Corpo Discente - Egressos

Alzira Marques Oliveira
TítuloCONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO E ETNOFARMACOLÓGICO DA COMUNIDADE NEGRA DE MAZAGÃO VELHO, AMAPÁ, BRASIL
Data da Defesa13/06/2019
DownloadEm sigilo
Banca

ExaminadorInstituiçãoAprovadoTipo
Dra. Ana Cristina de Paula Maués SoaresUNIFAPSimMembro
Dra. Janaína Reis Ferreira LImaUNIFAPSimMembro
Dra. Sheylla Susan Moreira da Silva AlmeidaUNIFAPSimMembro
Dr. João da Luz FreitasIEPASimMembro
Dr. Raullyan Borja Lima e SilvaUNIFAPSimPresidente
Palavras-ChavesConhecimento Tradiconal;Comunidade Tradicional;Fitoterapia popular;Religiosidade
ResumoA pesquisa teve o objetivo de caracterizar o conhecimento etnobotânico e etnofarmacológico da diversidade da flora local conhecida e utilizada para tratamento de doenças pelos moradores da comunidade negra do Distrito de Mazagão Velho-Amapá. Foram realizadas 107 entrevistas nas unidades domiciliares. A metodologia foi baseada na Antropologia Cultural, com entrevistada estruturada, semiestruturadas e observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram o formulário, o diário de campo, as gravações em áudio e o registro fotográfico. As análises versaram sobre três grupos de variáveis: a socioeconômica, ambiental e étnico-racial, a etnobotânica e a etnofarmacalógica. Foram utilizadas as análises quantitativas: frequência absoluta e relativa, valor de diversidade do informante (VDI), índice de concordância de uso principal (CUP) e potencial medicinal (PM). 96 espécies pertencentes a 39 famílias foram coletadas, herborizadas e identificadas em concordância com literatura especializada e, posteriormente incorporada ao Herbário Amapaense. As famílias botânicas mais representativas foram a Lamiaceae e a Asteraceae. 12 espécies tem uso elevado à moderado pelos moradores: Ruta graveolens L., Aeollanthus suaveolens Mat. Ex. Spreng; Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng., Carapa guianensis Aubl., Mentha × piperita L., Lippia alba (Mill) N. E. Br. Ex. Britton & P. Wilson, Dalbergia monetaria L.f., Citrus limon (L.) Osbeck, Eryngium foetidum L., Brassica oleracea L., Origanum majorana L. e Vernonia condensada Baker. A parte da planta mais citada nas preparações foi a folha. As formas de preparo indicadas foram: decocção, maceração, infusão, in natura e sumo. As formas de uso citadas foram: banho, chá, emplasto, in natura, inalação, lavagem, pomada, preparado, sumo, xarope e consumo da água macerada. 60 afecções distribuídas em 16 diferentes sistemas corporais são tratadas com plantas medicinais. O sistema digestivo foi o que apresentou maior número de doenças, contudo o sistema respiratório obteve as maiores indicações de tratamento com plantas medicinais. Em contrapartida, a fitoterapia popular é pouco utilizada em doenças do sangue, doenças osteomoleculares, transtorno mental e comportamental, entre outras. No que diz respeito aos aspectos socioeconômico e ambiental, a maioria das famílias possuem baixa renda, os membros das famílias apresentam baixa escolaridade. Aposentadorias e trabalhos autônomos são as principais fonte renda. A agricultura e o extrativismo são as atividades produtivas mais expressivas. A localidade é desprovida de serviços de saneamento básico, fato que causa sérios transtornos aos moradores com a proliferação de insetos vetores de doenças. A identidade negra tem como sinal diacrítico de fronteira são as manifestações culturais, tais como as festas de santo da igreja católica, as rodas de marabaixo e batuque e os rituais presentes na festa de São Tiago. Conclui-se que a comunidade conhece e usa uma extensa diversidade de plantas para fins medicinais, entretanto a transmissão desse conhecimento entre a geração adulta e a jovem não tem sido dinâmica, prejudicando de sobremaneira a continuidade desse saber tradicional. Dessa forma, é de extrema relevância registrar esse conhecimento sobre as plantas, pois poderá também subsidiar futuras pesquisas aplicadas, principalmente na área química de produtos naturais.
AbstractThe objective of this research was to characterize the ethnobotanical and ethnopharmacological knowledge of the diversity of the local flora known and used for the treatment of diseases by the residents of the black community of the District of Mazagão Velho-Amapá. A total of 107 interviews were carried out in the domiciliary units. The methodology was based on Cultural Anthropology, with structured interview, semi-structured and participant observation. The data collection instruments were the form, field diary, audio recordings and photographic record. The analyzes covered three groups of variables: socioeconomic, environmental and ethno-racial, ethnobotany and ethno-pharmacological. Quantitative analyzes were used: absolute and relative frequency, informant diversity value (VDI), main use agreement index (CUP) and medicinal potential (PM). 96 species belonging to 39 families were collected, herborized and identified in accordance with specialized literature and later incorporated into the Herbal Amapaense. The most representative botanical families were Lamiaceae and Asteraceae. 12 species have high to moderate use by the inhabitants: Ruta graveolens L., Aeollanthus suaveolens Mat. Ex. Spreng; Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng., Carapa guianensis Aubl., Mentha × piperita L., Lippia alba (Mill) N. E. Br. Ex. Britton & P. Wilson, Dalbergia monetaria L.f., Citrus limon (L.) Osbeck, Eryngium foetidum L., Brassica oleracea L., Origanum majorana L. e Vernonia condensada Baker. The part of the plant most cited in the preparations was the leaf. The indicated forms of preparation were: decoction, maceration, infusion, in natura and juice. The forms of use cited were: bath, tea, plaster, in natura, inhalation, washing, ointment, preparation, juice, syrup and consumption of macerated water. 60 conditions distributed in 16 different body systems are treated with medicinal plants. The digestive system presented the highest number of diseases, however the respiratory system obtained the highest indications of treatment with medicinal plants. In contrast, popular herbal medicine is little used in blood diseases, osteomolecular diseases, mental and behavioral disorders, among others. With regard to socioeconomic and environmental aspects, most families have low income, family members have low levels of schooling. Retirements and freelance jobs are the main source income. Agriculture and extractivism are the most expressive productive activities. The locality is deprived of services of basic sanitation, fact that causes serious inconveniences to the inhabitants with the proliferation of insects vectors of diseases. The black identity has as a diacritic border sign are the cultural manifestations, such as the saint`s feasts of the Catholic church, the marabaixo and batuque wheels and the rituals present in the feast of St. Tiago. It is concluded that the community knows and uses an extensive diversity of plants for medicinal purposes, however the transmission of this knowledge between the adult and the young generation has not been dynamic, damaging to a great extent the continuity of this traditional knowledge. Thus, it is extremely relevant to record this knowledge about plants, as it may also subsidize future applied research, especially in the chemical area of natural products.
Parceiros