doença. Diante deste cenário, o conhecimento sobre os aspectos comportamentais, por métodos observacionais ou autorrelato, que estariam contribuindo ou mesmo favorecendo a ocorrência da não adesão em determinado local é uma das estratégias possíveis para fins de medição da adesão ao tratamento antimalárico. Associado ao indicador comportamental e considerando o advento de dispositivos móveis na área da saúde, torna-se importante fomentar o desenvolvimento de tecnologias para agregar mais uma ferramenta para o controle da malária, a título de exemplo da elaboração dos aplicativos da área de saúde para smartphones, que contribuam com os profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ademais, a conexão do segmento saúde com o ramo da tecnologia resultará na modernização e informatização de serviços que, anteriormente, eram executados em formulários de papel preenchidos, manualmente, por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos de laboratório, dentre outros profissionais, o que tornará mais ágil o envio dos dados coletados e a comunicação entre todos os setores envolvidos com o trabalho de combate à malária, além de reduzir a burocracia e contribuir com as ações de sustentabilidade ambiental no contexto da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) verde. Assim, este projeto propõe construir e validar conteúdo e semântica de formulário digital, que será utilizado como modelo para desenvolvimento do protótipo de aplicativo móvel (App.), com a finalidade de avaliar a percepção dos pacientes quanto à adesão ao tratamento da malária.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Perfis in silico de modulação da infecção por espécies de Plasmodium sp mediadas por miRNA humano
    MicroRNA (miRNA) é uma classe de pequenos RNAs não codificantes, conservados com cerca de 22 nucleotídeos, reconhecidos como importantes reguladores de processos biológicos pós-transcricionais por repressão translacional ou degradação de RNA mensageiro. Para compreender a interação entre o Plasmodium e o hospedeiro humano, estudos sobre o papel do miRNA têm sido desenvolvidos para auxiliar na identificação de espécies sensíveis ao controle da expressão gênica, a fim de ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de interação parasita-hospedeiro e perspectivas de prognóstico, aplicações diagnósticas e terapêuticas. Portanto, os objetivos principais deste estudo são caracterizar in silico os perfis de alocação de hsa-miRNA nos genomas de três espécies de Plasmodium (P. vivax-Pv, P. falciparum-Pf e P. malariae-Pm) que causam a infecção humana e duas espécies (P. simium-Ps e P. brasilianum-Pb) agentes etiológicos da malária em primatas não-humanos (PNH), além de comparar in silico os perfis de modulação da infecção de espécies patogênicas para humanos com aqueles de outras espécies de PNH.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Malária em Oeiras do Pará: Fatores de Risco e Análise Espacial
    Os municípios paraenses de Cametá e Oeiras do Pará são considerados prioritários quanto às ações de controle e vigilância de malária no Brasil, pois mantêm a transmissão ativa da doença ao longo dos anos sem uma resolução efetiva e sustentável. Em face disso, a análise criteriosa dos fatores intervenientes na transmissão local da malária é fundamental para promover a melhor compreensão da dinâmica epidemiológica do agravo na região e assim viabilizar a adoção de medidas estratégicas resolutivas. Este estudo visa identificar os fatores de risco e analisar a distribuição espacial da dinâmica de transmissão da malária nos municípios de Cametá e Oeiras do Pará, estado do Pará, Amazônia brasileira, no período de 2017 a 2018, bem com analisar a correlação entre o risco de contrair malária e os fatores epidemiológicos, demográficos, socioeconômicos, comportamentais e ambientais identificados, analisar a distribuição espacial dos casos de malária nos municípios investigados e identificar clusters e zonas quentes (hotspots) relacionados à dinâmica de transmissão da malária nas áreas de estudo. Para isto, a limpeza e análise dos dados dos participantes previamente inseridos em banco de dados será realizada através do programa SAS ? versão 9.4. A análise da densidade e da distribuição espacial e temporal da frequência de casos de malária nas áreas estudadas será realizada por meio do programa SaTScan 7.0.3 para verificação de dispersão e randomização dos casos, a fim de permitir a avaliação da significância estatística dos clusters encontrados. O modelo de regressão de Cox (análise multivariada forward) será utilizado para análise de correlação das covariáveis. O valor de p ≤ 0,05 será considerado estatisticamente significativo. Para inclusão das covariáveis na análise multivariada será considerado valor de p ≤ 0,02. A associação da análise espacial e temporal de casos de malária à identificação e análise dos fatores de risco relacionados à aquisição da doença deve aportar o conhecimento científico sobre as causas que promovem e/ou potencializam o risco de contrair a doença na região estudada. Desta forma, as intervenções de controle poderão ser direcionadas conforme a necessidade local, visto que serão adotadas ferramentas de priorização do risco mais sensíveis, que auxiliarão na intensificação das ações estratégicas para as áreas com maior impacto na transmissão da malária, além de também estarem relacionadas à condição de saúde dos indivíduos e da população local. Este produto ainda deve servir de modelo metodológico para o mapeamento espaço-temporal de outras doenças e avaliação de cenários epidemiológicos, com a finalidade de colaborar com o planejamento das ações em saúde pública e na avaliação das redes de atenção primária. Assim, esta entrega deve contribuir para a construção de diretrizes técnicas e políticas de saúde baseadas em evidências, que busquem a sinergia de fatores para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde Mental dos Trabalhadores de um Instituto de Pesquisa em Saúde Pública durante a Pandemia da COVID-19
