Título | CONHECIMENTO E USO DA BIODIVERSIDADE DE PLANTAS NO DISTRITO DE MIMOSO (SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER), MATO GROSSO, BRASIL - RESERVA DA BIOSFERA DO PANTANAL |
Data da Defesa | 22/11/2022 |
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Banca
Examinador | Instituição | Aprovado | Tipo |
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Dra. Ana Aparecida Bandini Rossi | UNEMAT | Sim | Membro | Dra. Carolina Joana da Silva | UNEMAT | Sim | Presidente | Dra. Laura Jane Gisloti | UFGD | Sim | Membro | Dra. Maria Corette Pasa | UFMT | Sim | Membro | Dr. Reinaldo Farias Paiva de Lucena | UFMS | Sim | Membro |
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Palavras-Chaves | Comunidade tradicional; Etnoconhecimento; Pantanal mato-grossense; Sociodiversidade. |
Resumo | O pantanal mato-grossense é constituído de uma grande biodiversidade e sociodiversidade. Nele
convivem povos diversificados, indígenas, populações tradicionais, ribeirinhos, pescadores, em
seus múltiplos macrohabitats. Apesar dessa abundância sociocultural, são poucos os estudos a
respeito da transmissão do conhecimento tradicional, também denominado etnoconhecimento. O
presente trabalho aborda a etnografia da Comunidade Tradicional Mimoso, com foco nas
relações dessa população com a natureza local. O objetivo principal é investigar os processos de
transmissão do conhecimento tradicional, adquirido ao longo de suas trajetórias de vida, a
respeito da biodiversidade de plantas e de seu uso para a garantia e permanência no Pantanal.
Para buscar o conhecimento tradicional presente nessa comunidade utilizamos as Etnociências,
que surgem como excelente instrumento metodológico para o estudo das interações entre as
populações humanas e a natureza, com destaque nos aspectos culturais. Este estudo segue as
abordagens qualitativa e quantitativa. Com a finalidade de contemplar os objetivos propostos
utilizamos na metodologia a pesquisa de campo com os métodos bola de neve, entrevista
semiestruturada, questionário, observação participante e história de vida. Na análise dos dados
utilizamos estatística descritiva, escalonamento multidimensional (MDS) para medir a
similaridade do uso da biodiversidade de plantas e análise de cluster para agrupar as categorias
de usos das plantas. A partir desse enfoque procuramos responder os seguintes questionamentos:
i) Como permeia as interações culturais e o conhecimento ecológico tradicional de plantas na
Comunidade Mimoso? ii) Nesta comunidade qual o acervo da biodiversidade de plantas na
Morraria são conhecidas, manejadas e usadas? Nesta comunidade está ocorrendo a manutenção
temporal do conhecimento e uso da biodiversidade de plantas? iii) Existe transmissão
intergeracional a respeito do conhecimento e uso da biodiversidade de plantas? vi) Quais aspectos
culturais emergem e são valorizados na Comunidade Mimoso? Os interlocutores da pesquisa são
mimoseanos (maioria) e jovens estudantes da Escola Santa Claudina. No Capítulo 1 descrevemos
quem são os moradores da Comunidade Mimoso, o tempo que estão no sistema, suas atividades
vi
diárias, os aspectos econômicos e socioculturais. No Capítulo 2 comparamos o uso das plantas
do macrohabitat Morraria em dois períodos (ano 2000 e ano 2020) e concluímos que a maioria
das espécies continuam sendo utilizadas pelos mimoseanos, algumas espécies utilizadas no
passado não fazem parte do uso atual e outras passaram a ser utilizadas atualmente. No Capítulo
3 verificamos que o conhecimento tradicional está presente na comunidade, principalmente entre
a população mais experiente (adultos), e a transmissão desse conhecimento para os adolescentes
e jovens (estudantes) pode diminuir, à medida que parte desses jovens migram para o meio
urbano em busca de trabalho ou de completar os estudos. No Capítulo 4 apresentamos os aspectos
religiosos dos mimoseanos, destacamos a devoção aos santos, principalmente à Santo Antônio,
o padroeiro da comunidade. Descrevemos a observação participante realizada na Festa de Santo
Antônio, desde seus preparativos até a sua materialização. |
Abstract | The Pantanal of Mato Grosso is made up of great biodiversity and socio-diversity. In it coexist
diversified peoples, indigenous, traditional populations, riverside people, fishermen, in their
multiple macrohabitats. Despite this sociocultural abundance, there are few studies on the
transmission of traditional knowledge, also known as ethnoknowledge. The present work deals
with the ethnography of the Mimoso Traditional Community, focusing on the relations of this
population with the local nature. The main objective is to investigate the transmission processes
of traditional knowledge, acquired throughout their life trajectories, regarding plant biodiversity
and its use to guarantee and permanence in the Pantanal. In order to seek the traditional
knowledge present in this community, we used Ethnosciences, which appear as an excellent
methodological instrument for the study of interactions between human populations and nature,
with emphasis on cultural aspects. This study follows both qualitative and quantitative
approaches. In order to contemplate the proposed objectives, we used in the methodology the
field research with the snowball methods, semi-structured interview, questionnaire, participant
observation and life story. In the data analysis we used descriptive statistics, multidimensional
scaling (MDS) to measure the similarity of use of plant biodiversity and cluster analysis to
group categories of plant uses. Based on this focus, we seek to answer the following questions:
i) How does cultural interactions and traditional ecological knowledge of plants permeate in the
Mimoso Community? ii) In this community, which collection of plant biodiversity in Morraria
are known, managed and used? Is the temporal maintenance of knowledge and use of plant
biodiversity taking place in this community? iii) Is there intergenerational transmission
regarding the knowledge and use of plant biodiversity? vi) What cultural aspects emerge and
are valued in the Mimoso Community? The research interlocutors are mimoseans (most) and
young students from Escola Santa Claudina. In Chapter 1 we describe who the residents of the
Mimoso Community are, how long they have been in the system, their daily activities,
economic and socio-cultural aspects. In Chapter 2 we compare the use of plants from the
viii
Morraria macrohabitat in two periods (year 2000 and year 2020) and we conclude that most
species continue to be used by mimoseans, some species used in the past are not part of current
use and others have become currently used. In Chapter 3, we verified that traditional knowledge
is present in the community, mainly among the more experienced population (adults), and the
transmission of this knowledge to adolescents and young people (students) may decrease, as
part of these young people migrate to the urban environment. looking for work or to complete
their studies. In Chapter 4 we present the religious aspects of the mimoseans, highlighting the
devotion to the saints, mainly Saint Anthony, the patron saint of the community. We describe
the participant observation carried out at the Festa de Santo Antônio, from its preparations to
its materialization. |