Título | O ENSINO DE ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS POR MEIO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ABRP) |
Data da Defesa | 28/09/2018 |
Download | Em sigilo |
Banca
Examinador | Instituição | Aprovado | Tipo |
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Dra. Carolina Brandão Gonçalves | Universidade do Estado do Amazonas | Sim | Membro | Dra. Cíntia Mara Costa de Oliveira | Universidade Federal do Amazonas | Sim | Membro | Dra. Ires Paula de Andrade Miranda | Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia | Sim | Presidente | Dr. Edelcílio Marques Barbosa | Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia | Sim | Membro | Dr. Jair Max Furtunato Maia | Universidade do Estado do Amazonas | Não | Membro |
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Palavras-Chaves | Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP), ecossistemas amazônicos e competências cognitivas. |
Resumo | A finalidade deste trabalho foi analisar a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)
como alternativa metodológica para o Ensino Fundamental, afim de desenvolver competências
cognitivas que favoreçam o aprendizado sobre os ecossistemas amazônicos, em consonância com os
parâmetros curriculares nacionais (PCN). Esta pesquisa é descritiva com uma abordagem qualiquantitativa.
As questões norteadoras desse processo foram: Quais as concepções dos alunos sobre
conceitos de ecossistemas amazônicos? Em que medida a metodologia de ABRP pode contribuir para
o aprendizado dos ecossistemas amazônicos? Nesse sentido, a referida metodologia foi testada como
uma alternativa metodológica, considerando que a ABRP apresenta elementos fomentadores das
competências cognitivas simples e complexas, de comunicação, processuais e atitudinais que poderão
contribuir nas necessidades extras curriculares dos alunos. O estudo foi realizado com alunos do 8º e
9º ano do ensino fundamental da educação básica, na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza,
da Cidade de Manaus, Amazonas. A metodologia de ensino baseada na ABRP foi aplicada em duas
fases: Na primeira fase ou pré-implementação foi realizado um teste de concepções prévias para
conhecer a percepção dos alunos sobre tópicos relacionados a algumas unidades de paisagens dos
ecossistemas amazônicos: i) floresta tropical; ii) várzea; iii) campinaranas e; iv) savanas. A segunda
fase ou fase de implementação consistiu na execução da metodologia de aprendizagem no ambiente
escolar com apenas alunos do 9º ano da educação básica. Foram estabelecidas quatro fases distintas
na aplicação: i) seleção de temas; ii) formulação de problemas; iii) resolução dos problemas e; iv)
síntese e avaliação. Os instrumentos de coleta de dados usados foram: teste de concepções prévias,
relatório socioeconômico e cultural dos alunos (RSECA), quadro de competências (cognitivas,
comunicação, processuais e atitudinais). Além do diário do pesquisador e registros fotográficos. Os
resultados demonstraram que após a aplicação da metodologia ABRP, pode-se perceber nos alunos o
reconhecimento cognitivo dos ecossistemas amazônicos, atingindo portanto, metas além daquelas que
os PCN estabelecem. Portanto, a presente metodologia poderá contribuir com o processo de ensino
e aprendizagem de conceitos relacionados aos ecossistemas amazônicos. |
Abstract | The purpose of this work was to analyze Problem-Based Learning (ABRP) as a methodological
alternative for elementary school, in order to develop cognitive skills that favor learning about Amazonian
ecosystems, in line with national curricular parameters (NCP). This research is descriptive with a
qualitative-quantitative approach. The guiding questions of this process were: What are the students`
conceptions about the concepts of Amazonian ecosystems? To what extent can the ABRP methodology
contribute to the learning of Amazonian ecosystems? In this sense, this methodology was tested as a
methodological alternative, considering that the ABRP presents elements that foster simple and
complex cognitive competences, of communication, procedural and attitudinal that may contribute to the
students` extra curricular needs. The study was carried out with 8th and 9th grade elementary school
students in the Jarlece Municipal School of Conceição Zaranza, in the City of Manaus, Amazonas. The
methodology of teaching based on the ABRP was applied in two phases: In the first phase or preimplementation
a test of previous conceptions was carried out to know the students` perception about
topics related to some landscapes of the Amazonian ecosystems: i) tropical forest; ii) floodplain; (iii)
campinaranas and; iv) savannas. The second phase or implementation phase consisted in the execution
of the learning methodology in the school environment with only 9th grade students of basic education.
Four distinct phases have been established in the application: i) theme selection; (ii) formulation of
problems; iii) problem solving and; iv) synthesis and evaluation. The data collection instruments used
were: preconceptions test, students` socioeconomic and cultural report (RSECA), competency
framework (cognitive, communication, procedural and attitudinal). In addition to the researcher`s diary
and photographic records. The results showed that after the application of the ABRP methodology, the
cognitive recognition of the Amazonian ecosystems can be perceived in the students, reaching,
therefore, goals beyond those that the NCPs establish. Therefore, the present methodology may
contribute to the teaching and learning process of concepts related to Amazonian ecosystems. |