    Uma pandemia é caracterizada pela disseminação de uma doença que ultrapassa fronteiras internacionais, com transmissão sustentada entre seres humanos. A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Teve início em Wuhan, na China, no final de 2019, alastrando-se pelo mundo e ocasionando 365,26 milhões de casos e aproximadamente 5,63 milhões de óbitos até 27 de janeiro de 2022. A crise mental decorrente desse evento pode se configurar em outro importante acometimento dentro da crise pandêmica. Pessoas podem desenvolver ou ter exacerbados sinais e sintomas psicológicos e psicossomáticos compatíveis com o momento pandêmico e suas consequências. A pesquisa justifica-se pela necessidade de propor intervenções em saúde mental que observem diretrizes previstas nos programas de Atenção à Saúde Mental do Ministério da Saúde, alinhadas às necessidades de saúde psicossocial da população pesquisada. O objetivo geral consiste em identificar o nível de saúde mental relatados pelos trabalhadores de um instituto de pesquisa em saúde pública, submetidos aos protocolos sanitários e de segurança do trabalho durante a pandemia da COVID-19. Os objetivos específicos buscam descrever eventos psicossomáticos relatados pela população investigada, determinar o nível de depressão, ansiedade e sintomas de estresse na população de estudo, conhecer o perfil sobre a saúde mental e eventos psicossomáticos da população investigada e desenvolver uma Tecnologia Educativa (TE), na forma de cartilha, visando contribuir para a promoção do conhecimento sobre o plano de intervenções em saúde mental convergente às orientações do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Brasil, alinhado à necessidade de saúde psicossocial da população pesquisada. O estudo será transversal descritivo, qualitativo e quantitativo, cujos participantes serão trabalhadores do Instituto Evandro Chagas (IEC). Uma ficha de investigação será aplicada e os dados serão organizados e analisados pelos softwares Excel/Office/Microsoft 2007 e pelas ferramentas analíticas aportadas pelo programa Bioestat 5.3.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Marcadores prognósticos e preditivos em COVID-19 e suas aplicações no manejo de pacientes e em estratégias públicas de prevenção e mitigação da pandemia
    Diante do atual cenário da pandemia da COVID-19 se faz necessário o entendimento da doença e dos seus possíveis tratamentos. Estudos clínicos ao redor do mundo vem sendo realizados e alguns dados de estudos in vitro indicam a possibilidade de uso da cloroquina para o tratamento. No entanto, os índices de mortalidade e de sucesso de tratamento têm sido diferentes no mundo, sugerindo a influência da etnia e de perfis genéticos populacionais, bem como da falta de informações em relação a evolução da doença e do colapso do sistema de saúde. Logo, a identificação de marcadores prognóstico/preditivos para COVID-19 é essencial para manejo de pacientes e orientação das políticas públicas de contenção e aparelhagem estratégica do sistema de saúde. O perfil genético populacional de enzimas responsáveis pela metabolização da cloroquina, marcadores laboratoriais e imunológicos são alguns dos que serão avaliados neste projeto. O objetivo deste projeto é investigar marcadores prognóstico-preditivos para infecção, prognóstico e evolução da doença e resposta ao tratamento com cloroquina na COVID-19.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde Ambiental e Vigilância Epidemiológica em Áreas Garimpeiras de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará
    Proposta que abrange dois Programas de Pós-Graduação do IEC - Virologia (PPGV) e Epidemiologia e Vigilância em Saúde (PPGEVS) - foi aprovada pela CAPES (Edital 13/2020 - PROCESSO Nº 23038.006914/2020-12): "CONSOLIDAÇÃO DOS PPG DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS POR MEIO DE ESTUDOS SOBRE SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM ÁREAS GARIMPEIRAS E INVESTIGAÇÕES DE VIROSES EMERGENTES E REEMERGENTES NO PARÁ". O Programa PPGEVS tem um plano de trabalho nessa proposta intitulado "SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM ÁREAS GARIMPEIRAS DE CACHOEIRA DO PIRIÁ, NO ESTADO DO PARÁ". Este estudo do Programa PPGEVS envolve vários docentes e tem por objetivo avaliar os riscos à saúde da população associados a agravos ambientais em Cachoeira do Piriá para auxiliar na prevenção e mitigação de seus impactos. Para atingir esse objetivo, o projeto aposta em quatro grandes estratégias: 1) Utilizar a infraestrutura já disponível no IEC, 2) Organizar temporalmente e espacialmente a logística de atuação na área, 3) Fomentar a formação altamente qualificada, 4) Proporcionar ações de apoio à vigilância e informação em saúde e meio ambiente para a população local. Assim, a infraestrutura disponível no IEC para este projeto abrange um conjunto de laboratórios, como: 1) Toxicologia, Cultura de Tecidos e Citogenética e Microbiologia Ambiental , 2) Hematologia e Bioquímica , 3) Protozoários Intestinais, Epidemiologia das Leishmanioses, Ensaios Clínicos e Pesquisa Básica de Malária , 4) Infecções Bacterianas , 5) Biologia Molecular , 6) Vírus Gastroentéricos , 7) Setor de Atendimento Médico Unificado , 8) Setores de Transporte e Informática que juntos aportam equipamentos estimados em mais de R$ 5.000.000,00. O IEC apresenta recursos destinados à este projeto para custeio de deslocamentos de equipes e diárias de servidores. A organização temporal e espacial dar-se-á pela divisão do projeto em 2 biênios: o primeiro para realização das atividades em áreas de garimpo próximas à zona urbana e o segundo em áreas próximas à zona rural. A formação de alto nível será atingida por meio da produção acadêmica vinculada aos bolsistas e da equipe do projeto que atuarão sob a égide da colaboração, ética e compromisso social, com foco nos problemas reais presentes na região. As ações transversais desse projeto incluem a elaboração de oficinas educativas sobre saúde e meio ambiente, a ser executada para a população local, assim como a disseminação do conhecimento gerado pela pesquisa por meio da elaboração de materiais educativos. Os resultados esperados repercutem em 54 produtos.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Piloto: Avaliação da Identificação de Formas de Plasmódios em Lâminas de Gota Espessa e Distensão Sanguínea, por meio de Inteligência Artificial (AI)
    Este projeto tem como objetivo principal desenvolver um sistema de diagnóstico de malária de baixo custo (protótipo), por meio das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) a serem utilizadas em dispositivos móveis (mHealth). Para isso, será desenvolvido um protótipo de sistema para diagnóstico de malária a ser utilizado em dispositivos móveis, que garanta precisão, rapidez e baixo custo, por meio de estratégias de segmentação, processamentos de imagens digitais dos estágios dos plamódios, machine learning e redes neurais, com o propósito de identificar as espécies de plasmódios, categorizar as espécies e determinar a densidade parasitária.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede de atenção à saúde do viajante e migrante
    O objetivo principal do projeto é implantar o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e Migrante no IEC, com estrutura para funcionamento no âmbito da prevenção de riscos e tratamento de doenças relacionadas às viagens e deslocamentos forçados ou não, bem como ofertar protocolos e procedimentos de orientação ao usuário com características de viajante. Ressalta-se que será um serviço com atuação convergente à rede CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).
    Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação do Perfil Fenotípico de Metabolização da Cloroquina em um Município Endêmico para Malária por P. vivax na Região Amazônica Brasileira
    A malária é uma das principais doenças endêmicas no Brasil, afetando a qualidade de vida das populações de regiões tropicais e subtropicais, mesmo sendo prevenível e tratável. Nesse contexto, embora diversos estudos associem falhas terapêuticas da combinação de Cloroquina e Primaquina a polimorfismos dos genes que metabolizam os antimaláricos (CYP2C8 e CYP2D6), é necessário aprofundar o conhecimento sobre os perfis genotípicos e fenotípicos desses metabolizadores e a possível associação destes polimorfismos à recorrência da malária por P. vivax no Brasil, sobretudo, na região Amazônica. Este estudo terá como objetivo avaliar a caracterização molecular do gene CYP2C8 para identificar perfis genotípicos e fenotípicos de metabolização da Cloroquina em 150 amostras de DNA obtidas de pacientes habitantes do município de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Os dados gerados por este estudo permitirão analisar a frequência alélica populacional e haplotípica (individual e populacional), e definir a predição fenotípica para a metabolização de Cloroquina de cada participante e da população estudada.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de métodos point-of-care rápidos e de baixo custo para o diagnóstico de doenças tropicais negligenciadas, visando seu controle e mitigação
    Projeto aprovado no âmbito da Chamada CNPq 21/2023 - Estudos transdiciplinares em saúde coletiva, com recursos financeiro de R$ 1.123.200,00. Visando o desenvolvimento de métodos de fotodiagnóstico para Leishmaniose, Doença de Chagas, Malária, Tuberculose, Dengue, Zika e Chikungunya. Projeto de cooperação nacional envolvendo diferentes ICTs, cuja execução é sediada e coordenada pelo SISFOTON-UFMS, tendo como vice-coordenação o IEC.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Realização da XVII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM)
    Projeto aprovado no âmbito da Chamada CNPq 12/2023 - Linha 2: Eventos Tradicionais Nacionais ou Internacionais, com recursos financeiros de R$ 33.260,79, visando o desenvolvimento do projeto de extensão da XVII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM), que é o evento técnico-científico mais tradicional realizado no Brasil há mais de 35 anos, agregando a comunidade envolvida na pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, controle e eliminação da malária.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS E SUA RELAÇÃO NO QUADRO NOSOLÓGICO NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DOS EMPREENDIMENTOS VALE - PROJETO SALOBO III, SERRA NORTE E SERRA LESTE
    O projeto proposto será executado nas áreas de influência direta dos empreendimentos da VALE, na região do complexo minerador de Carajás, onde serão conduzidos os estudos de avaliação das alterações ambientais e sua relação no quadro nosológico nas áreas de influências dos empreendimentos Salobo III, na Floresta Nacional do Tapirapé Aquirí, Marabá-PA, com área de influência direta no território de Parauapebas-PA e empreendimento Serra Leste, na região de Serra Pelada, em Curionópolis, estado do PA..
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação Clínico Epidemiológica dos Casos de Malária falciparum Atendidos em um Centro de Pesquisa na AmazôniaQUISA NA AMAZÔNIA
    A malária é uma doença parasitária febril aguda, não contagiosa, que acomete milhões de pessoas nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil, a doença pode ser causada por três espécies de Plasmodium sp: P. vivax, P. falciparum e P. malariae, sendo 86% dos casos da doença no Brasil determinadas por P. vivax (OLIVEIRA-FERREIRA et al, 2010). A malária apresenta comportamento espectral, dependendo das condições de imunidade do paciente e das espécies parasitárias; é endêmica na região amazônica, devido às condições geográficas favoráveis ? rios caudalosos, temperatura, umidade, chuvas e áreas de floresta ? e aos modelos de atividades econômicas presentes ? aberturas de frentes de trabalho em hidrelétricas, extrativismo mineral e agropecuária. Essas condições favorecem a transmissão da doença na região. Segundo dados do último relatório sobre malária da Organização Mundial de Saúde, em 2018, ocorreram 228 milhões de casos de malária em todo o mundo (95% IC: 206-258 milhões), comparado a 2017 em que ocorreram 231 milhões de casos da doença (IC 95%: 211-259 milhões) (WHO, 2019). Em 2018, a estimativa para a América foi de aproximadamente 929 mil casos, com 577 mortes (redução de 22% em relação ao ano anterior). No Brasil, após aumento no ano de 2017, retornou a situação da década anterior com redução no número de casos, com um total de 194.271 casos da doença (redução de cerca de 1%), sabe-se ainda que a região amazônica brasileira foi responsável pela notificação de 193.534 casos em 2018 (aumento de 11% em relação ao ano anterior). Além disso, o Pará foi o primeiro Estado em número de casos, totalizando 45.705 com incremento de 37% em relação a 2017 (OPS/OMS, 2019).Nesse sentido, o Plasmodium vivax causa a malária de maior prevalência, todavia o Plasmodium falciparum é responsável pelas formas graves da doença, compreendida pelos seus mecanismos de fisiopatogenia representadas pela citoaderência, e importante participação do sistema imune com produção de citocinas. Dessa maneira, é essencial o estudo dos aspectos clínicos e epidemiológicos dos casos de malária para compreender os avanços já existentes no tratamento e na prevenção dessa variante mais grave da doença. Projeto contemplado no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Instituto Evandro Chagas/MS.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Impacto da Pandemia por COVID-19 na Incidência da Malária no Estado do Pará
    A malária é uma das doenças infecciosas mais prevalentes e presentes no mundo todo. Em 2019, estimou-se que dos 87 países endêmicos para malária, 229 milhões de pessoas adoeceram em todo mundo, com 409.000 casos fatais. Destes, cerca de 67% eram de crianças menores de cinco anos de idade, totalizando 274.030 mortes nesta faixa etária, se constituindo o grupo de maior vulnerabilidade à malária. Em dezembro de 2019 o mundo foi surpreendido por um agravo emergente de etiologia viral, caracterizada como COVID-19, causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Os primeiros casos foram notificados em Wuhan, província Hubei, na China, com transmissão direta e por contato, apresentando sintomas clínicos que variam da forma leve a grave ou fatal. Esta infecção rapidamente se disseminou pelo mundo através do deslocamento das pessoas, e as viagens assumiram papel preponderante para a propagação da doença no mundo inteiro. Diante deste cenário epidemiológico, no dia 11 de março de 2020, e pelo elevado risco de evolução da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ao mundo a condição de pandemia global (UMAKANTHAN et al., 2020). Segundo dados da OMS, a COVID-19 é responsável por aproximadamente 5,2 milhões de casos novos e mais de 3 milhões de mortes em todo mundo. Visto que, no Brasil, o vírus atingiu aproximadamente 13. 832.455 pessoas com mais de 368. 749 mortes (WHO, 2021). Globalmente, para mitigar a dispersão do COVID-19 foram adotas medidas não farmacêuticas que tem por objetivo isolar os suspeitos e positivos, quarentena para os expostos, rastreamento dos contatos, restrições de viagens, fechamento de escolas, locais de trabalho e cancelamento de reuniões. Visto que, o enfretamento a pandemia COVID-19 gerou consideráveis interrupções nos programas de saúde e diversos impactos socioeconômicos a nível global, que representa um provável aumento da morbimortalidade da malária em países endêmicos de média e baixa renda
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Elucidando a Contribuição dos Componentes das Recidivas de Malaria para Atingir a Cura Radical - ABRACAMAL
    The study proposes to follow patients with malaria in locations with different transmission scenarios to determine the factors related to infection recurrence. For that, clinical follow-up protocols will be applied, as well as molecular biology techniques, medicine quality assessment, treatment adherence, adverse effect frequency and molecular and pharmacogenetics aspects. The project will improve the knowledge about factors associated with recurrence and classify those episodes, making possible to adjust the recommendation on case management.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil fenotípico de metabolização de antimaláricos na microrregião de Cruzeiro do Sul, estado do Acre: o que podemos esperar?
    Este estudo visa fornecer conhecimento amparado em evidências científicas, que possacontribuir para gerar orientações/recomendações ao Ministério da Saúde (MS) do Brasil sobre o perfil genético das enzimas responsáveis pela metabolização das drogas que são utilizadas na terapêutica antimalárica, identificando os marcadores moleculares (biomarcadores) relacionados à eficácia do tratamento da malária. Consequentemente, a entrega oferecida por este trabalho também fortalecerá um dos elementos estratégicos para controle e eliminação da malária, que é a área da farmacovigilância. Portanto, é essencial a realização de estudos para analisar os genes CYP2C8 e CYP2D6 envolvidos na identificação de perfis fenotípicos populacionais e individuais de metabolização às drogas Cloroquina e Primaquina em amostras da região Amazônica brasileira, bemcomo identificar o padrão fenotípico de metabolização de Cloroquina e Primaquina napopulação estudada, pois estas informações darão subsídios ao MS sobre a eficácia clínico-terapêutica do esquema de tratamento a ser adotado em determinada área.
    Período: 2018 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Elaboração de Proposta do Plano de Gestão Socioambiental (PGS) no Instituto Evandro Chagas.
    O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou em 2001 a Agenda Ambiental naAdministração Pública (A3P), programa que tem como objetivo principal promover ainternalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidadespúblicos, buscando a construção de uma nova cultura institucional, além de estimular osprincípios e critérios de gestão socioambiental. A A3P, portanto, consolidou-se comoiniciativa e roteiro regulador para a implementação das práticas de sustentabilidade assentes einconcussas, por quaisquer entidades, públicas ou privadas, mas que demandam engajamentocomunitário, a partir do comprometimento individual, coletivo e institucional. A A3P atua emseis eixos temáticos, no intuito de auxiliar na redução de custos e promoção de ações e/ouiniciativas com menor impacto ambiental. Diante disto, o presente projeto tem como objetivoprincipal elaborar a proposta do Plano de Gestão Socioambiental (PGS) do Instituto EvandroChagas (IEC). Para tal, o desenho metodológico adotará métodos qualitativos de caráterinterdisciplinar, por meio da combinação de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental,entrevistas semiestruturadas, questionários on-line estruturados e técnica da análise deconteúdo para, em seguida, viabilizar as elaborações do diagnóstico socioambientalinstitucional e da proposta do Plano de Gestão Socioambiental (PGS). Assim, e conforme ocronograma, serão previstas as entregas dos seguintes produtos: 1) O diagnósticosocioambiental do IEC, 2) A produção de uma tecnologia educacional, cartilha, sobre o temasustentabilidade e 3) Desenvolvimento de uma proposta de um PGS, que poderá ser adotadopela instituição, no todo ou em partes, conforme decisão interna.
    Período: 2020 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Rede Amazônica de Vigilância da Resistência às Drogas Antimaláricas - Iniciativa Amazônica - RAVREDA-AMI (USAID/OPAS/OMS/IEC/SVS/MS)
    Desenvolve pesquisas envolvendo diferentes áreas do conhecimento sobre a malária nos países amazônicos (Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Suriname, Equador, Guiana e Venezuela) com o objetivo principal de produzir resultados comparáveis e que subsidiem a política nacional em cada país de tratamento, diagnóstico e controle vetorial. Somos responsável pelo Laboratório de Referência Nacional para a Amazônia deste Projeto no Brasil.
    Período: 2000 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Identificação de Marcador Molecular Associado à Evolução da Resistência do Plasmodium falciparum à Cloroquina em Isolados da Região Amazônica Brasileira.
    Projeto em parceria com o Instituto Pasteur da Guiana Francesa que visa identificar as mutações K76T e C350R associadas à evolução da resistência de P. falciparum a CQ em isolados de localidades da região Amazônica brasileira, a fim de conduzir vigilância molecular para observação da evolução deste fenômeno ao longo do tempo em países da América do Sul e, desta forma, poder auxiliar os programas de controle da malária na compreensão, prevenção e controle da disseminação da resistência do P. falciparum aos antimaláricos.
    Período: 2016 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo fitoquímico e atividade antimalárica de Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stoves - Rubiaceae candidato.
    O presente grupo vem avaliando a atividade antimalárica e leishmanicida de diferentes espécies da Amazônia brasileira, sendo que algumas espécies se mostraram promissoras como leishmanicida e outra como antimalárica, em especial espécies contendo alcaloides ou naftoquinonas. Entretanto, algumas espécies ativas, ainda não foram identificados os marcadores responsáveis pela atividade e não foram investigadas as alterações morfológicas que ocasionam no parasito. Mediante o exposto, o objetivo deste estudo é identificar as substâncias responsáveis pela atividade antiparasitária, bem como as alterações ocasionadas no parasito. Os extratos etanólicos serão submetidos a partição ácido base e ao fracionamento em coluna cromatográfica aberta, utilizando como fase estacionária sílica ou sephadex. As frações serão caracterizadas por métodos cromatográficos e frações contendo alcaloides ou naftoquinonas serão refracionadas. As substâncias isoladas serão identificadas por métodos espectrofotométricos. As frações e substâncias puras serão submetidas ao teste microscópico para atividade antimalárica e somente a amostra ativa (CI50< 10g/mL) será submetida a avaliação em microscopia eletrônica de transmissão. As frações e substâncias isoladas serão submetidas a avaliação da atividade leishmanicida, somente a amostra ativa (CI50< 10mg/mL) será submetida a avaliação em microscopia eletrônica de transmissão. Também, as amostras ativas serão submetidas a estudos in vivo, sendo os camundongos Balb C infectados com Leishmania amazonensis ou Plasmodium berghei. No caso da atividade antileishmania in vivo será avaliado os aspectos clínicos, hematológicos, parasitemia, análises histológicas e alterações imune dos animais tratados com a amostra teste e controles. No caso da atividade antimalárica in vivo será determinada a parasitemia no 5 e 8 dias, bem como os aspectos clínicos do animal, níveis de IG1 e IG2a e alterações histológicas nos órgãos alvos (pulmão e cérebro). Serão incluídos neste estudo as seguintes espécies: leishmanicida- Aspidosperma nitidum e Geissospermum sericeum; antimalárica- Eleutherine plicata. Espera-se, ao final do projeto, identificar a substância responsável pela atividade, bem como quais os possíveis alvos de ação desta substância.
    Período: 2017 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aspectos Clínicos e Laboratoriais dos Casos de COVID-19 em um Hospital Terciário na Amazônia
    Em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, um surto de pneumonia de etiologia desconhecida foi notificado à Organização Mundial de Saúde. A partir dos resultados de investigação laboratorial local dos casos, ainda em janeiro de 2020, foi descoberto que se tratava de um novo coronavírus, semelhante a outros responsáveis pela SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome) e MERS (Middle East Respiratory Syndrome), sendo denominado como SARS-CoV-2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que antes era apenas um surto, em 11 de março de 2020 a Instituição de autoridade mundial máxima declara pandemia, atingindo até o mês de agosto de 2020, 188 países (John Hopkins University CCSE, 2020). Apenas no Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico nº 26 do Ministério da Saúde, houve mais de três milhões de casos de pessoas infectadas pelo vírus (3.012.412), sendo que, dentre esses, 100.477 foram a óbito, resultando em uma taxa de mortalidade de 33,35%. Ainda de acordo com o mesmo Boletim Epidemiológico, 243.342 desses casos ocorreram em profissionais de saúde e em outros trabalhadores que exercem sua atividade laboral em ambiente hospitalar. Dentro do estado do Pará, a quantidade de casos com diagnóstico confirmados totais, no mesmo período, foi de 167.099 casos, com 5.871 óbitos, assim obtendo uma taxa de mortalidade de aproximadamente 35,1%, logo, pouco acima da média nacional. Vale ressaltar que todos esses dados apresentados se tratam apenas de casos notificados, isto é, os números reais de pacientes infectados e óbitos decorrentes de complicações da doença podem ser até seis vezes maiores que os atuais registrados.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Análise Espacial da Dinâmica de Transmissão da Malária em Área de Usina Hidrelétrica da Amazônia Brasileira
    As doenças parasitárias transmitidas por vetores alados historicamente prevaleciam em áreas geográficas bem estabelecidas, de acordo com as condições ambientais favoráveis. A partir do momento que as questões ambientais passaram a influir diretamente no ambiente e que o perfil climático, pluviométrico, de umidade e outros passaram por mudanças súbitas, a possibilidade do avanço das barreiras ambientais para a expansão dos limites geográficos destes agravos, tais como as leishmanioses, dengue, malária, doença de Chagas entre outros, passou a ser uma preocupação para os gestores de saúde em relação à implantação e impacto das medidas de controle da vigilância epidemiológica, em especial nos municípios da Amazônia. Entre os principais fatores que propiciam a transmissão de doenças causadas por vetores podemos citar o aumento da população, a urbanização desordenada, migração de indivíduos susceptíveis, desmatamento devido a diferentes propostas, construção de estradas e rodovias nas florestas, construção de hidroelétricas, uso de subsolo para extração de riquezas minerais. Assim, o objetivo principal desse estudo é avaliar a distribuição espacial da dinâmica de transmissão da malária em área de Usina Hidrelétrica da Amazônia brasileira.
    Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Monitoramento da Expressão dos Genes para HRP2 e HRP3 (Proteínas 2 e 3 Ricas em Histidina) de Plasmodium falciparum em Isolados de Localidades dos Estados do Acre, Pará e Rondônia - Região Amazônica Brasileira.
    Entre os TDRs disponíveis comercialmente, mais de 80% utilizam a proteína HRP2 como um dos antígenos-alvo. Os MABs usados nestes kits reconhecem o antígeno HRP2 e também podem apresentar reação-cruzada com outro membro da família de genes HRP (Proteína Rica em Histidina), chamado HRP3. A ausência destas proteínas em amostras de determinada área geográfica pode comprometer a capacidade dos TDRs com base em HRP2 em identificar corretamente a espécie P. falciparum, responsável pela forma mais grave da doença, e suscita dúvidas sobre a distribuição geográfica de tais parasitos em toda a Bacia Amazônica e em outras áreas endêmicas da América do Sul. Como a utilização de testes rápidos tende a aumentar nos próximos anos, pois vários países sul-americanos estão recebendo recursos financeiros do Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária - GFATM (instituição financeira internacional que visa fomentar e apoiar ações de prevenção, tratamento e controle relacionadas aos três agravos em diferentes partes do mundo) para aquisição de TDRs, é esperada que uma ampla implementação destes testes para malária ocorra nesta região. Assim, é importante realizar estudos para avaliar a expressão dos genes codificadores das proteínas HRP2 e HRP3 em amostras da Região Amazônica brasileira, bem como determinar a frequência de parasitos com ausência de HRP2/HRP3 e a extensão do desaparecimento destes genes, pois estas informações darão subsídios ao Programa Nacional de Controle da Malária do Brasil (PNCM) na escolha do TDR que melhor atenda às características epidemiológicas desta região.
    Período: 2014 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Validação de Método RealAmp para o Diagnóstico da Malária em Áreas Endêmicas do Brasil
    O escopo deste projeto, originado por uma demanda direta do PNCM (Programa Nacional de Controle da Malária) do Ministério da Saúde do Brasil, é avaliar a plataforma RealAmp (Amplificação Circular Isotérmica Fluorescente em Tempo Real) para o diagnóstico da malária. Isso irá fortalecer a capacidade laboratorial e dar apoio ao Programa Nacional de Controle da Malária e serviços de diagnóstico necessários para o Brasil, colaborando para atender a uma questão de suma importância para o Ministério da Saúde do Brasil, além de fornecer informação que permitirá a melhoria da capacidade de diagnosticar malária no país, com ênfase às áreas rurais.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Malária: análise da evolução de populações naturais de Plasmodium falciparum sob pressão de derivados da artemisinina.
    Mutações no domínio hélice do gene Plasmodium falciparum kelch13 (k13) estão associadas a resistência à artemisinina. Nesse sentido, torna-se crucial avaliar a evolução de populações naturais de Plasmodium falciparum sob pressão de derivados da artemisinina (ART), usando uma área endêmica da Amazônia como modelo de estudo, assim como avaliar o padrão de susceptibilidade in vitro aos derivados da ART de áreas endêmicas do estado do Pará, realizar análise multilocus nos genes pfmdr1, pfubp1, pfap2-mu, pfatpase6 e pf-kelch13, comparar os dados fenotípicos e moleculares presentes com dados obtidos em amostras de 2005 e realizar estudos de genética de populações usando as amostras disponíveis em biobancos. Para isto, desenvolvemos um protocolo de PCR para sequenciar o gene pfk13 e determinamos sua sequência em um lote de 50 amostras coletadas de 2003 a 2016 em área da Amazônia brasileira.
    Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Vigilância da Expressão dos Genes para HRP2 e HRP3 em Plasmodium falciparum na América do Sul: Uma avaliação Prospectiva no Brasil
    A maioria dos kits de teste rápido de diagnóstico (TDR) comercialmente disponíveis para a detecção do parasita da malária usa a proteína 2 rica em histidina (HRP2) como um dos antígenos alvo. Estes testes permitem o diagnóstico rápido da malária tendo como alvo os antígenos desta proteína no sangue de um paciente, fazendo deles um componente essencial das medidas de controle contra a malária recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (WHO) e pela Roll Back Malaria Partnership (RBM, parceria para a redução da malária). Os anticorpos monoclonais usados nestes kits reconhecem o antígeno HRP2 e também podem apresentar uma reação cruzada com outro membro da família de genes HRP chamado HRP3. Avaliações recentes de TDR pelo CDC em colaboração com a WHO/FIND determinaram que um número significativo de parasitas da malária na América do Sul estão sem os genes HRP2 e HRP3. Em uma avaliação realizada no Peru, 41% dos parasitas de P. falciparum não tinham o gene HRP2, enquanto 70% não tinham o do HRP3. No total, 20% dos parasitas nesta avaliação estava sem ambos os genes. Como a maioria dos TDR usados para diagnosticar a malária usam o HRP2 devido à sua grande sensibilidade, o desaparecimento do HRP2 e do HRP3 pode comprometer a capacidade dos TDR em detectar a presença de parasitas nas amostras dos pacientes. Países por toda a América do Sul receberam fundos globais para adquirir e comprar TDR para usar em programas de controle da malária. Devido à elevada proporção de parasitas sem HRP2/HRP3 no Peru, é importante realizar uma vigilância molecular abrangente para determinar a extensão do desaparecimento destes genes na América do Sul para direcionar os programas de controle da malária na aquisição e implementação de TDR para malária. Esta informação também é essencial para o uso de kits de diagnóstico apropriados para a assistência dos pacientes nesta região. Para avaliar a extensão do desaparecimento dos genes HRP2/HRP3 em diferentes países na América do
    Período: 2010 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação do Método de ReaLamp (Amplificação Circular Isotérmica Fluorescente em Tempo Real) como Ferramenta para Diagnóstico de Malária em Amostras de Indivíduos Provenientes do Município de Goianésia do Pará, Estado do Pará.
    Até o momento, há poucos registros de estudos de avaliação e/ou validação da técnica de RealAmp em amostras clínicas e, em geral, a procedência das amostras é da África ou Ásia. Portanto, é de extrema relevância que esta ferramenta seja avaliada em outras áreas endêmicas para malária, para que sua validade como ensaio molecular de diagnóstico alternativo e/ou complementar seja estabelecida. Este projeto-piloto permitirá avaliar a aplicação do RealAmp como ferramenta molecular para o diagnóstico de malária em amostras clínicas provenientes de área endêmica para malária da Amazônia brasileira. Nesse contexto, esse estudo poderá também auxiliar no planejamento de outras investigações para validar a utilidade dessa ferramenta em Programas Nacionais de Controle da Malária (PNCM), bem como fortalecer a capacidade laboratorial do país, sobretudo diante de cenários de pré-eliminação desse agravo.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Rede RIDES Malária - Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde
    Descrição: Esta é uma rede técnico científica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) associada aos Ministérios da Saúde de cada país membro e tem por objetivo dar apoio às atividades desenvolvidas no âmbito da malária e seu controle, implementando atividades de interesse para os Países membros da CPLP e seus colaboradores, na área da pesquisa, formação, facilitando a informação e disseminação de resultados, a avaliação de programas de controle, a mobilidade de técnicos e cientistas, a padronização de técnicas, desenvolvendo assim massa crítica e fortalecendo a associação dos países e culturas portuguesas. Financiador(es): Instituto Evandro Chagas - Auxílio financeiro / Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Universidade Nova de Lisboa - Auxílio financeiro.
    Período: 2010 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Rede Paraense de Malária
    Descrição: Esta rede (projeto Pronex) estuda 3 temas principais: Pesquisa Clinica; Caracterização molecular das populações de parasitas circulantes nos hospedeiros vertebrados e no vetor; e, Epidemiologia e Controle da Malária. A proposta de desenvolver os estudos no município de Goianésia do Pará,e stado do Pará foi aceita pelas autoridades locais, as quais como contra partida disponibilizaram estruturas no hospital (uma sala específica para o projeto), na coordenação de endemias (2 salas) e espaço nos postos de notificação das áreas de estudo, além de fornecer a mão de obra para pequenas obras necessárias nas estruturas oferecidas. Assim, o objetivo desta proposta (rede de pesquisa) é promover o desenvolvimento de pesquisa integrada em malária para identificar fatores relativos à clínica, epidemiologia, diagnóstico, transmissão e controle, em área(s) de transmissão ativa localizada no município de Goianésia do Pará, estado do Pará, e, assim, produzir informações e propor a aplicação de possíveis soluções para o controle desta endemia. Áreas de Estudo: Foram escolhidas 3 localidades (áreas de assentamento) seguindo a orientação e sugestões das autoridades locais por constituir problema atual para o município. As áreas são Santa Paula, Rouxinol e Ararandeua (formada por 4 núcleos), todas com IPA elevados em 2009 (Janeiro a maio), 368,4; 1.484,4 e 134,4, respectivamente (http://portalweb04.saude.gov.br/sivep_malaria). . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 4) . Integrantes: Maristela G. Cunha - Integrante / João F. Guerreiro - Integrante / Izis Mônica Carvalho Sucupira - Integrante / Eduardo José Melo dos Santos - Integrante / Natalia Nogueira Chamma - Integrante / Antonio Carlos Rosário Vallinoto - Integrante / Giselle Maria Rachid Viana - Integrante / A. C. Silva - Integrante / Maria Rita C. Costa Monteiro - Integrante / Elza Alves Pereira - Integrante / Sandro percário - Integra
    Período: 2010 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Resistência do Plasmodium vivax à Cloroquina em Isolados da Região Amazônica Brasileira: Estudo
    O presente projeto visa avaliar a resistência do Plasmodium vivax à cloroquina em amostras de sangue coletadas de pacientes oriundos de localidade da região amazônica brasileira, por meio de estudo in vitro e molecular. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
    Período: 2008 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil Genético de Populações de Plasmodium falciparum Resistentes à Cloroquina e Sulfadoxina-Pirimetamina em Áreas da Amazônia Brasileira
    Os registros de malária no Brasil ocorrem na Amazônia brasileira e o P. falciparum é o responsável por aproximadamente 15% destes casos, possuindo distribuição focal. Os primeiros relatos de resistência do P. falciparum à Cloroquina (CQ), um dos principais medicamentos na luta contra a malária, foram registrados em 1960. Por outro lado, a resistência à combinação Sulfadoxina e Pirimetamina (SP) foi primeiramente relatada em Goiás em 1970 e seis anos depois no Maranhão. Resistência do P. falciparum à CQ tem sido associada a mutações no gene P. falciparum resistente à CQ relacionado ao transportador (pfcrt) com a mutação K76T considerada como o evento crítico, enquanto mutações adicionais (códons 72-75) aumentariam a resistência e, talvez, a mutações no gene do P. falciparum resistente a multi-drogas 1 (pfmdr1). Para a SP, a resistência está associada a pontos de mutação nos genes P. falciparum dihidrofolato redutase (pfdhfr) e dihidropteroato sintetase (pfdhps). O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil genético de populações de P. falciparum resistentes a Cloroquina e Sulfadoxina-Pirimetamina em áreas da Amazônia brasileira.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde no Município de Juruti - Pará: Cenário Atual, Desafios e Possibilidades
    Trata-se de uma pesquisa sobre a epidemiologia de várias doenças infecciosas, incluindo malária, leishmanioses, doença de Chagas, arboviroses, DST e Diarreia. As informações subsidiarão estratégias de controle recomendadas pelo IEC. Simultaneamente, realizam-se ações voltadas ao fortalecimento do SUS, incluindo capacitação e vigilância epidemiológica. A epidemiologia das doenças mencionadas é desconhecida em Juruti por falta de estudos epidemiológicos naquela área.
    Período: 2006 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Enteroparasitoses na Região Amazônica Brasileira
    Este estudo tem por objetivo principal conhecer a distribuição, epidemiologia, diagnóstico laboratorial e clínico, características biológicas e moleculares dos diferentes enteroparasitas da região amazônica brasileira. Além disso, há ênfase para a esquistossomose e equinococoses. Financiador(es): Instituto Evandro Chagas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diagnóstico Laboratorial de Malária - Novo teste?
    O diagnóstico rápido e correto para infecção malárica ainda é um dos alvos do PNCM para assim ser possível tratar mais eficientemente todo indivíduo infectado e consequentemente interromper a transmissão deste agravo. Considerando o problema de saúde pública que a malária representa em nosso país, principalmente na região amazônica e o risco de endemização de áreas extra-amazônica devido ao intenso movimento populacional, faz-se mister envidar esforços na busca de ferramentas que possam contribuir para o controle desta endemia. Assim, métodos diagnósticos mais eficazes e rápidos devem ser disponibilizados com objetivo principal da melhoria do controle da malária, o que diretamente melhora a qualidade de vida da população brasileira, objetivo principal do SUS do Ministério da Saúde. Dentre os métodos hoje disponíveis, o Laboratório de Pesquisas Básicas em Malária da Seção de Parasitologia do Instituto Evandro Chagas/SVS/MS está capacitado para executá-los, e por isso o presente estudo tem como proposta avaliar um novo teste rápido (TDR), o PALUTOP+4 como ferramenta diagnóstica para infecção malárica, o seu desempenho frente ao padrão-ouro para diagnóstico (GE), ao OPTIMAL (em uso) e a PCR, além de avaliar o seu custo-benefício. Determinar o intervalo de parasitemia detectada pelo teste PALUTOP+4; e, 4. Determinar a influência dos aspectos climáticos (temperatura e umidade) e do acondicionamento sobre a qualidade dos resultados do PALUTOP+4. Financiador(es): Pesquisa Prioritária para o Sistema Único de Saúde - MS/CNPq/SECTAM - Auxílio financeiro.
    Período: 2007 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Características Soroepidemiológicas e Moleculares da Infecção pelo T. gondii em Humanos, Suínos e Galináceos no Estado do Pará
    Este estudo teve como objetivo determinar a taxa de soroprevalência de toxoplasmose em humanos, suínos, bovinos e galináceos nos municípios selecionados em diferentes áreas do estado do Pará. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado do Pará - Bolsa. Número de orientações: 1.
    Período: 2006 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PIATAM MAR I: potenciais impactos ambientais do trnasporte de petróleo e derivados na zona costeira amazônica / grupo de doenças tropicais - malária (UFPA/PETROBRÁS/UFRJ/COPPE/IEC/MPEG/UFRA) (pesquisadora).
    A Petrobras vem buscando entender como um todo o ambiente amazônico, investindo no desenvolvimento de ferramentas e processos tecnológicos para subsidiar o monitoramento e a gestão ambiental na Amazônia Ocidental, através dos projetos PIATAM II e Cognitus. Entretanto, a zona costeira amazônica ainda não foi contemplada com um esforço de pesquisa de igual magnitude. Pretende-se preencher tal lacuna com o projeto PIATAM MAR I. O litoral amazônico abrange a costa do Amapá, Pará e Maranhão, situando-se em domínio de macromaré, com amplitudes que variam de 4 a 8 metros, atingindo 12 metros na Ilha de Maracá (Amapá). Nessa região se desenvolve a maior extensão contínua de manguezais do planeta, em uma fisiografia com baixo relevo, ampla zona costeira, alta densidade de drenagem e processos ativos de erosão e sedimentação. Na presença de macromarés, a faixa manguezais inundados, um ambiente de máxima sensibilidade a derrames de óleo, chega a 30 km de largura e os estuários estendem-se por mais de 80 km continente adentro. A conjugação das marés com o ciclo hidrológico do rio Amazonas resulta na existência de 8 diferentes cenários para a elaboração de planos de contingência na zona costeira: (1) rio com inundação máxima e maré baixa; (2) rio com inundação máxima e maré alta; (3) rio em vazante e maré baixa; (4) rio em vazante e maré alta; (5) rio em estiagem e maré baixa; (6) rio em estiagem e maré alta; (7) rio em enchente e maré baixa; (8) rio em enchente e maré alta. As informações científicas geradas na costa amazônica encontram-se dispersas em várias instituições com diferentes estruturas e formatos, dificultando seu uso de maneira interdisciplinar para a confecção de mapas de sensibilidade a derrames de óleo. Assim, o presente projeto justifica-se pelo fato de propor que as informações acima referidas sejam integradas em uma única base de dados da Amazônia Oriental.
    Período: 2004 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Norte de Pesquisa e Pós-Graduação (RENOR): Protozooses na Amazônia: malária, amebíase e toxoplasmose. (Malária - colaborador).
    Este projeto tem como objetivo principal realizar a avaliação clínica, epidemiológica e laboratorial de protozooses de interesse médico em municípios do estado do Pará.
    Período: 2001 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mutações no Genes Pfmdr1, cg2 e Pfcrt e Resistência à Cloroquina em Amostras da Região Amazônica Brasileira
    O estudo desenvolvido com o objetivo principal de investigar a base molecular da resistência do Plasmodium falciparum à cloroquina em isolados da região Amazônica brasileira e identificar os polimorfismos nos códons TYR184PHE, ASN1042ASP e ASP1246TYR do gene pfmdr1, as regiões kappa e gamma do gene cg2 e a mutação K76T do gene pfcrt, a fim de determinar a distribuição percentual dos alelos de cada gene estudado, comparando amostras de áreas geográficas distintas, utilizando a reação em cadeia da polimerase (PCR) alelo-específica para o pfmdr1 e a PCR e o polimorfismo do comprimento do fragmento de restrição (RFLP) para os genes cg2 e pfcrt.
    Período: 2000 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética :: Genética Molecular e de Microorganismos :: Marcadores Moleculares de Resistência aos Antimaláricos.
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Parasitologia :: Protozoologia de Parasitos :: Protozoologia Parasitária Humana
  • CIENCIAS_DA_SAUDE :: Saúde Coletiva :: Saúde Pública :: Saúde Pública
Idiomas
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 20212022Total
Banca Julgadora para Concurso Público1001
Participação em Banca de Doutorado5117
Participação em Banca de Exame de Qualificação93517
Participação em Banca de Graduação120012
Participação em Banca de Mestrado91414
Total3651051
Eventos
Tipo de Produção < Total
Participação em Congresso1818
Participação em Encontro33
Participação em Oficina55
Participação em Seminário88
Participação em Simpósio33
Total3737
Orientação
Tipo de Produção < 202020212022Total
Orientação em Andamento de Mestrado00011
Orientações Concluídas para Doutorado12104
Orientações Concluídas para Mestrado44109
Outras Orientações Concluídas1731021
Total2293135
Prêmios
Tipo de Produção < 20212022Total
Prêmios7119
Total7119
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho130200015
Artigo Publicado281156647
Capitulo de Livro Publicado1110003
Curso de Curta Duração Ministrado130000013
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional3000003
Livro Publicado ou Organizado1000012
Organização de Evento90310013
Outras Participações em Eventos e Congressos230000023
Outras Produções Bibliográfica0100124
Programa de Rádio ou TV0113005
Texto em Jornal ou Revista200000020
Trabalho em Eventos360500041
Total147413979189
Produção Técnica
Tipo de Produção < 20212023Total
Outra Produção Técnica130013
Trabalho Técnico172120
Total302133
Parceiros